terça-feira, abril 16, 2024

‘Anne With an E’, ‘The OA’ e outras ótimas 8 séries CANCELADAS pela Netflix

Quando foi lançada, a Netflix prometia investir em conteúdo que o público curtisse sem se preocupar com o sucesso comercial da série ou do filme. Porém, nos últimos modelos tudo mudou. Tentando driblar a concorrência em um mundo totalmente capitalista, a Netflix se tornou tudo aquilo que o streaming tentava não ser.

Nos últimos anos, eles cancelaram ótimas séries com história espetaculares apenas porque a audiência não agradou os executivos do streaming. E é claro, isso tem deixado os assinantes FURIOSOS… e com razão.

Diante dessa questão, o CinePOP tratou de relembrar 10 ótimas séries queridas pelo público que a Netflix cancelou.

 

Anne With an E (2017-2019)

Se você visitar qualquer post da Netflix em qualquer uma de suas redes sociais, é bem possível que encontre a seguinte mensagem de um fã: “Renova Anne with an E!” Uma das séries mais fofas e adoráveis dos últimos tempos, a adaptação do livro de Lucy Maud Montgomery para as telinhas foi cancelada pela gigante do streaming após três temporadas. Estrelada por Amybeth McNulty, Anne With an E conseguia tratar de temas sérios de forma leve e importante. Infelizmente, a companhia – ao lado da parceira CBC – julgou que os números de audiência eram insuficientes para garantir a continuidade da produção. Até hoje, existe uma campanha forte para o resgate da série, mas com o passar do tempo isso fica cada vez mais improvável. 

 

The OA (2016-2019)

Antes dos fãs de Anne With an E ocuparem as redes sociais da Netflix, o espaço estava “alugado” pelos fãs de The OA, que também ficaram revoltados com a decisão da companhia em não continuar com a saga criada por Brit Marling e Zal Batmanglij. Uma das produções mais ambiciosas e desafiadoras dos últimos anos, a série foi cancelada após duas temporadas. A justificativa, como quase sempre, foi a baixa audiência, embora a empresa reconheça a fidelidade dos fãs. Roteirista e protagonista, Marling agradeceu o apoio do público e criticou a decisão puramente capitalista dos executivos. Até hoje, diante dos muitos mistérios que envolvem a série, existe a teoria de que tudo não passa de uma jogada de marketing e que uma nova temporada será realizada em segredo.

Não deixe de assistir:

 

Everything Sucks! (2018)

É muito difícil que uma série de comédia seja perfeita já em sua primeira temporada. Clássicos como The Office ou Parks and Recreation tiveram primeiros anos irregulares. Infelizmente, a Netflix não quis saber de dar uma nova chance para a divertida, envolvente e nostálgica Everything Sucks!. A comédia de amadurecimento contava o dia a dia de adolescentes em um colegial americano, e dava muita importância à questão da representatividade ao apresentar como protagonistas um garoto preto e uma menina lésbica. Havia muito potencial para crescer, mas isso acabou ignorado pelos executivos da empresa. Mais uma vez, a audiência baixa foi a justificativa.

 

American Vandal (2017-2018)

Poxa, Netflix… American Vandal merecia bem mais do que duas temporadas ou um total de 16 episódios. A série era uma paródia dos documentários investigativos no estilo de Making a Murder, trazendo os delitos para o universo do colegial, nos Estados Unidos. Além de brincar com um gênero de sucesso, a produção conseguia também contar sua própria história de forma divertida e envolvente. A primeira temporada chegou a ser indicada ao Emmy de Melhor Roteiro. O cancelamento se deu por causa do rompimento da parceria entre a Netflix e a produtora CBS Studios. A companhia de streaming passou a prestigiar as produções que eram 100% originais, então acabou abrindo mão da série. A CBS tentou buscar uma nova casa para American Vandal, mas ainda não conseguiu, e hoje isso parece algo bem improvável.

 

The Get Down (2016-2017)

Nem o cultuado nome de Baz Luhrmann (Moulin Rouge: Amor em Vermelho) foi o suficiente para salvar The Get Down do cancelamento ainda em sua primeira temporada (dividida em duas partes). Na verdade, aconteceu o contrário. Os muitos compromissos do diretor no cinema acabaram impossibilitando que continuasse envolvido com a produção da série. A Netflix poderia até continuar a produção sem o realizador, mas aí entram os outros fatores para o cancelamento: a baixa audiência, o alto custo de produção – a primeira temporada foi orçada num total de US$ 120 milhões – e a recepção dividida por parte da crítica televisiva.

 

Tuca & Bertie (2019-2021)

Sabe aquela história de grandes séries que ninguém viu? Este é o caso da série animada Tuca & Bertie, divertida produção criada por Lisa Hanawalt e dos mesmos responsáveis por BoJack Horseman. Focada na amizade entre uma Tucana e uma Pardal, a série mescla o nonsense com o divertido, sem esquecer de temas sérios. Fala sobre amadurecimento, sempre sob a perspectiva feminina. Mas, diferentemente da maioria dos casos dessa lista, aqui estamos diante de um final feliz. Embora tenha sido cancelada pela Netflix, sob o protesto dos fãs, Tuca & Bertie foi resgatada pelo canal Adult Swin e ganhará uma nova temporada em 2021. 

 

Sense8 (2015-2018)

Sense8 nunca foi uma unanimidade na Netflix. Apesar da horda apaixonada de fãs, especialmente no Brasil, a série sempre teve problemas na hora em que os executivos deveriam decidir: renovada ou cancelada. E foi ao final da segunda temporada que a fórmula baixa audiência + alto custo de produção (com filmagens em diversas partes do mundo) acabou resultando no cancelamento da produção. Acontece que… como destacamos anteriormente, Sense8 sempre foi uma série com fãs muito engajados e apaixonados. Pois bem, os mesmos “perturbaram” tanto a Netflix que a empresa acabou aprovando a realização de um episódio especial/filme de mais de duas horas para entregar um devido encerramento à saga criada por J. Michael Straczynski, Lana Wachowski e Lilly Wachowski

 

One Day at a Time (2017-2020)

Reimaginação de clássica série dos anos 70, One Day at a Time estreou de forma discreta na Netflix. E assim permaneceu ao longo de três temporadas. A série conta a história de uma família de origem cubana morando nos Estados Unidos e tem como grande atrativo personagens engraçados e carismáticos, além de temas atuais como representatividade, feminismo e preconceito. O elenco é liderado pela vencedora do EGOT (Emmy, Grammy, Oscar e Tony) Rita Moreno. Apesar de muito divertida, a série nunca teve uma grande audiência, o que acabou gerando seu cancelamento ao final da terceira temporada. Não bastasse a tristeza por ver sua série cancelada, os fãs ainda tiveram que aceitar um encerramento com um belo de um cliffhanger. Felizmente, ODAAT acabou resgatada para uma quarta temporada pelo canal Pop TV após uma campanha que contou com muitas celebridades. 

 

She’s Gotta Have It (2017-2019)

Produzida por Spike Lee e inspirada em clássico filme do diretor (Ela Quer Tudo, de 1986), She’s Gotta Have It não teve vida longa na Netflix. A série contou com apenas duas temporadas, e um total de 19 episódios. A decisão foi tomada no segundo semestre de 2019, logo após a Netflix registrar seu primeiro semestre com queda de assinaturas em muito tempo, nos Estados Unidos. Numa decisão estritamente comercial, a companhia decidiu não investir em produções que não tinham o potencial de trazer novos assinantes. Inicialmente, Spike Lee tinha o interesse de continuar com a série em um outro canal, mas isso ainda não aconteceu de fato. No momento, o diretor está prestes a lançar um novo filme na própria Netflix: Destacamento Blood.

 

Santa Clarita Diet (2017-2019)

Santa Clarita Diet foi uma das principais apostas da Netflix no campo do humor, contando com a presença de dois protagonistas conhecidos: Drew Barrymore e Timothy Olyphant. Original, divertida e absurda, a série acompanhava a rotina de uma família após a mãe, Sheila Hammond (Barrymore), morrer e se tornar uma espécie de zumbi que deseja a carne humana, precisando da ajuda da filha (Liv Hewson) e do marido (Olyphant) para sobreviver e não se colocar em evidência. Sem uma audiência de muito destaque, a produção acabou cancelada após três temporadas. Mas o pior foi o fato do cancelamento ter acontecido após um enorme cliffhanger, comprometendo para sempre a experiência dos fãs com a série. 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS