domingo, abril 28, 2024

Artigo | Vecna, Eleven e o encontro de dois mundos: o final explicado da 4ª temporada de ‘Stranger Things’

Cuidado: MUITOS spoilers à frente.

Em maio de 2022, a Netflix nos presenteou com a tão aguardada quarta temporada de ‘Stranger Things’, uma das produções mais bem-sucedidas da plataforma de streaming. Divulgando os primeiros sete episódios, a narrativa nos preparou para um explosivo season finale que teria a duração de quatro horas divididas em dois longos capítulos – e os Irmãos Duffer, apesar de tropeçarem aqui e ali, conseguiram entregar exatamente o que esperaríamos de uma série como esta.

Agora, convidamos você a revisitar a conclusão do mais recente ciclo, à medida que os levamos para compreender algumas das reviravoltas que podem ter passado batido.

Para aqueles que não se recordam, a sétima iteração do primeiro volume revelou a identidade de Vecna, o antagonista mais vil e mais bem trabalhado da produção até agora. A verdade é que o vilão que vinha assassinando pessoas na pequena cidade de Hawkins era o filho de Victor Kreel (Robert Englund), Henry, e o Number One (personalidades interpretadas pelo incrível Jamie Campbell Bower), a primeira criança a ser “adotada” pelo Dr. Brenner (Matthew Modine) para o desenvolvimento de habilidades psíquicas. Entretanto, Henry, dotado de uma maligna personalidade, se transformou em um homicida sem coração que foi impedido apenas por Eleven (Millie Bobby Brown) em uma batalha intrincada que o levou para o Mundo Invertido e o transformou na criatura como a conhecemos agora.

É claro que as revelações da parte inicial da 4ª temporada foram inúmeras – o que nos levou a pensar que não iríamos mais lidar com tantos acontecimentos espetaculares nos dois episódios finais. Mas isso não aconteceu, e a backstory de Vecna com Hawkins e com todos os personagens principais da trama ainda tinha muito a ser explorado.

Como vemos em meados do nono capítulo, “The Piggyback”, Vecna e Eleven se enfrentam em um beligerante conflito que prenuncia a suposta resolução. Eleven tenta dizer que ele não precisa seguir o caminho da escuridão e que ela sabe o sofrimento pelo que passou nas mãos do Dr. Brenner – mas as coisas não saem como o esperado. Na verdade, Vecna sabe no que se transformou e que, arquitetando um plano de vingança muito bem delineado, estava reunindo forças para voltar à cidade natal e colocar seu reino de caos em prática. Afinal, quando no Mundo Invertido, ele teve contato com uma substância que fica apelidada de Sombra – e que dá vida aos monstros que assolam Hawkins. E, ao tomar controle e conhecimento dessa substância, Vecna conseguiu “criar” essas criaturas e esperou o momento em que a barreira entre as duas dimensões se abriria – cortesia, obviamente, de Eleven (que, no ápice de seus poderes, criou uma fenda que permitiu que os Demogórgons e o Devorador de Mentes causassem tantas mortes).

Mas isso não é tudo: apesar de ser derrotado por uma ação em conjunto, os trâmites do antagonista se concretizam. Seu objetivo era descerrar quatro portais através de quatro mortes (três delas realizadas nos capítulos anteriores: Chrissy, Fred e Patrick), cujas entradas iriam se convergir em uma explosão multidimensional e dar espaço para que o Mundo Invertido tomasse conta da nossa realidade. Antes de desvanecer (ou assim pensamos), Vecna conseguiu matar Max (Sadie Sink) por alguns momentos, antes que fosse salva e reanimada por Eleven em um coma profundo do qual tem pouquíssimas chances de sair. Os quatro portais, então, se materializaram em Hawkins e causaram uma histeria generalizada nos habitantes, impulsionando-os a deixar a cidade e abandonar os problemas que viriam a enfrentar.

Não deixe de assistir:

Eleven e sua família, entretanto, não saem de lá e, retornando às raízes, reencontram e reerguem a “cabana” em que moravam tempos atrás – e que volta a se tornar palco do reencontro entre ela e Hopper (David Harbour), depois de uma trágica separação. A protagonista se sente derrotada por não ter conseguido impedir Vecna de cumprir seus sombrios desejos e pelo fato de nunca ter sido derrotada antes. “Você já perdeu”, é a frase que o vilão profere antes de dar adeus, ao menos por agora. Mas a breve tranquilidade some em um piscar de olhos – e Will (Noah Schnapp), agora de volta a Hawkins, sente a presença das criaturas do Mundo Invertido mais forte do que nunca.

Na sequência final, temos os personagens descobrindo que uma agourenta e tenebrosa nuvem mancha os céus, trazendo partícula da outra dimensão para a cidade – prenunciando, dessa forma, o embate final entre o bem e o mal que mudará a história de cada um para sempre.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS