sábado, abril 27, 2024

‘Avatar: O Caminho da Água’ recebe duras CRÍTICAS da comunidade indígena; Entenda!

Algumas das críticas de ‘Avatar: O caminho da Água’ tocaram no fato de que o longa romantiza a prática da colonização.

Isso porque personagens humanos, como Jake Sully (Sam Worthington), são vistos como os salvadores e figuras dominantes das tribos Na’vi depois que assumem seus corpos artificais.

Agora a presidente da IllumiNative, Crystal Echo-Hawk, reforçou oscomentários negativos sobre o longa, afirmando que a trama prioriza o olhar do homem branco sobre o colonialismo.

Em entrevista concedida para a CNN, Hawk disse que:

“James Cameron pode estar contando essa história de colonização, mas ele está contando através das lentes de um homem branco. A decisão de centralizar a história em Jake Sully é um claro paralelo aos colonos brancos e flerta com a ideia do ‘salvador branco’.”

Outros membros da comunidade de nativos norte-americanos também se manifestaram sobre o assunto.

Yuè Begay, um artista e ativista Navajo, está promovendo um boicote ao filme nas redes sociais e já recebeu mais de 47.000 curtidas.

Autumn Asher Blackdeer, um pesquisador da Nação Cheyenne do Sul, compartilhou uma lista de filmes para incentivar o público a conhecerem obras que verdadeiramente fazem jus aos indígenas em vez de assistirem ‘Avatar‘.

Adam Piron, cineasta e diretor do programa Indígena do Sundance Institute, disse que ainda não viu o novo filme, mas julgou o título anterior como parte de uma longa história dos brancos colocando a si mesmos em posições heroicas.

Não deixe de assistir:

Além disso, ele alega que a cultura nativa ficou restrita a o que os brancos entendem da cultura indígena, sem dar espaço para que seus costumes fossem explorados pelo víes interno.

“Tudo o que esses filmes transmitem é um desejo não indígena de ser indígena ou de ter algum tipo de conexão com os indígenas sem se importar genuinamente com os interesses dos nativos. É o típico homem branco que quer ter uma posição de destaque em meio àqueles que ele acha inferior.”

Em resposta, Cameron disse o seguinte:

“Falando de uma perspectiva de privilégio branco, não cabe a mim dizer a eles que eles estão errados. Suas reclamações são válidas. Seria inútil, para mim, dizer que nunca foi minha intenção [mostrar o homem branco como herói]. O importante é ouvir e ser sensível aos problemas que as pessoas têm com isso.”

Lembrando que o filme continua em exibição nos cinemas nacionais.

Assista à nossa crítica e à entrevista:

Ambientado mais de uma década após os eventos do primeiro filme, ‘Avatar: O Caminho da Água começa a contar a história da família Sully (Jake, Neytiri e seus filhos), os problemas que os acompanham, os esforços que fazem para se manterem seguros, as batalhas que lutam pela sobrevivência e as tragédias que suportam.

O filme estrela Zoë Saldaña, Sam Worthington, Sigourney Weaver, Stephen Lang, Cliff Curtis, Joel David Moore, CCH Pounder, Edie Falco, Jemaine Clement, Giovanni Ribisi e Kate Winslet.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS