A aguardada adaptação dos quadrinhos Besouro Azul ganhou o seu primeiro e emocionante trailer oficial, que traz o astro Xolo Mariduena (Cobra Kai) descobrindo uma série de novas habilidades, ao receber um misterioso e tecnológico escaravelho.
Diante deste artefato alienígena, a vida de Jaime Reyes será completamente transformada, à medida em que ele aprende a lidar com essa peculiar ferramenta, capaz de lhe dar um exoesqueleto mecanizado e poderes sobrehumanos.
Confira o trailer nas versões dublada e legendada:
E essa nova jornada de descobertas não será vivida sozinha. Ao contrário de tantos outros filmes de super-heróis, em que o protagonista descobre seus poderes completamente em sigilo, Besouro Azul rapidamente envolve a família Reyes com o segredo de Jaime.
No longa, o primeiro contato do personagem com o escaravelho é justamente ao lado de seus pais, tio e irmã. E é com este cenário familiar que a trama se desenvolverá em seu 1º filme, conforme comentou Xolo durante a coletiva de imprensa, da qualo CinePOP participou:
“Como o pessoal viu no trailer, a família dele está bem ali naquela primeira transformação. Passar por essa jornada juntos é algo que acho que nunca vimos antes em filmes de super-heróis, e esse é realmente o coração pulsante dessa produção. Embora esta tenha sido a minha primeira vez sendo um super-herói, isso não poderia acontecer sem a família. E esse é um tema que, indepentende de você ser latino ou não, transcende a cor da pele, porque é algo com o qual todos podemos nos relacionar”.
E uma das promessas da trama é justamente entregar circunstâncias identificáveis e relacionáveis, com uma identidade visual que seja característica e marcante. Para Mariduena, além da magia cinematográfica que as adaptações de quadrinhos já trazem, Besouro Azul é uma combinação de questões palpáveis e a construção de um mundo próprio:
“Os problemas que eles estão enfrentando são problemas que conhecemos. E claro, teremos espaço para muitas coisas malucas de alienígenas. Mas as questões que você vê neste filme são muito tangíveis e são enraizadas no mundo de hoje. É 110% o mundo que conhecemos…Mais um pouco de magia extra. Além disso, trazer Balmera City para a tela é fantástico por si só. Quando estávamos discutindo o Besouro Azul, a visão era de que ele pudesse estar no mesmo nível de alguém como um Super-Homem ou um Batman, que possuem Gotham e Metropolis, cidades que também são o coração da trama”.
E Balmera City terá um papel crucial dentro do universo da franquia que se inicia, uma vez que ela resgata a culturalidade latina de regiões como o México e Porto Rico. Para o diretor Ángel Manuel Soto, poder estampar toda essa ancestralidade em uma tela IMAX foi um dos principais aspectos que o motivou a filmar o longa dentro da proporção adequada para esta tecnologia.
“Eu sou de Porto Rico, acho que sou muito óbvio sobre isso! E é ótimo poder ver algo que me faz sentir em casa em uma tela IMAX, não nos telejornais – porque são sempre nas notícias ou em cartões postais. Somos mais do que isso, sabe? E eu disse Porto Rico, mas também faço parte de uma comunidade maior. E poder vê-la também sendo representada não apenas como clichês, mas talvez como um herói pelo menos uma vez…Que melhor maneira do que contemplá-lo na maior tela possível?!”
Soto foi ainda mais além, refletindo sobre como assistir Besouro Azul em IMAX garante uma experiência sinestésica única para a audiência:
“Honestamente, IMAX é insana! E é o aspecto imersivo dessa tecnologia que me motivou a gravar nesse formato, pois sempre tento ser o mais imersivo possível com os projetos que faço. E o escopo do IMAX permite que você seja absorvido por inteiro para dentro da tela. E até parece – pelo menos no meu relacionamento com o cinema, que é muito espiritual -, que você poderia ter uma conexão física com a produção. Além disso, nós tentamos o nosso melhor para atrair o público. E com essa história e seus personagens, essa tecnologia te faz sentir como se você estivesse dançando com o seu parceiro. Você pode estar em um salão de baile rodeado por pessoas, mas quando está dançando com aquela companhia, é como se vocês dois fossem os únicos naquela sala”.