sábado, abril 27, 2024

‘Ahsoka’ | Ranqueamos da Pior à Melhor TODAS as Séries da Saga Star Wars na Disney+

Ahsoka’ é o mais novo sucesso de uma série dentro do universo Star Wars criada para a plataforma Disney+. Desde que adquiriu os direitos da franquia espacial de George Lucas (assim como todo o acervo da LucasFilm – que ainda inclui Indiana Jones e Willow, por exemplo), pela módica quantia de US$4 bilhões, a Disney tratou de colocar sua propriedade (muitos diriam nova galinha dos ovos de ouro) para fazer dinheiro e assim recuperar seu investimento.

A compra bilionária ocorreu em 2012, e em 2015 já chegava aos cinemas ‘O Despertar da Força’, o sétimo capítulo da saga mais querida de uma galáxia muito, muito distante. De lá para cá foram um total de cinco filmes lançados nos cinemas, e outros são prometidos para os próximos anos. A altura que ‘A Ascensão Skywalker’ chegava aos cinemas, o último filme de Star Wars até hoje; a Disney já havia estreado sua plataforma de streaming: a Disney+. O ano era 2019, e alguns meses antes o estúdio usava Star Wars novamente como um dos carros-chefes para impulsionar seu novo produto.

De forma inédita, Star Wars ia parar nas telinhas com ‘O Mandaloriano’ (The Mandalorian), o primeiro programa de tal universo na Disney+. De lá para cá esse programa já lançou três temporadas, e ao todo tivemos cinco séries em live-action levando a marca. O mais recente foi justamente ‘Ahsoka’, que estreou em agosto deste ano e terminou no início de outubro, com um total de 8 episódios. Sendo assim, resolvemos criar uma matéria, ranqueando todos os seriados em live-action de Star Wars dentro da Disney+ desde 2019 – do pior ao melhor. Confira abaixo e deixe nos comentários a sua ordem.

05) O Livro de Boba Fett (2021)

A série do mercenário mais querido do universo de Star Wars foi a segunda a estrear na plataforma da Disney+, depois de ‘O Mandaloriano’. De fato, quando a primeira estreou, muitos confundiram, acreditando que o personagem de Pedro Pascal era o favorito dos fãs, Boba Fett, já que possuem trajes bem parecidos. Mas logo descobrimos se tratar de um personagem inédito em tal mitologia. E um que caiu bastante nas graças dos fãs. Porém, essa magia não se repetiu no programa verdadeiro de Boba Fett, que abre o ranking como a série, digamos, menos preferida de todos (críticos e público).

Com sete episódios em sua minissérie, dirigidos por talentos como Robert Rodriguez (três episódios), Bryce Dallas Howard e Dave Filoni, a história segue os eventos após o desfecho de ‘O Retorno de Jedi’ (1983), quando o mercenário para todos os efeitos havia morrido do lado de fora do palácio de Jabba. Os fãs sempre se perguntaram e teorizaram sobre o fato de que Boba estivesse vivo. E os realizadores finalmente responderam a pergunta, o trazendo de volta. Porém, a expectativa de um veículo solo para o personagem jamais seria igualada ao que os fãs tinham em suas mentes.

04) Obi-Wan Kenobi (2022)

Quando os fãs de Star Wars receberam a notícia de que o astro Ewan McGregor retornaria ao papel de Obi-Wan Kenobi, o mundo tremeu. Mesmo que o ator tenha participado da que é considerada, hoje, a trilogia de filmes menos apreciada pelos fãs – a trilogia prequel. De qualquer forma, os filmes dos anos 2000 fizeram parte da formação de toda uma geração de fãs de Star Wars, que guardam tais filmes com bastante carinho. Independente do resultado deles, uma coisa todos parecem concordar, da atuação certeira de McGregor como o mestre Jedi.

A minissérie em seis episódios de ‘Obi-Wan Kenobi’ volta no tempo para mostrar o início do exílio do mestre Jedi, após os eventos sombrios que encerraram a trilogia prequel, quando todos os Jedi restantes precisaram fugir e buscar refúgio escondidos em algum canto da galáxia. A série mostra Obi-Wan encontrando a pequena Princesa Leia, e precisando encarar pela primeira vez seu velho amigo Anakin, já nas formas do vilão robótico Darth Vader. Todos os seis episódios foram dirigidos por Deborah Chow, diretora conhecida do mundo das séries.

Não deixe de assistir:

03) Ahsoka (2023)

O mais recente programa de Star Wars no Disney+ pegou lugar bem no meio do ranking, se posicionando no centro entre os melhores e os menos preferidos. Ahsoka é uma personagem que nasceu nas animações de Star Wars e em seu universo estendido da literatura. Nas formas de carne (laranja) e osso de Rosario Dawson, a personagem fez sua estreia em live-action na segunda temporada de ‘O Mandaloriano’, ainda em 2020. Agora, ela finalmente ganha um programa próprio para chamar de seu, que deu o que falar entre os fãs – ainda mais pela aparição de um certo Anakin Skywalker, novamente nas formas de Hayden Christensen.

Apesar da aparição de Christensen ainda em sua forma humana (diferente de ‘Obi-Wan’), a cronologia aqui se passa depois do episódio IV. O que acontece é que algumas cenas de Anakin são flashbacks e outras ocorrem em outro plano astral como uma espécie de fim de treinamento para a protagonista através do uso da Força e de sua mente.

02) O Mandaloriano (2019)

Em segunda posição, subindo o pódio com a medalha de prata está a primeira de todas, ‘O Mandaloriano’. O primeiro seriado do universo de Star Wars chegou chegando e fez tanto sucesso que foi o único a garantir mais de uma temporada até o momento. Dos quatro primeiros que vimos na lista até o momento, ele é o único que não foi uma minissérie, costurando mais este universo e servindo inclusive de introdução para as séries de ‘Ahsoka’ e ‘Boba Fett’. Estrelado pelo onipresente Pedro Pascal, em pouco tempo o Mandaloriano ganhou tanta popularidade, que se tornou um personagem ainda mais querido para esta nova geração que seu “pai” Boba Fett.

O Mandaloriano’ já exibiu três temporadas, com a terceira estreando este ano, antes de ‘Ahsoka’. E caso não fosse justamente esta terceira temporada, talvez a série estivesse em um lugar mais alto na lista. Acontece que a temporada três foi unanimemente considerada a mais fraca por todos os fãs e críticos, o que serviu para diminuir um pouco a nota do programa. Mas não muito, pois ela ainda segue sendo uma das favoritas dos fãs. ‘O Mandaloriano’ é também a série que reuniu os maiores talentos atrás das câmeras, com episódios dirigidos por Taika Waititi, Jon Favreau, Robert Rodriguez, dois por Peyton Reed (da franquia ‘Homem-Formiga’ da Marvel), dois pelo ator Carl Weathers (que também estrela no programa) e três por Bryce Dallas Howard.

01) Andor (2022)

Em primeiríssima posição, subindo ao ponto mais alto do pódio com a medalha de ouro como a melhor série do universo Star Wars na Disney+ na opinião dos fãs, dos críticos e do público está ‘Andor’. Muito enaltecido por ousar fazer algo diferente dentro deste universo, ‘Andor’ é um thriller político que apenas calhou de fazer parte de Star Wars. Ou seja, é o programa verdadeiramente diferenciado, mais sério e adulto do lote. É claro que ele surge como derivado de um dos filmes mais queridos de todos igualmente, ‘Rogue One’ (2016). Foi lá que conhecemos inicialmente o rebelde Cassian Andor, papel de Diego Luna, saído do submundo desta galáxia muito, muito distante, sempre planejando a derrubada do Império.

Sabemos que Andor só conhece Jyn Erso, a personagem de Felicity Jones no filme ‘Rogue One’; mas como a segunda temporada dessa série de sucesso já foi confirmada, não custa sonhar ver a moça fazendo parte do elenco, mesmo que seja em sua própria trama separada – só para sabermos o que ela andava fazendo na época. ‘Andor’ é também a série com mais episódios por temporada, com um total de 12 episódios em seu primeiro ano. A segunda já está prometida para 2024.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS