sábado, abril 27, 2024

As QUERIDAS Comédias Adolescentes dos anos 80 que Completam 35 anos em 2022

Só quem viveu os famigerados anos 80, sabe a época inesquecível que foi. Sim, foi uma década politicamente incorreta, mas foi também o surgimento de muitos conceitos que mudariam para sempre a cultura popular e a forma como nos relacionamos com o entretenimento e o cinema. Foi nos anos 1980, por exemplo, a consolidação dos chamados blockbusters, ou seja, o auge do cinema entretenimento, de filmes que surgiam nos cinemas e se tornavam maiores que a vida, fazendo parte do nosso dia a dia. Filmes estes comentados e queridos até hoje – como De Volta para o FuturoOs Caça-FantasmasIndiana JonesTop GunKaratê Kid e muitos outros. Foi também a época do surgimento das videolocadoras, lojas que os mais novos talvez tenham ouvido falar. Esses locais que serviam para o aluguel físico de filmes para serem assistidos em casa, sem dúvida contribuíram para a popularidade não apenas dos filmes citados que se tornaram eternos, mas também para a sobrevida de outras produções que haviam passado em branco durante sua estadia nas telonas.

Outro elemento que ajudou muito esta proximidade dos filmes com seu público foram as exibições nos canais de TV. Todo país teve algum canal, ou canais, abertos a todo o público que serviu para introduzir as mais variadas produções cinematográficas a toda uma geração. No Brasil, os principais cicerones foram a Globo e o SBT, que fizeram a alegria de muitas crianças, adolescentes e adultos. Os cinemas e as locadoras podiam não ser acessíveis para todos, mas através das exibições na televisão, qualquer um podia conhecer grandes sucessos da sétima arte e se apaixonar. Pensando nisso, resolvemos homenagear esta época tão especial, lembrando de um programa especializado em exibir filmes que entraram e nunca mais saíram do imaginário popular, a Sessão da Tarde, na Globo. Aqui, relembraremos com você algumas clássicas comédias adolescentes exibidas por lá, que estão completando 35 anos em 2022. Não é pouca coisa. Confira.

Leia também: Sessão da Tarde Anos 80! Relembre as clássicas comédias adolescentes que completam 35 anos

Te Pego Lá Fora

Clássico absoluto da Sessão da Tarde, Three O’Clock High no título original (referência ao horário do término das aulas nos colégios americanos) foi lançado no dia 9 de outubro de 1987, com produção da Universal Pictures. O que muitos podem não saber é que também tem produção da Amblin Entertainment, estúdio de um certo Steven Spielberg. Acontece que o diretor mandou remover seu nome dos créditos, deixando apenas o de sua companhia. Isso só havia acontecido antes com um único filme que Spielberg produziu, o faroeste Fandango (1985). Em ambos os casos, Spielberg não gostou do resultado final e quis se desassociar. Acontece que o diretor de Tubarão queria algo mais próximo de Karatê Kid (1984), mas o diretor Phil Joanou resolveu se inspirar nos filmes de Martin Scorsese, em especial Depois de Horas (1985), criando um filme adolescente repleto de suspense e momentos nervosos – sem esquecer o humor também.

Outra forte influência do filme foi o faroeste Matar ou Morrer, clássico de 1952 com Gary Cooper – que não por acaso tem no título original o horário do duelo que irá acontecer entre o protagonista e o vilão, e que move a trama: High Noon, ou meio-dia. Na trama de Te Pego Lá Fora também temos um duelo marcado, mas uma briga depois da escola – algo que todo adolescente pode se identificar, ainda mais os que cresceram nos incorretos anos 80 e 90. Acontece que esta briga não é um acontecimento comum, pois o pacato Jerry Mitchel (Casey Siemaszko) irá enfrentar basicamente um psicopata saído do inferno, na pele de Buddy Revell (Richard Tyson), um grandalhão que parece invencível e imparável, um aluno transferido com sérios problemas sociais, que não gosta de ser tocado (talvez por ter sofrido algum abuso no passado). E o que nosso herói faz logo de cara sem saber desta informação? Isso mesmo, encosta nele!

O Rei da Paquera

Nos anos 80, alguns nomes reinaram absolutos quando falamos de comédias adolescentes. Um deles definitivamente foi o da ruivinha Molly Ringwald, presença marcante, assim como a do diretor John Hughes, e que continua sendo entoado através das gerações mais novas. Não por acaso Ringwald e Hughes colaboraram em alguns projetos que serviram para elevar o nome de ambos na época. Filmes como Gatinhas e Gatões (1984), Clube dos Cinco (1985) e A Garota de Rosa-Shocking (1986). Assim, no ano seguinte, dando continuidade aos três sucessos citados, Molly Ringwald estrelava este The Pick-Up Artist (algo como o artista da pegação), mas sem a presença de John Hughes (que não teve qualquer envolvimento com esta produção). Lançada pela 20th Century Fox no dia 18 de setembro de 1987, a obra trazia a presença de outro nome adolescente em ascensão na época, um que conseguiu se consolidar depois de muitos altos e baixos, vindo a se tornar o maior astro de Hollywood na atualidade: Robert Dowey Jr. – graças aos filmes da Marvel, onde vive o herói Homem de Ferro.

Enquanto Molly Ringwald era a queridinha do gênero na época, tendo estrelado alguns dos filmes mais marcantes, Downey Jr. ganhava com O Rei da Paquera a chance de protagonizar seu primeiro filme, há exatos 35 anos. O ator já havia participado de alguns filmes de sucesso na época, é claro, como Mulher Note Mil (1985) e De Volta às Aulas (1986), mas sempre em papeis coadjuvantes. Na trama, Downey Jr. interpreta um jovem paquerador profissional, acostumado a destilar suas artimanhas na direção de jovens incautas. Tudo muda na vida do sujeito safado quando ele encontra seu maior desafio nas formas de Molly Ringwald, e se apaixona de verdade pela garota. Acontece que ela vem um de lar conturbado, onde precisar cuidar do pai, e desatar o nó que ele deu ao se envolver com criminosos. O elenco traz ainda Dennis Hopper, Danny Aiello e Harvey Keitel; e tem produção do astro Warren Beatty.

Não deixe de assistir:

Tal Pai, Tal Filho

Outro clássico absoluto da Sessão da Tarde que está completando 35 anos em 2022 é este Like Father Like Son (tradução literal do título em português). Com produção da TriStar Pictures e lançado no dia 2 de outubro de 1987, o filme fez parte de uma tendência muito em voga no fim dos anos 80: as comédias juvenis sobre troca de corpos e troca de idades dos personagens principais. Outros longas que fizeram parte deste “movimento” foram Quero Ser Grande (1988), Um Pedido Especial (1988), Vice-Versa (1988) e Um Sonho Diferente (1989). Podemos dizer que na época, Tal Pai Tal Filho foi o pioneiro deste subgênero que viraria tendência para àquela época. Dirigido por Rod Daniel, o mesmo de O Garoto do Futuro (1985) e K-9: Um Policial Bom pra Cachorro (1989), a trama de Tal Pai Tal Filho é simples, e mostra o que acontece quando um médico cirurgião super responsável troca de lugar com seu filho adolescente relaxado. É claro que no percurso a grande lição é aprender a estar no lugar do outro, o compreendendo mais.

O segredo da produção é que a química entre os atores principais, que é o que faria o filme funcionar ou não. Assim foram escolhidos como protagonistas dois nomes muito badalados dos anos 80. Vivendo o pai, o Dr. Jack Hammond foi escalado o baixinho inglês Dudley Moore – que anos antes havia emplacado em sucessos como Mulher Nota 10 (1979) e Arthur – O Milionário Sedutor (1981), este segundo um sucesso pop que chegou até o Oscar em algumas categorias. Tal Pai Tal Filho se tornaria o novo grande sucesso da carreira de Moore – que andava meio afastado dos holofotes em filmes que não atingiam o esperado. Para o papel do filho, foi trazido o jovem Kirk Cameron, então com 17 anos e estreando em seu primeiro papel no cinema. Cameron era muito conhecido na época e fazia sucesso no seriado Tudo em Família (Growing Pains), que ficou no ar de 1985 a 1992.

Cinderela às Avessas

Ao contrário dos demais itens acima nesta lista, este Maid to Order (no título original) não contou com um grande estúdio por trás de seu lançamento. Pelo contrário, o estúdio responsável pela distribuição do filme nos EUA foi o desconhecido New Century Vista Film Company. Assim, no dia 31 de julho de 1987, pronto para encarar a época mais concorrida nas bilheterias norte-americanas – em pleno auge do verão e das férias escolares – chegava este conto de Cinderela bem ao modo dos anos 80. A diretora Amy Holden Jones na época era muito conhecida por ser uma forte porta-voz do feminismo e seus filmes refletiam a causa, mesmo que nem sempre parecesse. Ela foi a responsável pelo slasher O Massacre (Slumber Party Massacre), de 1982, por exemplo, que o estúdio subverteu ao não entender a intenção satírica da cineasta.

Holden Jones escreveu e dirigiu Cinderela às Avessas e seu às na manga era a presença de Ally Sheedy, atriz que era um dos membros do grupo adolescente conhecido como brat pack – de onde saiu também a citada Molly Ringwald. Enquanto a ruivinha era a “namoradinha da América”, Sheedy era a rebelde, a menina alternativa, pegando um pouco de suas personas em Clube dos Cinco (1985). Justamente por isso, Holden Jones acreditava ter um trunfo nas mãos ao pegar a rebelde Sheedy e fazer dela a típica patricinha mimada e privilegiada, cuja maior preocupação na vida é o novo vestido que irá comprar e a nova festa que irá. A trama subverte ao estilo dos anos 80 a história da Cinderela, fazendo o caminho inverso e transformando a princesa em gata borralheira, no caso uma empregada doméstica. Com direito até mesmo à fada madrinha, interpretada por Beverly D’Angelo (da franquia Férias Frustradas). Esse foi mais um filme que fez sucesso na Sessão da Tarde. Quem lembra?

Leia também: 12 Filmes para Conhecer o Brat Pack: Os Astros Mais Quentes dos anos 80

Férias Quentíssimas

Finalizando a matéria, este é o item mais desconhecido e que talvez nem todos irão lembrar. Apesar disso, no entanto, é estrelado por um ator que igualmente fazia grande sucesso nos anos 80, quando foi revelado em filmes adolescentes. Trata-se de John Cusack, então um jovem ator que já havia participado de 8 filmes clássicos da época quando protagonizou este Hot Pursuit (no título original). O filme foi lançado no dia 8 de maio de 1987, com distribuição da Paramount Pictures. No filme, Cusack interpreta um jovem completamente apaixonado por sua namorada, uma menina vinda de família rica. A família planeja férias no Caribe, mas o rapaz em cima da hora descobre que não pode ir, já que precisa fazer uma prova de química no colégio. Assim, a moça vai sem ele ao lado dos pais. Nos 45 do segundo tempo, o professor desiste da prova e o sujeito azarado está livre para “voar”, acontece que a decisão foi tarde demais e a amada já zarpou. Agora, o protagonista precisa correr atrás dela, usando todos os meios possíveis e imagináveis dentro de seu alcance, para conseguir desfrutar deste paraíso com seu amor adolescente. Mesmo que antes precise viver um verdadeiro inferno, com direito a sequestradores, criminosos, policiais corruptos e até mesmo piratas – ou seja, tudo que os anos 80 tem direito.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS