A cada ano, dezenas de atrizes são reveladas em algum grande filme. Porém, nem todas conseguem se manter na indústria e se tornar estrelas badaladas. Em todas as décadas, temos atrizes que chamaram enorme atenção. Algumas seguem e se mantém no topo do jogo. Outras, não conseguem traduzir sua fama e popularidade para a década seguinte. Na década de 90, um dos anos mais interessantes foi o de 1994. É ele justamente que está completando 30 anos em 2024. Em 1994, tivemos alguns dos maiores filmes da década, que trouxeram algumas das melhores revelações de atrizes no período. Confira algumas das mais marcantes abaixo.
Kirsten Dunst – Entrevista com o Vampiro
Imagine ser uma atriz estreante e começar atuando lado a lado a Tom Cruise e Brad Pitt? Mas não apenas isso, imagine também dar seu primeiro beijo em tela no citado ex de Angelina Jolie? Para pouquíssimas, certo? Agora imagine tudo isso aos 12 anos de idade. Essa foi a meta atingida por Kirsten Dunst. A atriz já tinha feito cinco filmes antes, mas é inegável que ‘Entrevista com o Vampiro’ foi o divisor de águas em sua muito jovem carreira.
Sandra Bullock – Velocidade Máxima
Vale lembrar mais uma vez que a revelação de uma atriz em um filme não é necessariamente seu primeiro trabalho como atriz nas telonas. A revelação é justamente o primeiro grande destaque. Sandra Bullock, por exemplo, já havia feito nada menos que dez filmes (incluindo obras interessantes como ‘O Silêncio do Lago’ e ‘O Demolidor’), antes de dirigir um ônibus em alta velocidade, que não podia parar. E pensar que a atriz programada originalmente para ‘Velocidade Máxima’ era Ellen DeGeneres.
Cameron Diaz – O Máskara
A bela Cameron Diaz era modelo antes de tentar a sorte na carreira de atriz. E ainda bem que ela apostou nessa segunda carreira, nós agradecemos. Ao contrário das duas atrizes acima, Cameron Diaz realmente estreou em ‘O Máskara’, sendo este seu primeiro trabalho na atuação. Ou seja, nem precisa ser dito que a loira chegou chutando com força a porta, com os dois pés. Assim como o personagem de Jim Carrey no filme, todos ficamos com o coração na boca. Vinte anos depois de sua estreia, a loira se aposentaria de forma precoce, ficaria dez anos fora do jogo, somente para retornar em uma produção da Netflix, que será lançada ano que vem.
Natalie Portman – O Profissional
Assim como Kirsten Dunst, Natalie Portman era apenas uma menina de 13 aninhos em seu filme revelação, há 30 anos. E assim como Cameron Diaz, Portman também estreava em seu primeiro trabalho como atriz em um filme, três décadas atrás. Como se já não fosse um feito impressionante chamar tanta atenção em seu filme de estreia, Portman, assim como as demais acima, continua na ativa até hoje, tendo se tornado uma das maiores estrelas de sua geração em Hollywood e dona de um Oscar.
Kate Winslet – Almas Gêmeas
Por falar em talentosas atrizes vencedoras do Oscar, a esta altura ninguém possui a mínima dúvida de que Kate Winslet é uma das maiores intérpretes que já pisaram em Hollywood nestes 30 anos. Embora grande parte do público tenha notado a atriz britânica em ‘Titanic’ (sua verdadeira grande revelação), a moça já havia aparecido em filmes de destaque antes, como ‘Razão e Sensibilidade’ (1995) – que lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar. Mas o primeiro trabalho de Winslet no cinema foi neste drama de Peter Jackson – que chamou atenção no circuito cult.
Hilary Swank – Karatê Kid 4
Ainda na seara das atrizes vencedoras do Oscar, que tal agora uma artista vencedora não de uma estatueta, mas de duas. O feito de Hilary Swank impressiona e é para poucos. A jovem estrela guarda duas estatuetas em sua estante, como atriz protagonista (por ‘Meninos Não Choram’ e ‘Menina de Ouro’). Antes de ambos, há 30 anos, ela estrelava seu primeiro filme como protagonista e se tornava a segunda aluna do mestre do karatê, Sr. Miyagi (Pat Morita). Se isso não é tirar onda. Justamente por isso, achamos que Swank deveria aparecer na temporada final de ‘Cobra Kai’.
Renée Zellweger – O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno
Nem toda estreia é marcante. E nem toda revelação é positiva. Você lembra do filme que Renée Zellweger trabalhou ao lado de Matthew McConaughey? Não? Tudo bem, quase ninguém lembra. E os que lembram querem esquecer – incluindo a dupla de atores. Acontece que um dos primeiros trabalhos da dupla Zellweger e McConaughey no cinema foi no trash ‘O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno’, quarto filme de uma franquia que, àquela altura já estava morta e enterrada. O filme ficou engavetado e só viu a luz do dia quando os dois se tornaram nomes badalados em 1996 (com ‘Jerry Maguire’ e ‘Tempo de Matar’). Ah sim, ambos levaram seus Oscar, e Zellweger levou dois.
Katherine Heigl – Meu Pai Herói
Katherine Heigl ficou conhecida por grande parte do público graças à sua participação na série médica de sucesso ‘Grey’s Anatomy’. Porém, talvez nem todos saibam que Heigl foi uma atriz mirim, e teve seu primeiro papel de destaque aos 16 aninhos de idade. Curiosamente, o filme que marcou sua revelação foi ‘Meu Pai Herói’, remake de uma comédia francesa, que contou com o mesmo Gérard Depardieu, reprisando o papel do pai divorciado de uma adolescente de férias em um resort. O filme fez sucesso nas locadoras na época, mas hoje poucos lembram da obra.
Julia Ormond – Lendas da Paixão
Não foi só a menina Kirsten Dunst que era revelada em um filme com Brad Pitt, há 30 anos. A britânica Julia Ormond, então com 29 anos, também era revelada da mesma forma. O chamariz de Ormond foi em ‘Lendas da Paixão’, que contou ainda com Anthony Hopkins no elenco, e um cenário rural – em uma história épica sobre três irmãos, apaixonados pela mesma mulher. Ormond era esta mulher. E com as formas da atriz, é claro que o público também se apaixonava por ela. Na mesma época, a atriz estrelaria também produções badaladas como ‘Lancelot – O Primeiro Cavaleiro’ (com Sean Connery e Richard Gere) e ‘Sabrina’ (com Harrison Ford – pegando o papel que havia sido de Audrey Hepburn).
Elle Macpherson – Sereias
Elle Macpherson é outra modelo que tentou a sorte na carreira como atriz nos anos 90. Sua primeira investida na atuação foi em ‘Sereias’, misto de comédia, drama e romance, estrelado por Hugh Grant e Sam Neill. No filme, Macpherson é uma modelo nua de retratos. Depois disso, a modelo atuou em outros filmes, mas marcaria mesmo no papel de Janine, a colega que dividiu o apartamento com Joey em ‘Friends’.