Protagonista do filme “A Rainha de Katwe“, Nikita Pearl Waligwa, de apenas 15 anos, não resistiu ao segundo tumor cerebral que teve em apenas quatro anos.
A atriz mirim faleceu neste domingo em um hospital de Uganda, segundo a BBC. A causa da morte foi um tumor cerebral. Ela já havia sido diagnosticada com tumor em 2016. Desde então, ela fez tratamentos radioterápicos e foi até mesmo submetida a uma cirurgia. O tratamento era muito caro, mas a família conseguiu ajuda financeira da diretora do filme, Mira Nair. A doença parecia ter recuado, mas em 2019, foi diagnosticada com um novo tumor na mesma região. Desta vez, a pobre Nikita não resistiu.
Seu papel de destaque foi no filme A Rainha do Katwe, que conta a história de Phiona Mutesi, uma menina analfabeta em Uganda que acaba encontrando seu destino nos jogos de xadrez. É um longa baseado em uma história real e de tom dramático. No Brasil, o filme de 2016 teve pouquíssimas exibições, tanto que nem se deram ao trabalho de dublar o longa. Com apenas 12 anos de idade, Nikita viveu a jovem Gloria e trabalhou junto a Lupyta Nyong’o e David Oyelow.
Ela foi uma guerreira que brigou pela vida até o último momento. Descanse em paz, Nikita.