‘Deadpool e Wolverine’ é o filme em live-action de maior sucesso em 2024. O longa adentrou o seleto clube das produções bilionárias, com uma bilheteria de US$1.2 bilhão ao redor do mundo. É claro que a ideia para o terceiro filme partiu e foi impulsionada mais uma vez pelo astro Ryan Reynolds, o nome por trás dos filmes de ‘Deadpool’. Sem ele definitivamente não teríamos ‘Deadpool e Wolverine’, ou sequer o filme original de 2016.
Uma vez dito isso, é preciso levar em conta também o fator Wolverine e principalmente o fator Hugh Jackman. O ator australiano se tornou não apenas a face do mutante mais invocado de todos, como também um dos que mais vezes interpretaram o mesmo personagem na história do cinema. Jackman inclusive já havia se despedido do papel com chave de ouro em 2017, em ‘Logan’. É claro que a oferta seria tentadora demais, e o ator tirou as garras afiadas da gaveta mais uma vez. Assim é seguro dizer que ‘Deadpool e Wolverine’ não teria o mesmo sucesso sem Hugh Jackman.
Mas Hugh Jackman não foi a primeira opção para viver o mutante canadense lá atrás, em 2000, quando apareceu pela primeira vez no papel. Aliás, ele não foi sequer a segunda opção. Ou a terceira. No entanto, em um golpe do destino foi escalado como o personagem. O resto é história, e não conseguimos imaginar mais ninguém no papel hoje. Nessa nova matéria, iremos dar uma olhada nos atores que quase foram Wolverine no cinema antes de Hugh Jackman. Confira.
Russell Crowe
Outro ator australiano quase viveu Wolverine nas telonas. Russell Crowe era conhecido por seu temperamento explosivo na vida real, e cairia como uma luva no papel. De fato, ele era a primeira opção do diretor Bryan Singer para ser Wolverine no cinema. O ator recusou a oferta e seguiu para estrelar ‘Gladiador’, filme que lhe rendeu um Oscar. Crowe não topou, mas foi ele que recomendou o colega Hugh Jackman para o papel.
Dougray Scott
Depois que Russell Crowe recusou o papel (por motivos óbvios de ‘Gladiador’), o britânico Dougray Scott seria de fato escalado para o papel. Scott assinou o contrato, mas um golpe do destino o tiraria da produção. Esse se tornaria um dos casos mais notórios de um ator que poderia ter se tornado um astro – afinal por onde anda Dougray Scott hoje em dia? Acontece que o ator se machucou durante as filmagens de ‘Missão: Impossível 2’ em um acidente de moto e teve que deixar a produção de ‘X-Men‘. Nem todos podem ser Tom Cruise.
Bob Hoskins
Há certo tempo, depois que a Disney adquiriu a 20th Century Fox, e com isso a Marvel pôde ter de volta os direitos de personagens como O Quarteto Fantástico, os X-Men e Demolidor, as especulações começaram a correr soltas sobre quem seria o intérprete do invocado Wolverine. E por incrível que pareça, um meme se tornou tendência: Danny DeVito. Já pensou? Por mais estranho que seja, por pouco outro baixinho e gordinho não foi o mutante de garras afiadas nas telonas. Acontece que nos anos 90, a intenção era um filme de X-Men produzido por James Cameron, dirigido por Kathryn Bigelow, onde Bob Hoskins (‘Uma Cilada para Roger Rabbit’) seria Wolverine.
Mel Gibson
Outro ator durão da época, com jeito amalucado, e currículo recheado de filmes de ação, por coincidência Mel Gibson foi o terceiro artista australiano considerado para viver Wolverine no cinema (depois de Russell Crowe e Hugh Jackman). Na época, Gibson era conhecido por filmes como ‘O Patriota’ e ‘O Troco’. Agora, imagina se ele tivesse sido escolhido – a esta altura já teria sido substituído no papel, devido às inúmeras polêmicas na vida pessoal do ator.
Jean-Claude Van Damme
A mentalidade dos anos 80 e 90 era a de trazer atores parecidos com seus personagens. Caso o contrário acontecesse, havia uma enxurrada de reclamações e protestos. Foi o que ocorreu com a escalação de Michael Keaton como Batman no filme de 1989. Portanto, todos na época (especialmente os fãs adolescentes) preferiam alguém do naipe do belga Jean-Claude Van Damme para o papel de Wolverine – pois o ator era baixinho, musculoso e estrelava filmes de ação adorados nos anos 90. Atuação não importava tanto. Ainda bem que evoluímos.
Keanu Reeves
Nos anos 90, Keanu Reeves se tornava um astro graças a filmes de ação como ‘Velocidade Máxima’ e principalmente ‘Matrix’. O sucesso desse segundo foi tanto, que influenciaria as próximas produções do gênero – incluindo o primeiro filme de ‘X-Men’, especialmente em seu figurino de couro preto e as lutas coreografadas perfeitamente. Mas ter Reeves como Wolverine poderia trazer um personagem bem diferente do imaginado. Reeves foi cogitado, mas chegou perto mesmo de ser o Gambit nos primeiros filmes.
Nick Offerman
Outro ator de físico mais atarracado, Nick Offerman é um ator bastante conhecido na TV. De fato, ele chegou a fazer teste para ser Wolverine na época, mas não passou. Isso demonstra que uma das possibilidades para o personagem seria uma caracterização diferente da que de fato ganhamos com Hugh Jackman, já que Offerman, de certa forma, recai mais no tipo de físico de alguém como Bob Hoskins.
Kiefer Sutherland
Certos atores passam a vida toda em busca de um papel, e na maioria dos casos não o conseguem. Por isso, de certa forma, atores como Channing Tatum já estão no lucro de terem concretizado seu desejo, mesmo que seja nas condições em que o ator viveu Gambit. Por exemplo, Kiefer Sutherland, imortalizado como o agente secreto Jack Bauer, da série ’24 Horas’, perseguiu com unhas e dentes o papel de Wolverine, desde que foi cogitado pela primeira vez fazer um filme dos ‘X-Men’ nas telonas nos anos 90. Ele tinha a ver? Não, pois é loiro. Nada que não pudesse ser remediado. Mas como sabemos, nunca se concretizou.
Jackie Earle Haley
Outro que corria atrás do papel de Wolverine como louco, desde o começo, mas nunca teve uma chance, foi Jackie Earle Haley. Ao contrário de Sutherland, no entanto, Haley conseguiria realizar o seu sonho de viver um personagem de quadrinhos nove anos depois, quando era lançado nas telonas o filme ‘Watchmen’, de Zack Snyder, no qual o ator interpretou o durão enigmático Walter Kovacs, vulgo Rorschach. No ano seguinte, o baixinho Haley continuou com os papeis de personagens icônicos e bem assustadores ao assumir o personagem Freddy Krueger no remake de ‘A Hora do Pesadelo’.
Thomas Jane
Finalizando a matéria dos principais atores que quase viveram Wolverine no cinema antes de Hugh Jackman, temos um ator que cairia como uma luva para o papel. A esta altura não existe dúvida de que Wolverine era um personagem tão suculento que seria capaz de mudar a vida de qualquer ator – e foi exatamente isso o que fez para a carreira de Jackman. Caso Thomas Jane tivesse sido escolhido, sem dúvida sua carreira estaria em outro patamar. Jane estava programado para fazer seu teste, mas nem isso foi capaz de fazer, devido às obrigações com as filmagens de ‘Do Fundo do Mar’, thriller de tubarão subestimado. Quatro anos depois, Jane viveria Frank Castle no filme ‘O Justiceiro’, que infelizmente não foi bem de crítica e bilheteria, falhando em se tornar uma franquia.