Quem não gosta de dar boas risadas?
Seja com tramas que remontam ao nosso cotidiano, seja com incursões completamente nonsense, a comédia é um dos gêneros mais difíceis de se criar – tanto na literatura quanto no cinema e na televisão. Mas 2023 se mostrou como um poderoso ano para esse tipo de narrativa, principalmente quando pensamos nas ótimas produções seriadas que dominaram o cenário mainstream.
Pensando nisso, preparamos uma breve lista elencando as cinco melhores séries de comédia do ano, que inclui a impecável última temporada de ‘Ted Lasso’ e o segundo ciclo de ‘O Urso’.
Confira abaixo as nossas escolhas:
5. PLATONIC – 1ª TEMPORADA
Se ‘Platonic’ passou longe de sua lista de séries para ter visto em 2023, você com certeza deixou de assistir a uma das melhores produções de comédia talvez da década. Protagonizada por Seth Rogen e Rose Byrne, a obra é uma explosão de química e de honestidade que traz o melhor da dupla à tona em uma cândida história que, felizmente, foi renovada para a 2ª temporada. A trama gira em torno de dois ex-melhores amigos, que se conheceram na juventude e se reconectam depois de muito tempo, agora como adultos. Na tentativa de reconstruir a antiga amizade e superar os motivos que os levaram a se afastar, eles percebem porque não deu certo à medida em que suas vidas começam a se desgastar, então eles são obrigados a reavaliarem o plano.
4. TRETA – 1ª TEMPORADA
“Um retrato genuíno e hiperbólico da sociedade contemporânea, ‘Treta’ é a consumação máxima da frustração humana em seus extremos. Entre a pobreza e a riqueza, a carreira que deu certo e a vida na malandragem e entre trambiques e negociações milionárias, a série original da A24 para a Netflix é uma profunda e caótica análise de personagem que mostra homens e mulheres em seu estado mais primitivo. E com as emoções à flor da pele, diante das circunstâncias mais adversas, dois estranhos que se cruzam no trânsito se tornam algozes um do outro, fazendo de uma fechada em um estacionamento de uma loja de departamento em uma jornada infindável de vinganças desmedidas e ira dilacerada” – Rafaela Gomes
3. O URSO – 2ª TEMPORADA
“Repetindo o mesmo formato da direção com cortes rápidos, valorizado por uma montagem cirúrgica e frenética, ‘O Urso’ ainda nos surpreende ao reunir um grupo impecável de estupendas participações especiais. Com Bob Odenkirk, Jon Bernthal, Gillian Jacobs, John Mulaney, Sarah Paulson e Jamie Lee Curtis, o episódio “Peixes” é um alucinante flashback do catastrófico Natal da família Berzatto. Digno de prêmios, o capítulo em questão é um adendo à trama contemporânea, que muito mais do que explicar a disfuncional dinâmica familiar entre Carmy, seus irmãos e sua instável mãe, responde as perguntas mais profundas que nutrimos a respeito da tumultuada e incansável mente do nosso premiado chef” – Rafaela Gomes
2. BARRY – 4ª TEMPORADA
Seguindo a onda de “últimas temporadas”, ‘Barry’ também chegou ao fim com uma quarta iteração espetacular. Se a comédia estrelada por Bill Hader já havia nos conquistado desde sua estreia lá em 2018, os episódios de encerramento trazem o personagem titular em sua construção mais crua imaginada, colocando-o em um arco de redenção e busca pelo perdão daqueles que machucou no passado.
1. TED LASSO – 3ª TEMPORADA
‘Ted Lasso’ retornou em 2023 com uma antecipada 3ª temporada e não deixou nenhum de seus fãs na mão. Rendendo-se a um perfeito ciclo de encerramento, cada uma das complexas engrenagens dessa comédia arrebatadora funciona com perfeição – com destaque ao teor cômico aplaudível refletido por Jason Sudeikis e pelo restante do elenco. Não é surpresa que a recente iteração tenha conquistado nada menos que 21 indicações ao Emmy.