quarta-feira, abril 24, 2024

Avicii completaria 31 anos HOJE; Relembre 10 músicas icônicas desse revolucionário artista!

No dia de hoje, 08 de setembro, o icônico DJ Avicii faria 31 anos. Infelizmente, esse lendário e memorável artista se suicidou em virtude de autoflagelamento com uma garrafa de vinho quebrada, falecendo em virtude de grande perda sanguínea. Em 2018, o mundo se despedia de um dos maiores nomes do cenário contemporâneo, que influenciou nomes como Martin Garrix, Diplo e Alan Walker – e, mais do que nunca, seu legado para o escopo fonográfico, ainda mais para o EDM e para questões acerca de saúde mental.

Para homenageá-lo, separamos uma singela lista com dez músicas essenciais para você conhecer ou revisitar uma carreira recheada de prêmios, hits e algumas das iterações mais revolucionárias de todos os tempos, equiparando-o a ninguém menos que David Guetta.

Confira abaixo as nossas escolhas e conte para nós qual sua música favorita:

“LEVELS”

Lançamento como single: 28 de outubro de 2011

O house progressivo de “Levels” colocou Avicii no topo do mundo. Resgatando elementos do final dos anos 1990 e acrescentando um tempero da nova década que se iniciava, a construção da obra traz até mesmo vocais de Etta James. Aclamado pela crítica, a canção, considerada uma das melhores EDMs de todos os tempos, foi nomeada para Melhor Gravação Dance no Grammy Awards.

“I COULD BE THE ONE”, com Nicky Romero

Lançamento como single: 26 de dezembro de 2012

Quase um ano mais tarde de sua transgressão cultural, Avicii voltaria mais forte do que nunca com “I Could Be the One”, uma espécie de batalha musical ao lado de Nicky Romero. Misturando house com electro em uma sinestésica semi-balada, a canção acompanha os vocais da artista sueca Noonie Bao (que não foi creditada à época do lançamento).

Não deixe de assistir:

“WAKE ME UP”

Lançamento como single: 17 de junho de 2013

“Wake Me Up” debutou em primeiro lugar em diversas paradas ao redor do mundo, além de ter alcançado o quarto lugar na Hot 100 da Billboard. Afastando-se do impactante EDM-house de suas construções predecessoras, Avicii abriu espaço para a folktronica e alcançou aclame mundial, além de ter sido tocado em praticamente todas as playlists do mundo. A canção veio acompanhada dos vocais de Aloe Blacc.

“HEY BROTHER”

Lançamento como single: 09 de outubro de 2013

Com “Hey Brother”, Avicii deu mais um passo arriscado em sua carreira ao aliar-se com gêneros a princípio conflitantes entre si. Mas, no final das contas, o lendário musicista conseguiu misturar com perfeição as batidas frenéticas do dance e do house com a melodia do folk e do bluegrass. A canção é o terceiro single oficial de seu álbum de estreia, ‘True’.

“ADDICTED TO YOU”

Lançamento como single: 27 de novembro de 2013

A sempre impecável Audra Mae foi convidada por Avicii para a aventura criminal “Addicted To You”, uma aplaudível canção que, em contraposição às arquiteturas borbulhantes apresentadas em sua carreira, resolveu mostrar um lado mais neo-noir, apostando as fichas na envolvência quase blasfema do dance-pop e do soul.

“THE NIGHTS”

Lançamento como single: 01 de dezembro de 2014

O DJ voltou para o house progressivo quase um ano depois de ter terminado sua primeira era musical. “The Nights”, pertencente ao EP ‘The Days/Nights’ é sinestésica ao extremo e representa um saudosismo que nos carrega de volta para o início dos anos 2010 e para o retorno da música eletrônica.

“WAITING FOR LOVE”

Lançamento como single: 22 de maio de 2015

Para o impactante house de “Waiting for Love”, Avicii se reuniria com um de seus “pupilos”, Martin Garrix. O lead single de ‘Stories’, segundo álbum completo de originais do compositor, trouxe vocais de Simon Aldred, ex-cantor da banda inglesa Cherry Ghost, em uma narrativa bastante comovente – a qual foi acompanhada de um videoclipe de tirar o fôlego por sua sensibilidade.

“WITHOUT YOU”, com Sandro Cavazza

Lançamento como single: 11 de agosto de 2017

Aclamada pela crítica, a iteração conhecida como “Without You”, é considerada até hoje não apenas como uma das melhores adições à carreira de Avicii, mas também como uma de suas produções quintessenciais. A simplicidade das cordas, aliada à narcótica euforia do house (que desde sempre se mostrou como seu gênero favorito), mostra que, mesmo anos depois, o artista não tinha medo de se reinventar.

“LONELY TOGETHER”, com Rita Ora

Lançamento como single: 11 de agosto de 2017

“Lonely Together” foi uma das maiores parcerias de Avicii, principalmente por trazer os vocais da estrela em ascensão Rita Ora em uma história de romance movida pelo dinamismo do house, mais uma vez. Comedido pelas explorações das múltiplas camadas, a música é bastante especial por ser o último single lançado pelo DJ antes de sua trágica morte.

“HEAVEN”

Lançamento como single: 06 de junho de 2019

“Heaven” foi o terceiro single póstumo de Avicii e, apesar de ter sido lançado no ano passado, havia sido escrito, gravado e finalizado cinco anos antes. Alcançado o topo da parada de Dance/Mix da Billboard, a faixa é um lembrete de seu legado e um resgate de todas as incursões e inflexões que outrora o colocaram no centro dos holofotes – incluindo a influência que exerce nos dias de hoje.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS