Analistas financeiros divulgaram recentemente que as ações da Sony despencaram gradativamente (e continuam a cair) após o rompimento do acordo com a Disney que acabou por retirar a propriedade intelectual da franquia ‘Homem-Aranha’ da Marvel.
O anúncio vem pouco depois de um repúdio generalizado por parte dos fãs no tocante à inesperada decisão.
Confira o gráfico abaixo, junto a alguns comentários nas redes sociais:
So after #SpiderManFarFromeHome makes $1 billion and becomes the highest grossing film in Sony history, it decides to end it’s relationship with the most profitable studio (Disney) in the business….
I mean Sony rightfully has the rights to Spider-Man but this is crazy.
— The Vigilante 1939 (@Vigilante1939) 20 de agosto de 2019
“Então, depois que ‘Homem-Aranha: Longe de Casa’ fazer um bilhão de dólares [na bilheteria] e se tornar o filme mais lucrativo da Sony, [a produtora] decide romper o relacionamento com o estúdio mais lucrativo da atualidade… Quero dizer, a Sony tem os direitos do Homem-Aranha, mas isso é insano”.
Hey guys, don’t see the #SpiderManFarFromHome re-release. You’re throwing your money away.https://t.co/W5tYqXTdTi
— Stephen T. (@GoshZilla) 20 de agosto de 2019
“Ei, pessoal, não assistam ao relançamento de ‘Longe de Casa’. Vocês estarão jogando seu dinheiro fora”.
Obviously Spider-Man not being in the MCU is somewhat upsetting, and the future timeline will get messy since they set Tom Holland up as Iron Man Jr., but at this point the MCU has likely peaked and Disney wanted to up cost the character from Sony. Think it’ll all play out
— David (@DavePalmer41) 20 de agosto de 2019
“Obviamente o Homem-Aranha não estar no MCU é decepcionante, e a cronologia futura ficará bastante confusa já que colocaram Tom Holland como o suposto Homem de Ferro Jr., mas nesse ponto o MCU atingiu seu ápice e a Disney queria usar ainda mais o personagem da Sony. Acho que tudo vai se resolver”.
“Disney asked that future Spider-Man films be a 50/50 co-financing arrangement between the studios, and there were discussions that this might extend to other films in the Spider-Man universe. Sony turned that offer down flat…”
Money talks and fans lose out. https://t.co/ppk6T7Vfmo
— C:\Users\Gallo (@BitterMercy) 20 de agosto de 2019
“A Dinsey pediu para que os futuros filmes da franquia ‘Homem-Aranha’ tivessem financiamento de 50% de cada estúdio, e houve discussões que isso poderia se estender para os outros filmes do universo aracnídeo. A Sony recusou a oferta… O dinheiro fala mais alto e os fãs saem perdendo”.
Sony after taking Spider-Man outta the MCU finessing Disney for millions knowing they ain’t got enough liquid finance to buy em out like they did Fox pic.twitter.com/gUHHkQKunT
— White Jawn Wick ۞ [GGG] 🔜 EDCO (@NickFalconKick) 20 de agosto de 2019
“Sony depois de tirar o Homem-Aranha do MCU, enganando a Disney e sabendo que eles não tem finanças líquidas o suficiente para comprá-los que nem fez com a Fox”.
O herói preferido da vizinhança cruzou caminhos com Os Vingadores após um acordo ambicioso e inédito que permitia que o aracnídeo, propriedade da Sony, fosse usado nos filmes da Marvel (propriedade da Disney) e que ambas as companhias se ajudariam em um acordo multi-bilionário.
Cinco filmes depois, essa mesma ambição fez o contrato chegar ao fim.
Criando um império nunca visto antes na história do entretenimento, a Disney queria mais! Com o sucesso de ‘Homem-Aranha: Longe de Casa’, que ultrapassou os US$ 1 bilhão nas bilheterias, a Marvel pediu uma participação de 50% no cofinanciamento dos próximos filmes.
O acordo daria à Disney uma participação maior na franquia Homem-Aranha, além de trazer outos personagens como o Venom, para o Universo Cinematográfico da Marvel. A Sony recusou a oferta sem nem mesmo fazer uma contraproposta.
Com o sucesso de ‘Venom’, a Sony está confiante em construir seu próprio Universo Cinematográfico e precisa de seu herói mais querido para fazer isso.
E conseguiu.
Quem você acha que perderá com o fim do acordo: A Marvel ou a Sony?