domingo, abril 28, 2024

‘Aquaman: O Reino Perdido’ | Detalhes para prestar atenção no trailer do novo filme

Depois de trocentos adiamentos, muitos pensaram que a Warner havia se esquecido de Aquaman: O Reino Perdido. A ideia era que ele fosse lançado em dezembro de 2022, mas acabou passando por algumas provações em seu desenvolvimento, como a pandemia, a confusão jurídica entre Amber Heard e Johnny Depp, e o reboot total do Universo DC nos cinemas. Em meio a esse pagode doido, Jason Momoa e James Wan tentaram dançar conforme a música, sempre garantindo que o filme seria lançado nas telonas e que teria uma história significativa. No entanto, após os adiamentos, pouquíssimas coisas sobre o longa foram divulgadas, deixando os fãs receosos. Para piorar, nas últimas semanas, surgiu um boato – vindo de uma montagem nas redes sociais – brincando que o estúdio teria perdido o arquivo com o filme.

E chega a ser compreensível que algumas pessoas tenham levado a imagem a sério, porque mesmo que tivesse um claro cunho humorístico, era uma montagem realmente bem feita, mas trazendo um errinho no nome do veículo (muito confiável) que supostamente teria noticiado essa pataquada. Pois bem, vendo a repercussão que isso teve, a Warner correu para lançar um teaser anunciando o lançamento do trailer. Quase reafirmando que eles não tinham perdido o arquivo e que o filme ainda seria lançado nos cinemas.

Com isso, agora temos o primeiro trailer oficial de Aquaman: O Reino Perdido, que está programado para estrear nas telonas em 20 de dezembro deste ano. Mas é aquilo, né? Dia 20 é uma quarta-feira. Como os filmes, no Brasil, estreiam nas quintas, é melhor considerar a data oficial para o dia 21 de dezembro. E por mais que o universo DC esteja prestes a ser reiniciado, esse trailer indica uma aventura que está mais preocupada em desenvolver sua história do que tentar abraçar um universo fadado ao fim. Ou seja, é promissor. Por isso, destacamos alguns pontos interessantes que você pode ter deixado passar no trailer. Confira!

O trailer já começa com o próprio Aquaman (Momoa) situando o público no período que o filme se passa. Com essa bagunça da DC nos últimos anos, ninguém sabe mais ou menos quando as produções estão se passando. Mas agora, com isso, já estamos cientes de que se passa quatro anos após os eventos do primeiro filme, que supostamente aconteceu em 2018. Ou seja, em teoria, a sequência se passa em 2022 – data original de seu lançamento.

Mais do que isso, o Aquaman revela sido coroado Rei de Atlântida e que agora é responsável por seu filho, um simpático bebezinho. Quem conhece um pouco mais do personagem nos quadrinhos sabe que o herói teve um filho, Arthur Curry Jr., que não aproveitou tanto a vida, porque acabou morrendo em um confronto do pai com o…

Não deixe de assistir:

Pois é, o filho do Aquaman morreu num embate contra o Arraia Negra, que também é o grande vilão deste filme. Mais do que isso, o próprio vilão (Yahya Abdul-Mateen II) tem um momento em que diz que seu objetivo é exterminar a linhagem de Arthur e reduzir seu reino a cinzas. No entanto, se serve de consolo, é muitíssimo improvável que o estúdio revele isso logo de cara no primeiro trailer oficial do novo longa. É algo grande demais para só largarem assim, de graça. Por isso, dá para presumir que o bebê saíra dessa vivo. Mas o mesmo não pode ser dito de Thomas Curry (Temuera Morrison).

Isso porque o farol em que o pai do Aquaman vive, e eventualmente se torna o porto seguro do herói em terra firme, aparece completamente destruído. E cá entre nós, o impacto de ver o Thomas sendo morto, aquele que foi a figura paterna do Arthur por anos e que já teve um bom desenvolvimento em tela, traz um peso interessante para o filme. Claro que transformarem o bebê do protagonista em petisco de tubarão também seria cruel e bizarro, mas talvez trouxesse um impacto pesado demais para uma aventura cheia de humor e personagens carismáticos.

Obviamente, tudo especulação. Pode ser até que não morra ninguém.

O trailer também faz questão de acabar com os boatos de que a Amber Heard, que passou os últimos anos no olho do tsunami por conta da batalha  judicial, teria sido cortada da sequência. Ela está no filme e aparece novamente interpretando a Mera. Agora, se ela terá um papel fundamental ou se será uma ‘mera participação’, só vamos descobrir em dezembro. Fica também a dúvida se ela é ou não a mamãe do Aquaman Jr., mesmo que o bebê seja loiro, ela seja ruiva e o pai seja moreno. De qualquer forma, a Mera não e a única velha conhecida a dar as caras.

O trailer dedica um bom espaço de tempo ao Orm (Patrick Wilson). Para quem não lembra ou não o reconheceu por conta desse visual do Mendigo dos Mares, de Irmão do Jorel, o Orm é o irmão 100% Atlante do Aquaman, que se tornou o vilão do primeiro filme por ter um plano de inundar a superfície para fazer das criaturas marinhas as soberanas e impedir a poluição, o desmatamento e falta de consciência ecológica dos humanos. Ao longo do trailer, podemos ver que o filme dedicará uma sequência no deserto para mostrar o Arthur indo tirá-lo da prisão desértica que provavelmente será no Saara.

Alguns momentos depois, ele aparece já com o traje atlante e seu cabelo cortado e penteado, ao melhor estilo Gugu Liberato. Já com seu visual padrão, ele tem um momento para dizer que o irmão “não é tão mau quanto pensa”. Ou seja, o novo filme deve estar preparando um arco de redenção para o antigo vilão. O que faz sentido, porque tudo indica que Aquaman: O Reino Perdido será essencialmente sobre família. Ao dar esse papel secundário para Orm, os rumores de que a participação de Mera foi reduzida parecem ganhar força, já que foi ela quem ocupou esse papel de coadjuvante em aventuras no filme de 2018.

Outro ponto realmente interessante do trailer é a nova ameaça. Apesar de já ter causado muita dor de cabeça no primeiro filme, o Arraia Negra veio com tudo dessa vez, já que trouxe um novo traje, um capacete ainda mais desenvolvido e o terrível Tridente Negro. Não se sabe muito bem o que essa nova arma é capaz, mas se o Tridente de Atlan (o do Aquaman) o permite convocar e controlar as criaturas do mar, esse Tridente rival é cercado por uma energia verde que parece controlar os mortos. E como agora sabemos que o filme da Trincheira (que seria um spin off do primeiro filme, também dirigido por James Wan) foi cancelado, pode ser que algumas ideias desse projeto tenham sido adaptadas para cá, como aquele monstrão meio crustáceo que aparece atacando o Aquaman no fim do trailer.

Vale destacar também que esse traje do Arraia parece muito com o traje Stealth usado pelo Aquaman para resgatar o irmão no deserto. Por ser um uniforme militar atlante, ele deve ser mais resistente e ter algum tipo de tecnologia interna de hidratação. E como o Arraia Negra é todo feito de tecnologia roubada de Atlântida, pode ser que herói e vilão se enfrentem com o mesmo tipo de proteção externa.

Isso aqui certamente não vai influenciar em nada no desenrolar do filme, mas vale o destaque por ser uma referência sensacional.

Na década passada, muito influenciado pelo sucesso estrondoso da série The Big Bang Theory, o Aquaman virou piada para grande parte do fandom. E como os filmes inspirados em histórias em quadrinhos furaram a bolha, o público em geral passou a tratar o Aquaman como um bucha.

A principal piada era a de que o poder dele era falar com peixes. Além de fazer uma piada com isso no primeiro filme, James Wan mostrou na prática que falar e controlar criaturas que ocupam mais de 70% do planeta Terra pode ser muito útil ao invocar um tipo de Kraken para ajudar na guerra. A outra grande piada era o herói nadar por aí montado em um cavalo marinho. Ao que tudo indica, esse motivo de zoeira será aniquilado no novo filme, já que o Aquaman aparece surfando em um tipo de Cavalo Marinho feito de pura água. Não tem como ficar mais legal que isso.

Por fim, mas não menos importante, vale lembrar que a história do primeiro filme era fortemente inspirada nos contos de Júlio Verne. Há elementos Vernianos fantásticos que ajudam a criar uma aventura diferenciada. E neste novo filme, parece que veremos essa influência ditar os rumos novamente. Fato é que o gênero de viagens fantásticas/ mundos perdidos dominou a literatura na virada do século XIX para o XX. E anos mais tarde, o cinema passou a explorar bastante isso, se tornando uma verdadeira mina de ouro. E como o primeiro Aquaman, que é Verne purinho, foi o único filme do extinto DCEU a bater 1 bilhão de dólares em bilheteria, parece que Wan vai repetir a dose.

Ao que tudo indica, Aquaman 2 será a grande despedida do DCEU, trazendo uma aventura centrada em seu protagonista e em sua família, o que, sinceramente, é o melhor a ser feito. Será o encerramento do ciclo deste Aquaman e em breve veremos a nova abordagem do herói, que pode ser até mesmo interpretada pelo mesmo Jason Momoa, segundo comentários do próprio James Gunn. O longa promete visuais incríveis e muita diversão, o que deve permitir que o Aquaman reine soberano nas bilheterias de fim de ano. Promissor.

Aquaman: O Reino Perdido chega aos cinemas em 20 de dezembro de 2023. Ansiosos?

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS