sábado, abril 27, 2024

Após ‘Até os Ossos’, relembre os filmes mais CHOCANTES sobre CANIBAIS

Filmes abordando a temático do canibalismo sempre foram muito presentes no gênero do terror, e não apenas pelo gore, mas pelo ato absolutamente repugnante e incompreensivo.

Dito isso, produções desse tipo tem sido cada vez mais constantes, sobretudo neste ano de 2022, onde tivemos diversos títulos que abordaram esse conceito, vide o recente ‘Até os Ossos’.

E, ao longo da história da sétima arte, tivemos alguns filmes excelentes dessa bizarra vertente, com uns virando clássicos eternos do cinema.

Então, como estão falando bastante sobre canibalismo nos filmes, resolvemos fazer aqui uma lista com os melhores exemplares que mexeram com o tema. Pegando não apenas filmes mais antigos, com também obras recentes que deram o que falar. Vamos à lista!

Demônio de Neon (2016)

Dirigido por Nicolas Winding Refn, de ‘Drive‘, ‘Demônio de Neon‘ acompanha Jesse (Elle Fannng), uma jovem de 18 anos que acaba de chegar a Los Angeles. Dona de uma beleza natural impressionante, ela tenta a sorte como modelo profissional.

Após tirar algumas fotos mórbidas para um jovem fotógrafo, é contratada por uma conceituada agência de modelos. Bastante ingênua, ela passa a lidar com o ego sempre inflado das demais modelos e também com a maquiadora Ruby (Jena Malone), que possui intenções ocultas com a jovem.

Mortos de Fome (1999)

Não deixe de assistir:

Mortos de Fome‘ é uma mistura de ação sem fim onde os habitantes de um isolado posto militar enfrentam um bando de insaciáveis canibais num confronto mortal por sobrevivência. Guy Paearce, Robert Carlyle e David Arquette precisam lutar contra os brutais elementos da selvagem Sierra Nevada. Assim como contra seus próprios instintos assassinos. Um filme realmente impressionante!

Grave – Raw (2016)

Após sofrer bullying na faculdade, com os alunos colocando fígado de coelho para comer, uma garota que era vegetariana se torna uma canibal e passa cometer horríveis atrocidades, revelando assim um segredo familiar que era mantido a sete chaves.

O longa escrito e dirigido pela francesa Julia Ducournau foi exibido no Festival de Toronto e fez diversas pessoas passarem realmente mal durante a sessão. O filme traz lasceração explicita, membros decepados e muito, muito sangue! O que fez algumas pessoas não aguentarem e paramédicos serem chamados às pressas.

O Massacre da Serra Elétrica (1974)

Mais um clássico do gênero terror que tratou de canibalismo foi o bizarro e genial ‘O Massacre da Serra Elétrica‘, que conta a história de um homem, único sobrevivente do fatídico episódio onde um homem usando uma máscara de pele humana o aterrorizou junto com seus 4 outros amigos. Em 1973, a polícia texana deu como encerrado o caso de um terrível massacre de 33 pessoas provocado por um homem que usava uma máscara feita de pele humana.

Nos anos que se seguiram os policiais foram acusados de fazer uma péssima investigação e de terem matado o cara errado. Só que dessa vez, o único sobrevivente do massacre vai contar em detalhes o que realmente aconteceu na deserta estrada do Texas, quando ele e mais 4 amigos estavam indo visitar o seu avô.

Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007)

Passado no Reino Unido em plena Era Vitoriana, ‘Sweeney Todd‘ é um dos vários contos de Penny Dreadful – que também virou série, e foi uma peça musical na Broadway. A história do barbeiro canibal ganhou também dois filmes, óperas e várias outras mídias. E, sem dúvidas, o mais famoso deles foi dirigido por Tim Burton e conta com os atores Helena Bonham Carter e Johnny Depp. É visualmente impactante, musicalmente belo e gótico até o último pelo.

Fresh (2022)

Fresh‘ segue uma linha onde vemos o tema do canibalismo com alguns tons cômicos, mas dentro do horror. Tudo começa como um filme de romance, com uma mulher passando por vários dates errados até conhecer um médico que parece um prato cheio.

Contudo, quando ela espontaneamente embarca em um fim de semana a dois em outra cidade descobre que a tal relação talvez seja mais indigesta do que imaginava, e com direito a alguns acompanhamentos na mesma situação que ela, que são embalados em partes e enviados para clientes com um paladar desumano. Algo que parece ter saído diretamente da deep web e ganhou as telas do Star+ aqui no Brasil.

Holocausto Canibal (1980)

O professor de antropologia Harold Monroe (Robert Kerman) viaja para uma longínqua floresta na América do Sul para descobrir o que aconteceu com um grupo de documentaristas que desapareceu no local dois meses atrás. Durante a estadia, Harold encontra pedaços do filme e descobre torturas cometidas pela equipe. ‘Canibal Holocausto‘ é uma das produções mais impactantes e cruéis já feitas, rendendo comentários e ojeriza do público até os dias de hoje.

O Silêncio dos Inocentes (1991)

Não existe a menor dúvida que Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) é o canibal mais celebre da história do cinema, e isso não é gratuito, pois ‘O Silêncio dos Inocentes’, obra-prima de Jonathan Demme, é um dos thrillers mais brilhantes da história. E não apenas por trazer uma história envolvente e visceral de um serial killer, mas por expor a mente doentia do Lecter e como é visto com refinamento o hábito do canibal, que compara a carne humana às melhores iguarias da alta culinária mundial. Um filme absolutamente fascinante estrelado por Jodie Foster e que até hoje impressiona por sua qualidade.

Mais notícias...

Wilker Medeiroshttps://www.youtube.com/imersaocultural
Wilker Medeiros, com passagem pela área de jornalismo, atuou em portais e podcasts como editor e crítico de cinema. Formou-se em cursos de Fotografia e Iluminação, Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica, Forma e Estilo do Cinema. Sempre foi apaixonado pela sétima arte e é um consumidor voraz de cultura pop.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS