Quase quinze anos depois que uma greve do WGA (Writers Guild of America), a Associação de Roteiristas dos EUA, causar um grande impacto em Hollywood, há grandes chances de uma outra paralisação ocorrer.
Nesta última segunda-feira (17), 97,85% dos membros da organização votaram a favor de uma greve em potencial que pode acontecer nas próximas semanas (via ComicBook.com).
Ambos os sindicatos (WGA West e WGA East) estão em negociações com a AMPTP (Alliance of Motion Picture and Television Producers) para um novo acordo sobre compensação e diversos outros tópicos em virtude da popularidade dos streamings.
Dada a popularidade de filmes e séries em plataformas virtuais, a WGA espera aumentar os royalties e os pagamentos residuais de títulos presentes nos streamings de forma similar aos presentes nas emissoras. Outros pontos incluem compensação geral – com aumento de salários dos profissionais – e regulação da sala de roteiristas em uma tentativa de manter mais funcionários empregados.
A votação ocorreu no último dia 11 de abril com membros elegíveis da associação e, segundo uma reportagem do The Hollywood Reporter, 79% dos associados participaram do pleito.
Entretanto, isso não quer dizer que a paralisação, de fato, acontecerá. A votação ocorreu como força de dar aos líderes das uniões uma possibilidade de negociação. A própria AMPTP emitiu um comunicado oficial, declarando que a guilda sempre planejou autorizar uma greve:
“Uma votação para autorizar greves sempre esteve nos planos da WGA, anunciada antes das partes sequer trocarem propostas. Sua inevitável ratificação não causou surpresa a ninguém”.