domingo, abril 28, 2024

Alexander Payne | Do Pior ao Melhor – Ranqueamos todos os Filmes do Diretor, incluindo o recente ‘Os Rejeitados’

A comédia dramática ‘Os Rejeitados’ já está em cartaz nos cinemas brasileiros. O filme é um dos mais badalados desta temporada de prêmios e ao que tudo indica deverá chegar até o Oscar com algumas indicações também. Até o momento o longa soma 172 nomeações nos mais variados prêmios da sétima arte, e 91 vitórias, dentre as quais destacam-se as de atuação no Critics Choice Awards e no Globo de Ouro, e indicações no sindicato dos atores.

O filme, é claro, se trata da nova produção dirigida por Alexander Payne, um nome que se tornou sinônimo de prêmios da maior noite do cinema. Dos 8 filmes dirigidos pelo cineasta, apenas 2 não foram indicados a nada no Oscar. Isso só reflete o nível de qualidade que o diretor costuma imprimir em suas obras. Assim, como forma de homenagear esse grande realizador, e antever as nomeações que ‘Os Rejeitados’ certamente levará, resolvemos ranquear todos os longas do cineasta, incluindo o citado mais recente. Como sempre, do pior (ou menos favorito) ao melhor (nosso preferido). Confira abaixo.

08) Pequena Grande Vida (2017)

Como citado, apenas dois filmes de Alexander Payne não receberam sequer uma indicação ao Oscar, e ‘Pequena Grande Vida’ é um deles. Esse havia sido o último longa lançado pelo diretor antes de ‘Os Rejeitados’. Esse é também o único filme que considero verdadeiramente ruim da carreira de Payne. Ou pelo menos muito desorganizado.

Essa foi também a primeira e única vez (até o momento) que Payne resolveu se aventurar pelo gênero da fantasia e ficção científica, adicionando uma trama surreal. A história brinca com um experimento que reduz as pessoas a um tamanho minúsculo, a fim de pouparem despesas. Matt Damon protagoniza. O problema é que o filme atira para todos os lados, sem saber verdadeiramente sobre o que deseja falar.

07) Ruth em Questão (1996)

Esse foi o primeiro filme da carreira de Alexander Payne, então ele ainda não possuía o prestígio que viria a adquirir. Sendo assim, sua estreia igualmente não foi brindada com uma indicação ao Oscar. Apesar disso, ele já exibia talento de sobra, o que abriu portas na maior indústria do cinema, permitindo que o cineasta escalasse e entregasse obras cada vez mais significativas.

Em sua estreia nas telonas, Payne convocou um show da ótima Laura Dern como a personagem título, uma mulher problemática e meio perdida na vida, que vive sendo presa. Quando se descobre grávida, vira sua cidade do avesso, despertando atenção de tudo quanto é tipo de gente, desde feministas que apoiam o aborto, até senadores. Mesmo sendo novato, Payne conseguiu reunir um elenco de peso, com nomes como Burt Reynolds, Kelly Preston, Kurtwood Smith e Tippi Hedren.

06) As Confissões de Schmidt (2002)

Não deixe de assistir:

Esse foi o terceiro filme da carreira de Alexander Payne como diretor, e o seu mais prestigiado na época então. Isso porque ele conseguia escalar em seu projeto ninguém menos que Jack Nicholson, monstro sagrado, considerado um dos maiores intérpretes de todos os tempos. Isso que é moral. ‘As Confissões de Schmidt’ recebeu duas indicações ao Oscar: melhor ator (Nicholson) e melhor atriz coadjuvante (Kathy Bates).

Na trama, Nicholson vive um sujeito melancólico, que sente que seu tempo está acabando. Mais velho e preso numa rotina, ele percebe que não deixou nenhum legado ou fez algo de verdadeiramente significativo em sua vida. Assim, ele decide fazer a diferença, se reaproximando da filha, e ajudando em seu casamento – mesmo acreditando que ela merecia alguém melhor do que o noivo que escolheu.

05) Nebraska (2013)

Mais uma história de pai e filho, que foca em um protagonista maduro, e da terceira idade. Dois anos depois de ter emplacado forte no Oscar com ‘Os Descendentes’, Alexander Payne voltava com tudo, em um projeto mais intimista – seu único longa inteiramente filmado em preto e branco. ‘Nebraska’ foi indicado a seis prêmios no Oscar: melhor filme, ator (Bruce Dern), atriz coadjuvante (June Squibb), fotografia, direção e roteiro original.

Quem estrela é Bruce Dern, no auge de seus 77 anos. Nada mais natural, já que a estreia do diretor foi com a filha do ator, Laura. Dern vive um idoso, que cismou que ganhou um prêmio de um milhão de dólares, e vai contra o bom senso de sua família. Assim exige que o filho (papel de Will Forte) viaje com ele de Montana até Nebraska para recolher o dinheiro. O trajeto será a oportunidade de pai e filho se reconectarem.

04) Os Rejeitados (2023)

Agora chegamos ao mais recente trabalho de Alexander Payne. As indicações ao Oscar 2024 saem no dia 23 de janeiro, mas temos certeza de que ‘Os Rejeitados’ estará entre os nomeados nas categorias de melhor filme, ator (Paul Giamatti), atriz coadjuvante (Da’Vine Joy Randolph) e quem sabe ator coadjuvante para Dominic Sessa.

Na reunião de Paul Giamatti com Alexander Payne, o ator interpreta um severo professor numa tradicional escola interna. No feriado de fim de ano, ele é incumbido de tomar conta de um aluno que também ficou para trás sem poder voltar para casa e passará as datas do Natal e Ano Novo no colégio. Junto a eles, a cozinheira da instituição. Todos acabaram se conhecendo melhor e formando um forte laço.

03) Os Descendentes (2011)

Agora chegamos ao pódio dos melhores filmes de Alexander Payne, o top 3. Subindo com a medalha de bronze em terceira posição, temos o filme mais prestigiado da carreira de Alexander Payne, e também o mais famoso. Foram cinco indicações ao Oscar: melhor filme, ator (George Clooney), direção e edição, com a vitória de melhor roteiro adaptado para o próprio Payne. Na época, muitos inclusive defendiam a indicação da jovem Shailene Woodley em sua revelação, que terminou não acontecendo.

Na trama, Clooney vive no paraíso conhecido como Havaí, ao lado da esposa e das duas filhas. Mas ele desde o início está ali para apontar que o paraíso está muito longe em sua vida. Acontece que sua mulher está atualmente em coma, correndo o risco de falecer, depois de um acidente esquiando no mar. Fora isso, ele descobre que seu casamento não ia nada bem, e sua mulher o estava traindo, pronta para deixa-lo. Assim, aos trancos e barrancos precisa aprender a viver sozinho e a criar suas filhas sem a esposa.

02) Eleição (1999)

Segundo filme de Alexander Payne, ‘Eleição’ é uma das obras mais cult do fim dos anos 90. À primeira vista uma comédia adolescente, é só prestarmos um pouco mais atenção para percebermos as inúmeras camadas que existem no longa, e as questões bem adultas que ele nos propõe. Produção da Paramount e da MTV Films, o filme foi indicado ao Oscar de melhor roteiro adaptado, para o próprio Payne.

Uma das coisas mais legais de ‘Eleição’ é trazer o eterno rei dos gazeteiros Matthew Broderick, de ‘Curtindo a Vida Adoidado’ (1986), dessa vez como o professor da escola. De fato, essa poderia ser facilmente uma sequência do clássico oitentista, afinal Ferris Bueller certamente não toleraria alunos CDFs e super pró-ativos. Esse é o caso com Tracy, papel de Reese Witherspoon, uma aluna que de tão certinha, chega quase a ser insuportável.

01) Sideways – Entre Umas e Outras (2004)

Em primeiro lugar, com a medalha de ouro no lugar mais alto do ranking, não poderia ser outro. ‘Sideways’ é a grande obra-prima do cineasta, um filme reverenciado até hoje pelos cinéfilos, vinte anos depois de sua estreia. Aliás, o filme está completando justamente duas décadas de lançamento em 2024.  ‘Sideways’ foi indicado para cinco prêmios no Oscar: melhor filme, ator coadjuvante (Thomas Haden Church), atriz coadjuvante (Virginia Madsen), direção e levou o prêmio de melhor roteiro adaptado – novamente para Payne, que soma duas estatuetas em casa.

Na trama, Paul Giamatti, em sua primeira parceria com o diretor, sai com o melhor amigo Jack (Church) em uma espécie de despedida de solteiro para o segundo, que está prestes a se casas. Eles fazem uma viagem de carro pelas vinícolas da Califórnia. No caminho eles conhecem duas mulheres interessantes, interpretadas por Madsen e Sandra Oh.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS