Quem diria que os zumbis se tornariam os monstros mais queridos e confiáveis da cultura pop? Alçados ao status da fama pelo clássico atemporal A Noite dos Mortos Vivos (1968), de George Romero (o “pai” das criaturas), depois que surgiram em cena eles nunca mais saíram, pelo contrário, cada vez ganharam mais atenção. Durante as décadas de 80 e 90 sua popularidade só fez crescer. Hoje, assim como os super-heróis, os zumbis parecem estar em todos os lugares e em todas as mídias, desde filmes, séries de TV até games.

Enfatizando ainda mais o argumento, temos o mais novo lançamento de sucesso da Netflix, Army of the Dead: Invasão em Las Vegas, superprodução de Zack Snyder. Pegando a onda deste hype, resolvemos trazer uma nova lista (já que toda matéria sobre zumbis ainda é pouco) de dicas de filmes e séries voltadas para lançamentos recentes dentro do tema, sejam eles mais inclinados para os gêneros do terror, ação, aventura ou comédia. Confira abaixo.

Army of the Dead: Invasão em Las Vegas

Zack Snyder, ame-o ou odeie-o. Mas ser indiferente quanto ao cineasta jamais! A mais nova superprodução da Netflix é um dos filmes mais badalados deste meio de 2021. Deixando um pouco o terror de lado e apostando nos seus costumeiros tiros, porradas e bombas, a trama apresenta um grupo de mercenários armados até os dentes numa missão suicida: abrir um cofre de um cassino em Las Vegas em meia a uma realidade apocalíptica na qual a cidade se vê tomada de mortos-vivos. Dave Bautista, o Drax de Guardiões da Galáxia, protagoniza.



Filmes

Pequenos Monstros

Em cartaz atualmente no Telecine Play, esta comédia de terror traz a musa vencedora do Oscar Lupita Nyong’o na pele de uma professora levando seus alunos, todos ainda na infância, para um passeio escolar. A responsabilidade da protagonista aumenta substancialmente quando ela precisa protege-los de uma infestação zumbi. O filme fez sua estreia no Festival de Sundance 2019 e depois foi comprado pela plataforma de streaming Hulu nos EUA.

#Alive

Outra produção sobre o tema comprada pela Netflix, este filme vem fazendo grande sucesso na plataforma devido à sua estética realista e tensa. Após a aclamação de crítica e público que Invasão Zumbi (2016) obteve e a consagração do extremo Parasita (2019) no Oscar, plateias do mundo todo voltaram sua atenção para obras saídas da Coreia do Sul. Aliás, poderíamos ter incluído a sequência Invasão Zumbi 2: Península (2020) na lista como representante das produções do país, mas optamos pelo menos conhecido, porém, mais elogiado #Alive.

Aproveite para assistir:





Ataque dos Zumbis

Atuações de atrizes em filmes de terror não são tão valorizados quanto deveriam. Uma das jovens mais talentosas no gênero hoje é Jane Levy, que teve um trabalho assombroso em ambos A Morte do Demônio (2013) e O Homem nas Trevas (2016). Aqui, nesta produção da Sony – Crackle, ela aposta no “terrir” como Samantha, uma das funcionárias de uma empresa de armas de fogo que vê seus colegas se transformarem em zumbis furiosos após consumirem uma bebida energética. Argumento criativo para o marco zero de uma pandemia. Zachary Levi, o Shazam do cinema, é um dos chamarizes na pele do antagonista, um funcionário egocêntrico.

Anna e o Apocalipse

Produção britânica, aqui seguimos com uma obra voltada igualmente ao humor, mas sem esquecer os litros de sangue e muita dilaceração. Extremamente criativo, e também bastante perturbador, este é um musical natalino que parece ter saído dos palcos da Broadway. A pegadinha é que se trata de um musical natalino em meio a uma pandemia zumbi, onde os protagonistas estudantes colegiais precisam lutar por suas vidas e salvar amigos e familiares.

Leia também: Crítica | Anna e o Apocalipse – Humor, Natal e Zumbis em Musical Criativo

A Noite Devorou o Mundo

Terminamos a parte das dicas de filmes com uma produção francesa que marcou presença em nossas terras no prestigiado Festival Varilux 2018. A trama mostra um sujeito chegando a uma festa a fim de colocar a relação com a ex em pratos limpos. No local, cansado, ele termina dormindo num quarto durante a reunião, e quando acorda na manhã seguinte testemunha uma realidade aterradora: durante a madrugada a cidade foi palco de uma epidemia incontrolável que transformou a todos, ou quase todos, em assassinos enfurecidos comedores de carne. Agora Sam (Anders Danielsen Lie) precisa sobreviver pelos apartamentos e telhados de Paris. A belíssima iraniana Golshifteh Farahani e o veterano Denis Lavant são os rostos conhecidos no elenco.



Leia também: Crítica | A Noite Devorou o Mundo – ‘Eu Sou a Lenda’ francês e intimista

Séries

Black Summer

Em vias de estrear sua segunda temporada, desta vez a série promete um clima bem gelado e zumbis na neve. O programa da Netflix foi lançado em 2019 e fala sobre um grupo de sobreviventes se unindo para voltar a seus entes queridos em meio aos estágios iniciais de uma infestação zumbi. A loirinha Jamie King é o rosto conhecido no elenco. O segundo ano, com todos os seus 8 episódios, tem data de estreia programada para o dia 17 de junho de 2021.

The Walking Dead: Um Novo Universo

Falar sobre o sucesso da série The Walking Dead é chover no molhado. No ar desde 2010, o programa já dura 10 temporadas e tem a 11ª engatilhada, se tornando assim um dos maiores fenômenos da cultura pop recente. Tamanho é o status de culto, que Walking Dead gera agora seu segundo derivado, após a igualmente bem-sucedida Fear the Walking Dead (2015) – em cartaz em sua 6ª temporada. Este segundo derivado usa como tema a primeira geração de adolescentes crescidos durante o apocalipse zumbi, que nunca viveram num mundo que não trouxesse tal realidade. A nova série exibiu sua 1ª temporada no fim do ano passado e já prepara seu 2º ano.


Daybreak

Já imaginou um Curtindo a Vida Adoidado (1986) com zumbis? Pois bem, é mais ou menos a proposta desta série da Netflix. O título Daybreak é quase um “Day-Off” e no elenco temos Ferris Bueller em pessoa, Matthew Broderick, aqui vivendo o diretor do colégio. Uma boa referência. O programa foi lançado em 2019 e teve 10 episódios. Mas infelizmente, a série foi cancelada.

Reality Z

Depois de filmes de zumbis sul coreanos e franceses, agora temos um seriado cem por cento brazuca na lista de recomendações. Um dos chamarizes é a presença da estrela Sabrina Sato como uma apresentadora. A trama mostra concorrentes num reality show no estilo Big Brother, precisando usar o grande estúdio em que se encontram, dublando pelo Projac, como refúgio a fim de sobreviveram a um apocalipse zumbi. A série foi lançada ano passado e conta com 10 episódios de sua primeira temporada.

4 Contra o Apocalipse

Aqui temos inclusive uma série animada da Netflix entre as dicas de produções do gênero. Animações adultas fazem muito sucesso na TV, vide BoJack Horseman e Rick e Morty. Embora esta The Last Kids on Earth (no título original) não seja exatamente uma série adulta, aborda o tema do apocalipse zumbi em sua história, o que é curioso para um desenho animado. A trama utiliza elementos de um grande sucesso da casa, Stranger Things, com quatro pré-adolescentes precisando enfrentar o fim do mundo contendo todo tipo de criatura monstruosa além dos infames mortos-vivos.

Santa Clarita Diet

Só para “variar”, temos outra série da Netflix finalizando a lista de dicas. Produzida e estrelada pela querida Drew Barrymore, esta é outra investida cômica no tema dos zumbis. Aqui, o paralelo traçado é com as dietas milagrosas dos ricos e famosos da Califórnia, na pequena e exclusiva cidade de Santa Clarita. A graça é que tal dieta na realidade é de carne humana, já que a protagonista vai gradativamente se tornando uma zumbi, enquanto seu marido e filhos correm contra o tempo a fim de reverter seu quadro. O programa estreou em 2017 e durou 3 temporadas até 2019.

Comentários

Não deixe de assistir:

🚨 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE 🚨http://bit.ly/CinePOP_Inscreva