POLÊMICA! Sindicato dos Atores retoma negociações sobre uso de IA e residuais de streaming

De acordo com o Variety, o SAG-AFTRA retomou as negociações com os grandes estúdios sobre os termos do uso de IA e os residuais de streaming acordados durante a grave de 2023.

O site afirma que o sindicato e a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão estão respeitando o silêncio mediático para evitar negociações públicas.

A discussão geralmente se inicia com uma troca de propostas e, em seguida, vários dias de estudo. No sábado, a diretoria nacional do SAG-AFTRA se reuniu e aprovou por unanimidade o pacote de propostas do sindicato.

Há três anos, o sindicato obteve proteções em relação ao uso de inteligência artificial para alterar ou criar a performance de um ator. No entanto, o acordo não garantiu proteção contra “intérpretes sintéticos” que não se assemelham a ninguém em particular. O sindicato busca ampliar essas proteções.

Outras questões em pauta incluem direitos autorais de streaming, testes gravados pelos próprios atores e benefícios de saúde.

Criadora de Tilly Norwood defende primeira atriz de IA: “Ela não é uma substituta”

As novas negociações também buscam abordar a questão dos residuais em streaming, que deixou lacunas graves nos pagamentos de direitos sobre reprises.

“O ponto número 1 ainda são os residuals [direitos sobre reprises]”, diz Kate Bond, capitã da greve de 2023 e membro do conselho da SAG-AFTRA em Los Angeles. “Existe uma forma de fazer com que, quando um programa entra em uma plataforma de streaming, recebamos o equivalente ao residual de uma rede tradicional?”.

Além das questões tecnológicas e financeiras, o sindicato pretende discutir as longas pausas entre as temporadas de streaming, que muitas vezes impedem os atores de buscarem outros trabalhos devido a cláusulas de exclusividade.

Sindicato dos atores CONDENA criação de Tilly Norwood, a primeira atriz feita por IA

Notícias

‘The Batman 2’: Sequência com Robert Pattinson é ADIADA para 2028

A sequência do aclamado filme 'Batman', de Matt Reeves,...

Série de COMÉDIA do Apple TV estrelada por Elizabeth Banks anuncia dois novos nomes no elenco

Segundo o Deadline, Jared Goldstein ('Black Mirror') e Spencer Moss ('Chicago Med')...

Rosario Dawson é escalada para ‘The Girlfriend’, novo filme estrelado por Meghann Fahy e Glenn Howerton

Segundo o Deadline, Rosario Dawson ('Ahsoka'), Lamorne Morris ('Fargo'), Joshua Jackson ('The Affair'), Stephen...

‘Shifter’: Adam Scott irá produzir nova série SCI-FI baseada em aclamada graphic novel

Segundo o Deadline, o time de 'Ruptura' está se preparando para...

Ir para a Home

Volte para a home do site.

Nefferson Taveira
Nefferson Taveira
Formado em Letras - Português/Literaturas pela UFRJ, apaixonado por cinema e obcecado por filmes de terror.