A cerimônia de encerramento do Festival de Cannes 2018 teve uma protagonista emponderada e marcante: a atriz Asia Argento.
Surpreendendo o público presente, ela subiu aos palcos e fez um belíssimo e impactante discurso, se posicionando contra o produtor de cinema Harvey Weinstein, revelando que foi no Cannes de 1997 que ela foi estuprada por ele.
Em seu pronunciamento, ela ainda pontuou que o festival sempre foi seu “terreno de caça” e que hoje, o evento que sempre lhe consagrou, é marcado pelo banimento do empresário.
Argento ainda disse que existem muitas personalidades do ramo cinematográfico responsáveis por crimes de abuso e assédio sexual e que podem estar escondidas entre os presentes na cerimônia.
Emitindo um alerta geral, ela ainda reforçou o papel que todos temos no combate a esses crimes.
Confira seu discurso na ocasião:
Le puissant discours d’@AsiaArgento pendant la cérémonie de clôture de Cannes. « J’ai été violée ici en 1997 par Harvey Weinstein ». 👊💪 pic.twitter.com/Qn1uguRzP4
— Hugo Clément (@hugoclement) 19 de maio de 2018
O juri desta edição do Cannes foi liderado pela atriz Cate Blanchett e composto por Kristen Stewart, Léa Seydoux, Ava Duvernay, Khadja Nin, Denis Villeneuve, Robert Guédiguian, Andrey Zvyagintsev e Chang Chen.