A Marvel divulgou nas últimas semanas várias sequências de Capitã Marvel, o próximo grande filme do estúdio. Uma delas é uma briga épica sobre um trem, que provavelmente deverá culminar naquele momento do trailer na qual ela agride uma idosa-Skrull. Bem, é uma estratégia para divulgar o projeto, isso é inegável, mas será que é o meio mais eficaz de fazê-lo?
Esse é um caso recorrente na Casa das Ideias. Seu “marco zero” foi em 2015. Com o lançamento dos trailer Superexpositivos de Os Vingadores: A Era de Ultron, muita gente utilizou suas redes sociais para criticar a Marvel e proferir as famosas palavras: “Já mostrou o filme todo, pô”. Desde então, criou-se um grupo na internet de pessoas que evitam ao máximo ver trailers e featurettes lançados para divulgar seus filmes. É uma atitude estranha, mas que faz bastante sentido após o trauma de Ultron. Na época, Kevin Feige veio a público dizer que o trailer não mostrava nem 10% do que seria apresentado no longa. Bem, passados quatro anos, já podemos dizer que a trama inteira foi sim resumida ao que foi mostrado nos cerca de 25 minutos de conteúdo promocional.
No ano seguinte, o grande projeto da vez foi Capitão América: Guerra Civil. Havia um nome muito especial envolvido na história e que despertava a curiosidade de qualquer ser humano fã de heróis no mundo. O incrível, o impressionante, o Espetacular Homem-Aranha. Era a primeira vez que o Cabeça de Teia iria integrar o Universo Cinematográfico Marvel e interagir com outros personagens de peso, como o Capitão América (Chris Evans) e o Homem de Ferro (Robert Downey Jr.). A outra adição ao panteão de ação era o Pantera Negra (Chadwick Boseman), em sua primeira aparição ever na história do cinema. O visual deles era um grande mistério e, muito provavelmente, um dos maiores chamarizes que o filme tinha. Inclusive, na CCXP 2015, Joe Russo disse no painel de Guerra Civil que o visual do Aranha só seria revelado no filme.
Uma semana depois, veio o trailer que “quebrou a internet” em 2016. Nele, víamos o Pantera Negra em ação, e os heróis centrais discutindo de forma dura. No final… “HEY EVERYONE!”. Surgia o Homem-Aranha com seus olhos móveis e com o escudo do Caps na mão. Como se não fosse o bastante, ainda na semana de lançamento, a Marvel achou conveniente lançar vários featurettes focados no Teioso. Pudemos ver várias interações do herói no aeroporto. Ou seja, dos 10 minutos que ele tem em tela, cerca de 3 foram divulgados online com menos de 7 dias de cartaz. POR QUE, MARVEL? POR QUÊ?!
A reação não foi das melhores e Guerra Civil, apesar de ter batido a casa do bilhão, não foi tãããão maravilhosamente bem quanto o esperado. Os executivos se ligaram e decidiram trabalhar melhor nos elementos surpresa de seus filmes. Afinal, esse era o grande questionamento dos fãs. Se a Disney conseguia promover a franquia Star Wars com trailers discretos e não expositivos, por que não fazer o mesmo com os da Marvel?
Desde então, com alguns segredos guardados a sete chaves, a Casa das Ideias passou a explorar um outro tipo de publicidade. Com um 2018 perfeito, emplacando dois dos maiores sucessos de crítica e bilheteria do ano, a Marvel conseguiu um retorno muito positivo. Era de se esperar que eles fossem seguir com a tática do segredo para conseguir mais sucessos e emplacar mais reações de surpresa nos fãs. Pois bem, agora com Capitã Marvel, o primeiro filme solo de uma heroína do “Lado Vermelho da Força”, eles parecem ter voltado ao comportamento antigo.
Quer dizer, para nós da imprensa, que trabalhamos com isso, é muito bom que divulguem bastante material promocional. Eles rendem textos, matérias e podemos interagir mais com nossos leitores. Mas falando como fã, se é que posso me dar ao luxo de tal ação, pra quê isso, Marvel? Vocês conquistaram o público há 11 anos, quando trouxeram um ator em baixa para interpretar um personagem em baixa e revolucionaram o gênero dos super-heróis nos cinemas. Sério, a galera comprou até mesmo uma árvore e um guaxinim falantes… Vocês têm motivos para temer um improvabilíssimo Flop daquela que promete ser a personagem mais forte e badass do seu universo? A sequência do trem seria muito legal de ser vista pela primeira vez nos cinemas. O encantamento de ser surpreendido é uma das maravilhas do cinema. Não estraguem isso por medo de fracasso nas vendas, as chances disso acontecer são mínimas.
Capitã Marvel estreia em 7 de Março de 2019.