Segundo a Variety, o ator Faizon Love abriu um processo contra a Universal Pictures após alegar ter sofrido discriminação racial pelo pôster oficial da comédia ‘Encontro de Casais’.
O filme, lançado em 2009, conta a história de quatro casais que viajam para um resort para resolver problemas matrimoniais ou conturbações em seus relacionamentos.
Love e Kali Hawk interpretaram o único casal não-branco do longa-metragem e foram removidos do pôster quando a obra foi lançada nos circuitos internacionais.
Em uma declaração acompanhando o processo, Love alegou que foi vítima de whitewashing (branqueamento, na tradução para o português).
“Este filme foi um grande sucesso para a Universal, mas, em vez de honrar meu trabalho e meu contrato, o estúdio escolheu me colocar na invisibilidade para bilhões de espectadores ao redor do mundo”, ele disse.
A anulação do ator do pôster gerou controvérsia à época do lançamento. Segundo o Daily Mail, a Universal disse que se arrependeu de causar quaisquer tipos de ofensa e descontinuaria a publicação do material promocional.
Entretanto, o recente documento, assinado na Corte Suprema de Los Angeles, aponta que Love recentemente descobriu que a imagem continua disponível no mercado. O ator alega que o estúdio quebrou sua promessa e voltou atrás em uma oferta de papéis de grande lucro na televisão e no cinema – coisa que acredita ter sido um esforço para mantê-lo quieto sobre a controvérsia.
O processo também alega que Vince Vaughn, co-estrela da produção, foi arrastado nas tentativas de aplaar Love, “indo tão longe a ponto de dizer ao Sr. Love que fazer um escarcéu sobre a remoção do pôster não seria bom para sua carreira à época”.