sexta-feira, junho 21, 2024

As Queridas Comédias Inesquecíveis dos Anos 80 em Suas Primeiras Exibições na TV Brasileira

Quem cresceu nos anos 80 e 90 irá para sempre lembrar das exibições dos filmes que marcaram sua juventude na TV aberta. Acontece que essa geração não tinha a internet como hoje, e a facilidade de encontrar um filme no toque de um dedo. Naquela época raiz tudo era mais difícil, e o contato que tínhamos com os filmes era quando eles passavam nas famosas redes de TV nacionais – em especial a Globo e o SBT. E dentro destes canais, a Tela Quente e a Sessão das Dez foram dois dos programas mais emblemáticos de filmes de seus respectivos canais.

Aqui falaremos mais uma vez da “então recém-inaugurada” sessão de filmes inéditos da rede Globo nas noites de segunda-feira. A Tela Quente se mantém até hoje como ícone do horário, mesmo enfrentando atualmente a concorrência pesada das plataformas de streaming em um mundo que mudou muito com a internet. Nos anos 80 as coisas eram muito diferentes, e sessões como a Tela Quente serviram de porta de entrada de toda uma geração no mundo mágico dos filmes. Em mais uma matéria nostálgica iremos revisitar alguns dos maiores sucessos clássicos dos anos 80 em suas primeiras exibições na TV. Confira abaixo.

Beetlejuice – Os Fantasmas se Divertem

Esse ano, o inesquecível ‘Beetlejuice’ ganhará sua tão sonhada continuação. Os anos 80 estão mais em voga do que nunca, e diversos títulos têm recebido novos tratamentos para manter suas marcas vivas nos dias de hoje, vide ‘Top Gun Maverick’. Em breve, a maioria dos títulos terão ganhado novas roupagens, e ‘Beetlejuice’ é mais um que se junta à lista. O original, dirigido por Tim Burton, que mistura comédia e terror de mentirinha estreou na TV aberta na rede Globo no dia 29 de março de 1993 na Tela Quente.

Quero Ser Grande

Outra comédia muito querida e que marcou época – depois sendo muito exibida na Sessão da Tarde – foi esse veículo de Tom Hanks. O que muitos podem não saber é que Hanks recebeu sua primeira indicação ao Oscar (anos antes de ‘Filadélfia’) por este filme. Outro detalhe é que ‘Quero Ser Grande’ inspirou em sua trama o muito querido pela geração seguinte ‘De Repente 30’. A estreia deste ícone na TV brasileira também foi em 1993, na Tela Quente de 4 de outubro.

Um Príncipe em Nova York

Por falar em filmes lendários dos anos 80 que ganharam continuação há pouco tempo, temos um dos longas mais populares da carreira de Eddie Murphy, sobre o príncipe de um país africano fictício em sua viagem inesquecível para os EUA. Depois de ‘Um Tira da Pesada’, ‘Um Príncipe em Nova York’ é definitivamente o filme mais marcante da carreira de Murphy no período. Sua estreia na TV brasileira foi na Tela Quente, do dia 22 de julho de 1991.

Um Peixe Chamado Wanda

O ano de 1988 foi provavelmente o melhor da década de 80 para as comédias. Só para termos uma ideia os quatro primeiros itens desta lista saíram todos deste ano – e não serão os únicos. ‘Um Peixe Chamado Wanda’, embora hoje não tão famoso quanto os demais, ainda assim marcou época com sua trama de golpistas se passando por outras pessoas, a fim de realizar um roubo. É a trama de um passando a perna no outro para se dar. Jamie Lee Curtis dá um show e o filme ainda foi indicado aos Oscar de melhor diretor (Charles Crichton), melhor roteiro e venceu o de melhor ator coadjuvante (Kevin Kline). A estreia na TV brasileira foi na Tela Quente do dia 20 de setembro de 1993.

Não deixe de assistir:

Crocodilo Dundee

Agora sim finalmente saímos dos filmes de 1988, para voltar dois anos para 1986. Naquele ano, filmes como ‘Top Gun’, ‘Aliens – O Resgate’, ‘Karatê Kid 2’ e ‘Curtindo a Vida Adoidado’ fizeram enorme sucesso, mas a maior surpresa do ano foi definitivamente uma produção da Paramount que nos levava a passear pelo Outback australiano e a conhecer um sujeito único, o caipira Mick “Crocodilo” Dundee, que vira matéria de jornal e vai parar em uma selva bem diferente: Nova York. O filme conquistou o público da época e quando passou pela primeira vez na TV brasileira não foi diferente – em sua estreia abrindo a Tela Quente 1990 no dia28 de março.

Os Safados

Agora retornamos para o ano recheado de 1988, com nosso quinto filme de tal ano na lista. Deu para ver a potência do citado ano para a comédia – com metade da lista dedicado a ele. Quem comando o show aqui são Steve Martin e Michael Caine. O segundo é um sofisticado galanteador que usa seu charme para atrair mulheres incautas e retirá-las até o último centavo de sua fortuna. Martin também é um golpista, porém, um bem pé-de-chinelo, cujas tramoias ainda não atingiram um nível alto. De competidores, os dois resolvem se unir. O longa é na verdade um remake de uma obra com Marlon Brando e David Niven. A estreia na TV aberta foi na Tela Quente do dia 20 de abril de 1992.

Férias Frustradas 2

Aqui temos um caso bastante curioso. O primeiro ‘Férias Frustradas’, muito associado ao SBT, na realidade estreou na Globo, na Tela Quente do dia 12 de setembro de 1988, no primeiro ano da nova sessão. Sua continuação, ‘Férias Frustradas 2’, também estreou na Tela Quente, no dia 13 de maio de 1991. Porém, não com este título que conhecemos hoje. Acontece que a rede Globo na época teve a brilhante ideia de “rebatizar” ‘European Vacation’ por aqui como ‘Loucas Aventuras de uma Família Americana na Europa’. É mole?

Cocoon

Lançado no mesmo ano do segundo ‘Férias Frustradas’, ‘Cocoon’ é uma aventura cômica inesquecível, que nos fez olhar para a terceira idade de uma forma única e inesquecível. Na trama, extraterrestres estão entre nós no planeta. Mas esses seres se parecem conosco e seu objetivo é deixar casulos (daí o título ‘Cocoon’) guardados debaixo d’água em um lugar escondido. Eles escolhem a piscina de um local desativado. Mas idosos de um asilo encontram o local, começam a se banhar nele e transformam suas vidas pois ganham o vigor de jovens. Ao contrário dos demais itens da lista até o momento o filme não estreou na Tela Quente, mas sim em um programa mais antigo da Globo, o Supercine – que vai ao ar aos sábados. A estreia do longa na TV aberta ocorreu no dia 9 de janeiro de 1988.

Três Solteirões e um Bebê

Outro que estreou não na Tela Quente, mas sim no Supercine, na Globo, na TV aberta, foi o maior sucesso de 1987, ‘Três Solteirões e um Bebê’. Assim como ‘Crocodilo Dundee’ havia feito no ano anterior, ‘Três Solteirões e um Bebê’ pegou os EUA e o mundo de assalto com sua comédia sobre três solteiros festeiros e mulherengos que moram junto, precisando aprender a cuidar de um bebê. O longa é na realidade o remake de uma produção francesa de dois anos antes. O filme estreou no dia 19 de maio de 1990.

Loucademia de Polícia 3

Fechando a matéria, agora chegamos a um exemplar de uma das franquias mais populares dos anos 80. A prova do sucesso de ‘Loucademia de Polícia’ são suas cinco continuações, um filme por ano desde que o original surgiu em 1984. Quantas outras franquias de comédia do período podem dizer isso? Escolhemos o terceiro filme pois foi o primeiro a ser exibido na Tela Quente – sendo sua estreia na TV brasileira no dia 8 de abril de 1991. Aliás, no mesmo ano a Globo exibiu na Tela Quente também as partes quatro e cinco. Foi uma febre.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS