
O longa-metragem ‘A Natureza das Coisas Invisíveis‘, de Rafaela Camelo, teve a sua estreia mundial no dia 14 de fevereiro na Berlinale / Festival de Berlim, abrindo a mostra Generation Kplus, dedicada a histórias que exploram o universo infantil e juvenil. O filme terá outras exibições ao longo do festival, além de sessões para a imprensa e mercado.
Primeiro longa da diretora brasiliense, ‘A Natureza das Coisas Invisíveis‘ é um coming of age sobre amizade, despedidas e descobertas. Durante as férias de verão, Glória e Sofia, duas meninas de dez anos, se encontram em um hospital e, unidas pelo desejo de sair dali, embarcam em uma jornada agridoce sobre vida e morte, enfrentando verdades que os adultos tentam suavizar.
Confira o teaser abaixo:

A diretora Rafaela Camelo explica que o filme nasceu de um questionamento que a acompanhava durante a infância:
“Guardo uma lembrança muito nítida de, quando criança, sentir curiosidade sobre a morte e, ao mesmo tempo, me sentir estranha por ter esse interesse. Muitas perguntas passaram pela minha cabeça, perguntas que na época eu não tinha a liberdade de fazer”.
Essa curiosidade infantil sobre o desconhecido molda a trajetória das protagonistas e reflete na estrutura narrativa do filme, que se divide em duas partes: uma ambientada no hospital e outra em um refúgio no interior de Goiás.
“É uma metáfora estrutural, como se, naquele ponto, o filme da forma que foi apresentado tivesse que morrer para outro se formar”.

A jornada de Sofia, uma menina trans, é um dos fios condutores da narrativa. A trama aborda sua relação com a identidade de gênero de forma sutil, focando na sua jornada pessoal e na relação com a mãe. “O luto materno não é um sinal de rejeição, mas da despedida simbólica de uma identidade que não existe mais. Quis apresentar Sofia como qualquer outra criança — curiosa, esperta, cheia de desejos e medos — antes de qualquer rótulo”, conta Rafaela.
Coprodução entre Brasil e Chile, ‘A Natureza das Coisas Invisíveis‘ tem produção da Moveo Filmes, Pinda Producciones e Apoteótica Cinematográfica, com distribuição da Vitrine Filmes no Brasil e The Open Reel no circuito internacional. O elenco conta com Laura Brandão, Serena, Larissa Mauro, Camila Márdila e Aline Marta Maia.