O presidente da Walt Disney Company, Bob Iger, quer se encontrar com o cineasta Martin Scorsese para aliviar as tensões, após seus comentários a respeito dos filmes da Marvel.

A revelação foi feita pelo próprio CEO, em sua entrevista à revista Time, que o elegeu o Empresário do Ano de 2019. Em seu perfil feito para a publicação, ele comentou sobre as críticas de Scorsese, que em um artigo feito para o New York Times, reiterou sua percepção sobre as franquias de quadrinhos.

Em seu texto, o vencedor do Oscar pontuou:

“Hoje em dia, muitos filme são produtos perfeitos manufaturados para o consumo imediato. Muitos deles são bem feitos por times compostos por indivíduos talentosos. Ao mesmo tempo, eles carecem de algo essencial no cinema: A visão unificadora de um artista individual”.

Em outro momento de seu artigo, Scorsese falou sobre como os filmes desse gênero não assumem riscos artísticos:

“Muitos dos elementos que definem o cinema como eu o conheço estão nos filmes da Marvel. O que não existe é revelação, mistério ou perigo emocional genuíno. Nada está em risco. As cenas são feitas para satisfazer um conjunto específico de desejos e são projetadas como variações de um mesmo tema”.

Antes disso, em outubro de 2019, durante uma entrevista à revista Empire, Scorsese havia pontuando que os filmes da Marvel seriam como “parques de diversão” e que não poderiam ser considerados “cinema de verdade”.

Em resposta, Iger pontuou que os comentários teriam sido “desagradáveis” e “injustos com as pessoas que fazem esses filmes. Se Marty Scorsese quer estar no ramo de assumir riscos artísticos, todo o poder para ele. Mas isso não significa que o que estamos fazendo não seja arte”.

Aproveite para assistir:

Para tentar acalmar os ânimos e estabelecer uma relação amistosa, Iger salientou em sua entrevista que tanto sua equipe como a de Scorsese estão tentando agendar um encontro entre ambos.

Vale ressaltar que o mais novo filme de Scorsese,O Irlandês‘, foi eleito um dos melhores de 2019, conquistando cinco indicações ao Globo de Ouro – incluindo as de Melhor Diretor e Melhor Filme Dramático, quatro ao SAG Awards e 14 indicações ao Critics’ Choice Awards.

Assista ao trailer:

Conhecido como “O Irlandês”, Frank Sheeran (De Niro) é um veterano de guerra cheio de condecorações que concilia a vida de caminhoneiro com a de assassino de aluguel número um da máfia. Promovido a líder sindical, ele torna-se o principal suspeito quando o mais famoso ex-presidente da associação desaparece misteriosamente.

O elenco conta com Robert De Niro, Al Pacino, Joe Pesci, Ray Romano, Anna Paquin e Harvey Keitel.