Chegamos oficialmente à metade de 2024. Com a chegada de junho, começamos a nos preparar para o segundo semestre do ano. É claro que o sexto mês do ano acaba de se apresentar, e quando falamos de cinema, mais uma leva de bons filmes irão aportar nas telonas. Sim, temos alguns dos filmes mais esperados do ano em junho. E especialmente um promete desafiar a hegemonia de ‘Duna – Parte 2’, o filme mais rentável de 2024 até o momento, nas bilheterias. Falamos da sequência de uma das animações mais queridas da Disney/Pixar de todos os tempos.
O mês de junho também nos reserva a volta de uma das duplas policiais de maior sucesso do cinema. Temos também uma aventura em duas rodas de prestígio, que foi adiada do ano passado para este. Em matéria de terror, junho guarda simplesmente dois dos longas mais esperados: a estreia na direção da filha de um verdadeiro mestre do gênero, e a prequel de uma das franquias de terror mais adoradas da atualidade. O cinema nacional chega quente, com a adaptação de um clássico em versão modernizada, e dois ícones do humor de gerações distintas em seus novos trabalhos. Por fim, um verdadeiro clássico romântico/erótico dos anos 80 ganha às telonas novamente. Confira abaixo.
06/06
Bad Boys – Até o Fim
O mês começa quente com a volta da dupla Mike e Marcus, interpretados respectivamente por Will Smith e Martin Lawrence. Parece que foi ontem que a dupla era jovem e tinha o mundo pela frente. Ambos estrelavam séries de sucesso na época que o primeiro ‘Bad Boys’ estreou em 1995. De lá para cá muita coisa aconteceu na vida de ambos. Agora, em nova fase de suas carreiras, Smith e Lawrence elevam o jogo mais uma vez, nesta sequência do sucesso de 2020 (de uma era pré-pandemia). A ação está mais alucinante do que nunca, e o quarto filme de ‘Bad Boys’ resgata a nostalgia da ação da década de 1990.
Os Observadores
Filha de peixe, peixinho é. Ou que tal a fruta não cai muito longe da árvore. Todos esses ditados populares servem para definir a estreia de Ishana Shyamalan na direção de um enigmático thriller de terror. Bem, a dica já foi dada – um filme de suspense e terror enigmático, e uma diretora com o sobrenome Shyamalan… sim, estamos falando da filha de M. Night Shyamalan, diretor de ‘O Sexto Sentido’ e ‘Fragmentado’. Na trama, a sumida Dakota Fanning interpreta uma jovem perdida em uma floresta sombria, que encontra abrigo em um quarto de vidro no local inóspito. No local, outras pessoas atordoadas e a ameaça que as assiste de longe. O segredo, assim como nos filmes do pai, é o grande lance aqui.
Grande Sertão
O diretor Guel Arraes é um dos maiores tesouros nacionais de nosso cinema e audiovisual. No currículo do realizador temos verdadeiras preciosidades adoradas de nossa cultura, como os icônicos ‘O Auto da Compadecida’ (2000) e ‘Lisbela e o Prisioneiro’ (2003). Enquanto ele se prepara para lançar ‘O Auto da Compadecida 2’ nos cinemas no fim deste ano, estreia neste fim de semana com outro projeto de bastante renome. Trata-se da adaptação do clássico texto de Guimarães Rosa, ‘Grande Sertão’. Mas aqui temos uma sacada. A trama é modernizada e trazida para os dias de hoje (ou um futuro próximo), onde o sertão dá lugar às comunidades de grandes cidades, e o cangaço se torna o crime organizado.
O Cara da Piscina
Por falar em estreias na direção, com a da filha de M. Night Shyamalan, quem se arrisca atrás das câmeras também é o ator Chris Pine, o Capitão Kirk dos novos filmes de ‘Star Trek’. Ele dirige e estrela em ‘O Cara da Piscina’, que a Diamond Films traz para o Brasil no primeiro fim de semana de junho. Sucesso no Festival de Toronto, onde realizou sua estreia, o filme é uma espécie de ‘O Grande Lebowski’, com Pine interpretando um “maluco-beleza” que decide começar a investigar negócios nefastos, quando é contratado por uma femme fatale no melhor estilo dos suspenses noir. Coloque na mistura também um pouco de ‘Vício Inerente’.
9 ½ Semanas de Amor
Finalizando o primeiro fim de semana de junho, a A2 Filmes resolve presentear o público brasileiro, seguindo uma tendência que veio lá de fora: o relançamento nas telonas do clássico dos anos 80, ‘9 ½ Semanas de Amor’. Ícone erótico e romântico, o filme fez plateias do mundo inteiro se apaixonar pela musa Kim Basinger e pelo galã Mickey Rourke, em um tórrido e perigoso caso amoroso, no qual uma mulher se envolve com um homem misterioso. O relançamento por aqui serve para comemorar o dia dos namorados e também para celebrar o aniversário de 70 anos da musa loira, que anda afastada das telas.
12/06
Assassino por Acaso
‘9 ½ Semanas de Amor’ vai aquecer os motores para o dia dos namorados aqui no Brasil, mas a grande estreia para celebrar a data será mesmo deste longa trazido pela Diamond Films e que já começou sua campanha nas redes sociais estrelada por um dos casais mais queridos do Brasil na atualidade, o cantor Diogo Nogueira e a atriz Paolla Oliveira. ‘Assassino por Acaso’, que mistura comédia, ação e romance, estrelado pelo “muso” Glen Powell, foi exibido em festivais de cinema pelo mundo, mas vai chegar direto na Netflix lá fora. Vendo potencial no filme, a Diamond Films resolveu lança-lo nos cinemas brasileiros antes de cair no streaming, como havia feito no passado com ‘Mudbound’ e ‘Segredos de um Escândalo’.
13/06
Mallandro – O Errado que Deu Certo
Um dos filmes brasileiros de comédia que mais vinha sendo comentado nos últimos tempos, aqui temos o mais novo trabalho nas telonas do icônico Sérgio Mallandro. O ator, apresentador e humorista marcou toda uma geração com seu jeito amalucado único e fez de tudo um pouco, desde par com a Xuxa e parceria nas telonas com Faustão, até mesmo ganhar sua própria revistinha em quadrinhos. Agora, ele dá uma de Nicolas Cage em ‘O Peso do Talento’ e estrela interpretando a si mesmo, em uma viagem nostálgica e hilária por sua carreira, encontrando velhos amigos.
Uma Vida de Esperança
Com lançamento da Sony Pictures Brasil, o segundo fim de semana de junho traz um drama estrelado pela atriz duas vezes vencedora do Oscar Hilary Swank. Baseado em uma incrível história real de luta e esperança, que certamente emocionará os brasileiros. Na trama, Swank é Sharon, uma cabelereira que mobiliza uma cidade inteira a fim de ajudar um pai viúvo a salvar sua filha, que possui uma grave doença. Atuando ao lado de Swank em um papel voltado ao drama, o astro da ação Alan Ritchson no papel do pai.
20/06
Divertida Mente 2
Provavelmente o maior lançamento do mês de junho é a aposta da Disney/Pixar para o ano de 2024. Nos últimos tempos, o estúdio tem investido em continuações de seus recentes sucessos, e ‘Divertida Mente’ é o que ganha sequência dessa vez. No fim do ano ainda teremos ‘Moana 2’, que promete fazer enorme sucesso igualmente. Voltando para ‘Divertida Mente’, desta vez ganharemos novas emoções, quando a menina Riley entra na fase adolescente, o momento crucial de mudança da infância para a vida adulta, quando verdadeiramente começamos a nos tornar quem seremos. A primeira metade de 2024 não foi tão favorável no quesito de boas bilheterias, mas isso promete mudar com o segundo semestre, e ‘Divertida Mente 2’ é a primeira grande aposta a chegar.
Clube dos Vândalos
Um dos filmes mais esperados de 2023 que não conseguimos ver. Bem, quase ninguém, pois o filme chegou a ser exibido em alguns festivais de cinema pelo mundo. Mas quando chegou a hora de entrar em cartaz em grande circuito, o filme de motoqueiros foi mais um que se bandeou para 2024, fugindo da greve dos roteiristas e principalmente atores, que não poderiam promover os seus filmes no tapete vermelho. Desta forma, ‘Clube dos Vândalos’ seguiu os passos de filmes como ‘Duna – Parte 2’ e ‘Rivais’. Aqui temos um lançamento da Universal Pictures, que traz o novo trabalho de um trio de respeito: Austin Butler, Tom Hardy e Jodie Comer. A direção é de Jeff Nichols, dos ótimos ‘Amor Bandido’ e ‘Loving’.
27/06
Um Lugar Silencioso – Dia Um
Finalizando as principais estreias do mês de junho, no último fim de semana teremos o lançamento de um dos filmes mais aguardados de 2024 pelos fãs de terror. Trata-se do novo episódio da franquia ‘Um Lugar Silencioso’, na qual qualquer som pode ser mortal para a população vivendo em uma realidade apocalíptica desolada por monstros movidos através do barulho. Mas aqui não teremos mais a família Abbott, encabeçada por Emily Blunt, porque voltamos ao passado com uma pré-sequência, que mostra como os monstros chegaram do espaço em nosso planeta, bem no meio de Nova York. ‘Dia Um’ é estrelado por Lupita Nyong’o e sua missão é ampliar este universo nas telonas, antes da estreia de ‘Um Lugar Silencioso – Parte 3’.
Tô de Graça – O Filme
Agora sim, finalizando as principais estreias de junho, temos outra comédia nacional que promete sacudir as coisas em nosso país. Pegando a esteira de ‘Mallandro – O Errado que Deu Certo’, os cinemas irão abrigar o novo lançamento da Downtown/ Paris. ‘Tô de Graça’ leva aos cinemas a série cômica de enorme sucesso do canal Multishow. Estrelada por Rodrigo Sant’anna, o comediante interpreta Graça, uma mulher favelada, mãe de uma família numerosa. Em seu primeiro filme, a personagem recebe uma indenização inesperada, e resolve gastar com seus entes queridos, levando a turma toda para passar um feriado em Araruama, na Região dos Lagos no Rio de Janeiro. Alguém duvida que isso irá render confusões de doer a barriga de tanto rir.