sexta-feira , 22 novembro , 2024

A Marvel entrega demais os seus filmes nos trailers?

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A Marvel divulgou nas últimas semanas várias sequências de Capitã Marvel, o próximo grande filme do estúdio. Uma delas é uma briga épica sobre um trem, que provavelmente deverá culminar naquele momento do trailer na qual ela agride uma idosa-Skrull. Bem, é uma estratégia para divulgar o projeto, isso é inegável, mas será que é o meio mais eficaz de fazê-lo?

 Esse é um caso recorrente na Casa das Ideias. Seu “marco zero” foi em 2015. Com o lançamento dos trailer Superexpositivos de Os Vingadores: A Era de Ultron, muita gente utilizou suas redes sociais para criticar a Marvel e proferir as famosas palavras: “Já mostrou o filme todo, pô”. Desde então, criou-se um grupo na internet de pessoas que evitam ao máximo ver trailers e featurettes lançados para divulgar seus filmes. É uma atitude estranha, mas que faz bastante sentido após o trauma de Ultron. Na época, Kevin Feige veio a público dizer que o trailer não mostrava nem 10% do que seria apresentado no longa. Bem, passados quatro anos, já podemos dizer que a trama inteira foi sim resumida ao que foi mostrado nos cerca de 25 minutos de conteúdo promocional.



No ano seguinte, o grande projeto da vez foi Capitão América: Guerra CivilHavia um nome muito especial envolvido na história e que despertava a curiosidade de qualquer ser humano fã de heróis no mundo. O incrível, o impressionante, o Espetacular Homem-Aranha. Era a primeira vez que o Cabeça de Teia iria integrar o Universo Cinematográfico Marvel e interagir com outros personagens de peso, como o Capitão América (Chris Evans) e o Homem de Ferro (Robert Downey Jr.). A outra adição ao panteão de ação era o Pantera Negra (Chadwick Boseman), em sua primeira aparição ever na história do cinema. O visual deles era um grande mistério e, muito provavelmente, um dos maiores chamarizes que o filme tinha. Inclusive, na CCXP 2015, Joe Russo disse no painel de Guerra Civil que o visual do Aranha só seria revelado no filme.

 

Uma semana depois, veio o trailer que “quebrou a internet” em 2016. Nele, víamos o Pantera Negra em ação, e os heróis centrais discutindo de forma dura. No final… “HEY EVERYONE!”. Surgia o Homem-Aranha com seus olhos móveis e com o escudo do Caps na mão. Como se não fosse o bastante, ainda na semana de lançamento, a Marvel achou conveniente lançar vários featurettes focados no Teioso. Pudemos ver várias interações do herói no aeroporto. Ou seja, dos 10 minutos que ele tem em tela, cerca de 3 foram divulgados online com menos de 7 dias de cartaz. POR QUE, MARVEL? POR QUÊ?!

A reação não foi das melhores e Guerra Civil, apesar de ter batido a casa do bilhão, não foi tãããão maravilhosamente bem quanto o esperado. Os executivos se ligaram e decidiram trabalhar melhor nos elementos surpresa de seus filmes. Afinal, esse era o grande questionamento dos fãs. Se a Disney conseguia promover a franquia Star Wars com trailers discretos e não expositivos, por que não fazer o mesmo com os da Marvel?

Desde então, com alguns segredos guardados a sete chaves, a Casa das Ideias passou a explorar um outro tipo de publicidade. Com um 2018 perfeito, emplacando dois dos maiores sucessos de crítica e bilheteria do ano, a Marvel conseguiu um retorno muito positivo. Era de se esperar que eles fossem seguir com a tática do segredo para conseguir mais sucessos e emplacar mais reações de surpresa nos fãs. Pois bem, agora com Capitã Marvelo primeiro filme solo de uma heroína do “Lado Vermelho da Força”, eles parecem ter voltado ao comportamento antigo.

Quer dizer, para nós da imprensa, que trabalhamos com isso, é muito bom que divulguem bastante material promocional. Eles rendem textos, matérias e podemos interagir mais com nossos leitores. Mas falando como fã, se é que posso me dar ao luxo de tal ação, pra quê isso, Marvel? Vocês conquistaram o público há 11 anos, quando trouxeram um ator em baixa para interpretar um personagem em baixa e revolucionaram o gênero dos super-heróis nos cinemas. Sério, a galera comprou até mesmo uma árvore e um guaxinim falantes… Vocês têm motivos para temer um improvabilíssimo Flop daquela que promete ser a personagem mais forte e badass do seu universo? A sequência do trem seria muito legal de ser vista pela primeira vez nos cinemas. O encantamento de ser surpreendido é uma das maravilhas do cinema. Não estraguem isso por medo de fracasso nas vendas, as chances disso acontecer são mínimas. 

 

Capitã Marvel estreia em 7 de Março de 2019.

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Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

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A Marvel divulgou nas últimas semanas várias sequências de Capitã Marvel, o próximo grande filme do estúdio. Uma delas é uma briga épica sobre um trem, que provavelmente deverá culminar naquele momento do trailer na qual ela agride uma idosa-Skrull. Bem, é uma estratégia para divulgar o projeto, isso é inegável, mas será que é o meio mais eficaz de fazê-lo?

 Esse é um caso recorrente na Casa das Ideias. Seu “marco zero” foi em 2015. Com o lançamento dos trailer Superexpositivos de Os Vingadores: A Era de Ultron, muita gente utilizou suas redes sociais para criticar a Marvel e proferir as famosas palavras: “Já mostrou o filme todo, pô”. Desde então, criou-se um grupo na internet de pessoas que evitam ao máximo ver trailers e featurettes lançados para divulgar seus filmes. É uma atitude estranha, mas que faz bastante sentido após o trauma de Ultron. Na época, Kevin Feige veio a público dizer que o trailer não mostrava nem 10% do que seria apresentado no longa. Bem, passados quatro anos, já podemos dizer que a trama inteira foi sim resumida ao que foi mostrado nos cerca de 25 minutos de conteúdo promocional.

No ano seguinte, o grande projeto da vez foi Capitão América: Guerra CivilHavia um nome muito especial envolvido na história e que despertava a curiosidade de qualquer ser humano fã de heróis no mundo. O incrível, o impressionante, o Espetacular Homem-Aranha. Era a primeira vez que o Cabeça de Teia iria integrar o Universo Cinematográfico Marvel e interagir com outros personagens de peso, como o Capitão América (Chris Evans) e o Homem de Ferro (Robert Downey Jr.). A outra adição ao panteão de ação era o Pantera Negra (Chadwick Boseman), em sua primeira aparição ever na história do cinema. O visual deles era um grande mistério e, muito provavelmente, um dos maiores chamarizes que o filme tinha. Inclusive, na CCXP 2015, Joe Russo disse no painel de Guerra Civil que o visual do Aranha só seria revelado no filme.

 

Uma semana depois, veio o trailer que “quebrou a internet” em 2016. Nele, víamos o Pantera Negra em ação, e os heróis centrais discutindo de forma dura. No final… “HEY EVERYONE!”. Surgia o Homem-Aranha com seus olhos móveis e com o escudo do Caps na mão. Como se não fosse o bastante, ainda na semana de lançamento, a Marvel achou conveniente lançar vários featurettes focados no Teioso. Pudemos ver várias interações do herói no aeroporto. Ou seja, dos 10 minutos que ele tem em tela, cerca de 3 foram divulgados online com menos de 7 dias de cartaz. POR QUE, MARVEL? POR QUÊ?!

A reação não foi das melhores e Guerra Civil, apesar de ter batido a casa do bilhão, não foi tãããão maravilhosamente bem quanto o esperado. Os executivos se ligaram e decidiram trabalhar melhor nos elementos surpresa de seus filmes. Afinal, esse era o grande questionamento dos fãs. Se a Disney conseguia promover a franquia Star Wars com trailers discretos e não expositivos, por que não fazer o mesmo com os da Marvel?

Desde então, com alguns segredos guardados a sete chaves, a Casa das Ideias passou a explorar um outro tipo de publicidade. Com um 2018 perfeito, emplacando dois dos maiores sucessos de crítica e bilheteria do ano, a Marvel conseguiu um retorno muito positivo. Era de se esperar que eles fossem seguir com a tática do segredo para conseguir mais sucessos e emplacar mais reações de surpresa nos fãs. Pois bem, agora com Capitã Marvelo primeiro filme solo de uma heroína do “Lado Vermelho da Força”, eles parecem ter voltado ao comportamento antigo.

Quer dizer, para nós da imprensa, que trabalhamos com isso, é muito bom que divulguem bastante material promocional. Eles rendem textos, matérias e podemos interagir mais com nossos leitores. Mas falando como fã, se é que posso me dar ao luxo de tal ação, pra quê isso, Marvel? Vocês conquistaram o público há 11 anos, quando trouxeram um ator em baixa para interpretar um personagem em baixa e revolucionaram o gênero dos super-heróis nos cinemas. Sério, a galera comprou até mesmo uma árvore e um guaxinim falantes… Vocês têm motivos para temer um improvabilíssimo Flop daquela que promete ser a personagem mais forte e badass do seu universo? A sequência do trem seria muito legal de ser vista pela primeira vez nos cinemas. O encantamento de ser surpreendido é uma das maravilhas do cinema. Não estraguem isso por medo de fracasso nas vendas, as chances disso acontecer são mínimas. 

 

Capitã Marvel estreia em 7 de Março de 2019.

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