Já em exibição na Prime Video, a animação ‘Batman: Cruzado Encapuzado’ foi criada por Bruce Timm (‘Batman: A Série Animada’), juntamente com J.J. Abrams (‘Star Trek’) e Matt Reeves (‘The Batman’).
Em entrevista para o The Wrap, Timm revelou que a trama da animação passou por um longo processo de revisão antes de ser aprovada.
Nos rascunho, o roteirista quase a panejou como continuação de ‘Batman: A Série Animada‘, e o produtor James Tucker tinha planejado o projeto como uma nova série da ‘Liga da Justiça‘, através da perspectiva do Homem-Morcego.
No fim das contas, eles decidiram contar uma nova história do Batman, sem ligação com animações anteriores.
“Esse era mais um conceito aberto, no qual poderíamos incorporar todo o cânone da DC, em vez de fazer apenas mais uma história do Coringa, ou apenas mais uma história da Arlequina ou outro vilão do Batman. A principal questão era: ‘Se você não quer fazer outro ‘Batman: A Série Animada‘ ou uma continuação de ‘Liga da Justiça‘, por que não fazer agora o que você não conseguiu fazer com o personagem naquela época?”
Relembre o trailer de ‘Batman: Cruzado Encapuzado’:
Os críticos, em geral, elogiaram a produção por conseguir reinventar o Homem-Morcego, mantendo suas principais qualidades e a considerando a melhor obra do herói dos últimos anos.
Veja as análises:
“Este é um esforço inicial notável, com o potencial de ser lembrado ao lado de seu lendário predecessor, caso retorne com novas aventuras em Gotham no futuro próximo”, disse Bradley Russell da Total Film.
“Este é um retorno às raízes fundamentais de Batman: A série Animada, de Bruce Timm e Paul Dini – uma série que parece mais uma renovação do que uma simples repetição”, disse Kambole Campbell da Empire Magazine.
“Apesar de alguns momentos mais lentos, ‘Batman: Cruzado Encapuzado’ é uma série animada extraordinária. Trata-se de uma abordagem inovadora e ambiciosa do Batman, que vai além da mera nostalgia para oferecer algo verdadeiramente original e envolvente”, disse Hoai-Tran Bui do Inverse.
“Aqui, você encontrará menos histórias de origem grandiosas para supervilões, mas em compensação, há mistérios cativantes e visitas ocasionais de personagens de outros mundos”, disse Erik Adams da IGN Movies.
“Batman: Cruzado Encapuzado apresenta o Cavaleiro das Trevas retornando às suas raízes em uma nova interpretação que ainda busca definir sua própria identidade”, disse Michael Thomas da Collider.
“Embora Caped Crusader não reinvente o Batman, ele se inspira com sucesso em várias fases do super-herói, que é o favorito de todos, mas que sempre teve suas dificuldades”, disse Elijah Gonzalez da Paste Magazine.
“A série desenvolve uma trama criminal com um tom mais sombrio, mantendo-se dentro dos limites de um programa voltado para o público jovem”, disse Ross McIndoe da Slant Magazine.
“É a melhor obra relacionada ao Batman da última década”, disse Witney Seibold da Slashfilm.
Anteriormente, o The Hollywood Reporter divulgou que a Amazon já encomendou duas temporadas da animação, que conta com roteiros de Ed Brubaker, quadrinista que já trabalhou em diversos títulos da DC e da Marvel.
Cada temporada tem 10 episódios, com o objetivo de reinventar o Homem-Morcego e sua icônica galeria de vilões com uma narrativa sofisticada, personagens diferenciados e sequências de ação intensas… Tudo isso ambientado em um mundo visualmente impressionante.
A série marca o tão esperado retorno de Timm à animação do Batman na televisão depois que ele comandou ‘Batman: A Série Animada‘, vencedora do Emmy.