CINCO DA TARDE, com direção de Eduardo Nunes, estreia na Première do Festival do Rio no dia 12 de outubro. O filme, que terá a sua estreia mundial na competição do 25º Festival do Rio, e está programado para concorrer nos festivais europeus no primeiro semestre do próximo ano.
O CinePOP traz um clipe EXCLUSIVO do filme:
O filme é uma produção da 3 Tabela Filmes em coprodução com a produtora portuguesa Bando à Parte, com a distribuição da Vitrine Filmes. O filme foi realizado através de recursos do Primeiro Edital de Fomento ao Audiovisual da Prefeitura de Niterói (RJ).
Filmado em agosto de 2022 em locações de Niterói (cidade natal do diretor), em lugares como: Campo de São Bento, Igreja Porciúncula de Sant’Ana e o Edifício Cézanne (erguido onde já foi o antigo Cine São Bento).
Com a morte da avó, Anabel, uma jovem de 17 anos, aproxima-se de Meiko, uma tímida vizinha. Aos poucos, esta singela aproximação mostra-se reveladora de sentimentos escondidos e semelhanças improváveis. Voltando ao apartamento da avó, Anabel encontra uma estranha presença, que a faz compreender melhor o momento em que está vivendo.
“CINCO DA TARDE é um filme que fala sobre o luto, sobre a nossa capacidade de lidar com as perdas, as ausências. Muito do que o filme se tornou surgiu durante o período da pandemia, quando ainda não podíamos filmar e eu trabalhei no roteiro. O clima de tristeza e uma espécie de luto coletivo estava em toda a parte, e eu acreditava que seria importante ter isso registrado na atmosfera no filme. Mas também alguma esperança, a ideia de também poder celebrar a vida.”, declara o diretor.