Em sua 48ª edição, o Festival Internacional de Animação de Annecy, ocorreu entre os dias 9 e 15 de junho de 2024, na região dos Alpes, ao sudeste da França. Pela primeira vez, o CinePOP marcou presença in loco no maior evento do gênero no mundo, com destaque para os próximos lançamentos dos grandes estúdios e streamings.
O grande vencedor do prêmio Crystal este ano foi Memórias de Um Caracol, de Adam Elliot, depois de 15 anos de ter sido condecorado pela obra Mary & Max – Uma Amizade Diferente (2009). Com as mesmas técnicas e sua peculiar morbidez narrativa, o diretor ganhou pela terceira vez um prêmio no festival. Em 2015, ele saiu com o troféu de curta-metragem para Ernie Biscuit (veja aqui). Este ano o curta vencedor é Percebes, das portuguesas Laura Gonçalves e Alexandra Ramires.
Veja a apresentação de Memórias de Um Caracol:
Voir cette publication sur Instagram
Um dos grandes chamariz desta edição foi a apresentação dos primeiros minutos de Robô Selvagem, de Chris Sanders, como a grande promessa da DreamWorks para disputar a temporada de premiações com Divertida Mente 2, da Pixar. Dirigido por Kelsey Mann, a animação dos sentimentos promete ser uma da maiores bilheterias de 2024.
Já no mundo dos streamings, a Netflix apresentou diversos lançamentos para o segundo semestre, como o filme japonês O Imaginário, de Yoshiyuki Momose, e a volta da premiada dupla Wallace & Gromit: Vengeance Most Fowl, de Nick Park e Merlin Crossingham e já está disponpivel na plataforma Ultraman: A Ascensão, de Shanon Tindle. Além disso, o serviço promoveu as próxima temporadas de Arcane, Blue Eye Samurai e Big Mouth durante uma festa no Castelo de Annecy, construido no século XIII.
Conheça detalhes da animação de Wallace & Gromit:
Voir cette publication sur Instagram
Apesar do Festival Internacional de Animação de Annecy não ser tão divulgado no nosso país, o Brasil já saiu vitorioso do evento em duas recentes ocasiões. Em 2013 e 2014, os ganhadores foram Uma História de Amor e Fúria, de Luiz Bolognesi, e O Menino e o Mundo, de Alê Abreu, respectivamente. Por conta desde prêmio, a segunda animação brasileira chegou a concorrer ao Oscar em 2016.