sábado, julho 20, 2024

A Maldição do Pérola Negra | Veja curiosidades sobre o INÍCIO da saga ‘Piratas do Caribe’

Há 21 anos, uma das sagas de maior sucesso da Walt Disney Studios ganhava vida: ‘Piratas do Caribe’.

Imortalizando uma das grandes mitologias da sétima arte e dando origem a uma série com nada menos que cinco longas-metragens – e um potencial sexto filme, cujo desenvolvimento parece estar mais atribulado do que o imaginado -, a franquia teve início em 2003 com o lançamento de ‘A Maldição do Pérola Negra’, sagrando-se uma inesperada explosão crítica e comercial que não apenas arrecadou quase US$655 milhões ao redor do mundo, como faturou cinco indicações ao Oscar (incluindo Melhor Ator para Johnny Depp).

Na trama, o pirata Jack Sparrow (Depp) tem seu navio saqueado e roubado pelo capitão Barbossa (Geoffrey Rush) e sua tripulação. Com o navio de Sparrow, Barbossa invade a cidade de Port Royal, levando consigo Elizabeth Swann (Keira Knightley), filha do governador. Para recuperar sua embarcação, Sparrow recebe a ajuda de Will Turner (Orlando Bloom), um grande amigo de Elizabeth. Eles desbravam os mares em direção à misteriosa Ilha da Morte, tentando impedir que os piratas-esqueleto derramem o sangue de Elizabeth para desfazer a maldição que os assola.

Para celebrar o aniversário do longa-metragem, preparamos uma breve lista elencando algumas curiosidades de bastidores.

Confira:

imagem 2024 07 09 113903070

  • De acordo com os comentários dos roteiristas no DVD, Will Turner é o melhor espadachim do filme, Barbossa e Comodoro James Norrington estão empatados e Jack Sparrow é na verdade o pior.
  • Roupas e manchas de carvão foram usadas para esconder as inúmeras tatuagens de Depp. A tatuagem de “Jack Sparrow” em seu braço no filme é falsa, mas ele ganhou uma réplica real após terminar o filme, em homenagem a seu filho de mesmo nome.
  • De acordo com os comentários do DVD, Rush tinha a teoria de que as pessoas assistem à tela da esquerda para a direita, como quando leem um livro. Portanto, ele tentou ficar no lado esquerdo da tela com a maior frequência possível. Ele estava particularmente interessado em fazer isso nas cenas com o macaco e com Knightley, porque achava que ninguém olharia para ele de outra forma.

imagem 2024 07 09 113941115

  • Depp usava lentes de contato, que serviam como óculos de sol, para não ficar apertando os olhos sob o sol o tempo todo.
  • Knightley afirmou que tinha tanta certeza de que seria demitida depois de alguns dias de trabalho no filme, que só empacotou algumas coisas para participar do início das gravações.
  • Ao filmar na caverna, maquiagem excessiva foi adicionada aos atores para que não parecessem desbotados no filme. Quando a equipe percebeu como a maquiagem ficava muito boa em Depp, eles continuaram a usá-la nele pelo resto do filme.

imagem 2024 07 09 114011325

  • Foi oferecido a Robert De Niro o papel do Capitão Jack Sparrow, mas ele recusou, pensando que o filme não teria um bom desempenho de bilheteria como muitos outros filmes de piratas que haviam sido lançados nos anos anteriores. Como o filme se tornou um grande sucesso de crítica e de bilheteria, De Niro percebeu que estava errado e, por isso, aceitou o papel do Capitão Shakespeare na elogiada adaptação ‘Stardust – O Mistério da Estrela’.
  • Knightley tinha apenas dezessete anos quando o filme foi lançado. Sua mãe viajou com ela para todos os locais de filmagem.
  • Por volta dos dezesseis minutos, durante a cena em que Elizabeth cai no oceano, ativando a moeda em seu pescoço, as nuvens no céu formam uma mão estendida e agarradora vindo em direção à ilha.

imagem 2024 07 09 114042975

  • Ted Elliott e Terry Rossio disseram em entrevistas que escreveram o roteiro no início dos anos 90. De alguma forma, Steven Spielberg conseguiu o roteiro e quis dirigir o filme, trazendo Bill Murray, Steve Martin ou Robin Williams como o Capitão Jack Sparrow. Todavia, a Disney não deu permissão para a realização do projeto.
  • No início do filme, Bloom tentou interpretar Will Turner de maneira mais legal do que ele realmente é. Ele queria encarnar o personagem mais como Jack Sparrow, mas o diretor Gore Verbinski teve que continuar reiterando a ele o quão chato Will era: “você ainda é um idiota”, Verbinski dizia a ele.
  • O primeiro trailer para os cinemas foi exibido antes de ‘O Senhor dos Anéis: As Duas Torres’, lançado em 2002, para capitalizar em cima do fato de que ambos os longas-metragens estrelavam Bloom.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS