O ator Benedict Cumberbatch (‘Sherlock‘) rebateu as críticas de Sam Elliott ao filme ‘Ataque dos Cães‘ (2021), um dos maiores favoritos ao Oscar. Para o intérprete inglês, os “comentários” do ator veterano é a negação da diversidade e pura intolerância.
Sam Elliott questionou a autoridade da diretora Jane Campion sobre o gênero do faroeste e criticou as “alusões a homossexualidade”. Já Cumberbatch disse: “Estou tentando muito não falar sobre uma reação no mínimo estranha de alguém. Alguém que realmente se ofendeu por ver o Velho Oeste retratado desta forma”.
A desconstrução dos caubóis, protagonistas do gênero, não agradou Elliott, e Benedict relembrou importância de retratar realidade fora dos padrões: “Além daquela reação – uma negação de que qualquer um pode ter uma existência além da heteronormatividade imposta pelos empregos ou por onde nasceram – há uma intolerância massiva sobre a homossexualidade e aceitação das diferenças.”
Depois de todas as críticas homofóbicas, Elliott chamou o filme de “pedaço de merd*”, apesar das 13 indicações ao Oscar 2022. A Netflix respondeu os comentários com uma imagem de ‘Ataque dos Cães‘ que dizia: “Ele é só um homem. Só mais um homem”.
— NetflixFilm (@NetflixFilm) March 1, 2022
Com direção de Jane Campion e baseado na obra homônima de Thomas Savage, ‘Ataque dos Cães‘ acompanha os ricos irmãos fazendeiros Phil e George Burbank. Quando George traz a nova esposa, Rose, e o filho dela, Peter, para a fazenda, os dois devem lidar com o comportamento cruel de Phil.