Bem, é oficial. A Netflix anunciou que firmou um “acordo definitivo” com a Warner Bros. Discovery para adquirir a Warner Bros., incluindo seus estúdios de cinema e televisão, HBO Max e HBO.
A venda, que ainda precisa passar pelos processos regulatórios, está avaliada em US$ 82,7 bilhões (com um valor patrimonial de US$ 72 bilhões).
Em um comunicado à imprensa, afirma-se que a aquisição “reúne duas empresas pioneiras do entretenimento, combinando a inovação, o alcance global e o serviço de streaming de primeira linha da Netflix com o legado centenário da Warner Bros. em contar histórias de classe mundial”.
O texto também destaca especificamente franquias como The Big Bang Theory , The Sopranos , Game of Thrones, O Mágico de Oz e o Universo DC, que “se juntarão ao extenso catálogo da Netflix”.
O comunicado esclarece o que exatamente isso significa para a Warner Bros., incluindo o fato de que a Netflix “espera” manter as operações atuais do estúdio e aproveitar seus pontos fortes, incluindo os lançamentos de filmes nos cinemas.
Ted Sarandos, co-CEO da Netflix, disse:
“Nossa missão sempre foi entreter o mundo. Ao combinar o incrível catálogo de séries e filmes da Warner Bros. — de clássicos atemporais como Casablanca e Cidadão Kane a favoritos modernos como Harry Potter e Friends — com nossos títulos que definem a cultura pop, como Stranger Things, KPop Demon Hunters e Squid Game, seremos capazes de fazer isso ainda melhor.”
David Zaslav, presidente e CEO da Warner Bros. Discovery, acrescentou:
“O anúncio de hoje une duas das maiores empresas de narrativa do mundo para levar a ainda mais pessoas o entretenimento que elas mais adoram assistir.”
“Por mais de um século, a Warner Bros. tem encantado o público, conquistado a atenção do mundo e moldado nossa cultura. Ao nos unirmos à Netflix, garantiremos que pessoas de todo o mundo continuem a desfrutar das histórias mais marcantes do planeta por muitas gerações.”
Assim, a Netflix agora será dona de um dos estúdios de cinema mais antigos de Hollywood, o que dará à empresa a maior plataforma de streaming do planeta e a oportunidade de dominar o cenário cinematográfico por meio da Warner Bros. Pictures.