A Village Roadshow, uma das produtoras responsáveis pela supervisão e pelo financiamento do recente ‘Matrix Resurrections‘, abriu um processo contra a Warner Bros. Pictures pelo fato do estúdio ter disponibilizado o longa-metragem na HBO Max.
De acordo com o Variety, o estúdio argumentou em novos processos judiciais que nunca prometeu lançar o filme exclusivamente nos cinemas, e que a produtora Village Roadshow ainda deve US$ 112.5 milhões em despesas do projeto.
O advogado Daniel Petrocelli defendeu a Warner, alegando que a disputa deveria ser regida pela cláusula de arbitragem do contrato e que a Warner Bros. tinha autorização para lançar o filme simultaneamente em sua plataforma de streaming porque o contrato nunca prometeu um lançamento exclusivamente nos cinemas.
“A palavra ‘exclusivo’ aparece mais de uma dúzia de vezes no acordo entre ambas as partes, mas nenhuma vez sobre as obrigações de lançamento da Warner. Um lançamento ‘exclusivo’ nos cinemas não fazia parte do acordo,” afirmou.
Vale lembrar que a Village Roadshow acusou a Warner de ter sabotado a exibição do filme nos cinemas com o lançamento simultâneo apenas para atrair mais assinantes à plataforma de streaming.
Leia o processo completo aqui!
Assista à nossa crítica do filme:
‘Matrix’ foi lançado em 1999 e aclamado pelo mundo por conta dos efeitos visuais pioneiros. O original ganhou quatro Oscars e arrecadou 463 milhões de dólares em todo o mundo.
Seguiram-se duas continuações, ‘Matrix: Reloaded’ e ‘Matrix: Revolutions’, ambas lançadas nos cinemas em 2003.
Ao todo, a trilogia arrecadou US$ 1.6 bilhão de dólares para a Warner Bros Pictures.