Bonito CineSUR abre com apresentação de Reynaldo Gianecchini e homenagem à atriz Paulina García

A 4ª edição do CINESUR – FESTIVAL DE CINEMA SUL-AMERICANO se inicia em Bonito, um dos destinos de ecoturismo mais famosos do Brasil. A cerimônia de abertura, que aconteceu na noite de ontem, 24 de julho, no Centro de Convenções da cidade, no Auditório Kadiwéu, teve como apresentadores o ator Reynaldo Gianecchini e a atriz e coordenadora geral Andrea Freire, que iniciaram o evento citando e relembrando o falecido Luiz Carlos Barreto, um dos maiores produtores de audiovisual do país: “um país que não produz o seu cinema é um país sem espelhos”.

 

Reynaldo Gianecchini e Andrea Freire | Crédito: ©️Fotografando Bonito
Reynaldo Gianecchini e Andrea Freire | Crédito: ©️Fotografando Bonito

Gianecchini e Freire ressaltaram que o Festival é um território, um espaço de encontro das cinematografias da América do Sul e um ponto de referência no calendário do audiovisual sul-americano.

“Assim como a cidade nos encanta com sua natureza rara e exuberante, o Festival possui a missão de provocar esse encantamento em nossas mentes”.

Nilson Rodrigues, diretor do Festival, destacou o evento como um espaço de potência do audiovisual sul-americano e defendeu a integração do continente através da criação de um bloco econômico e social.

“O Bonito Cinesur foi pensado com essa perspectiva, a de reunir a produção sul americana, garantir espaço de encontro entre os realizadores e produtores, dar relento à nossa cinematografia e dar importância às estrelas da nossa região”.

A chilena Paulina García foi a grande homenageada da noite e recebeu o Troféu Pantanal por sua trajetória sólida e pelo talento com que constrói personagens complexas e marcantes. Uma artista que representa com altivez e profundidade a sétima arte. Ser chilena, latina, mãe, esposa, atriz de teatro, diretora, dramaturga, referência feminista, já lhe garantiria um lugar de destaque. Mas ser condecorada com o Urso de Prata, em Berlim, em 2013, por “Glória“, dirigido por Sebastián Lelio; com o Prêmio Platino em 2014; com o Kikito de Cristal em Gramado em 2022, entre tantos outros prêmios, lhe reserva um lugar ainda mais especial na história do cinema do continente.


Paulina García com o Troféu Pantanal | Crédito: ©️Fotografando Bonito

Com o Troféu Pantanal em mãos, Paulina García destacou o poder de união que a arte tem, mesmo em diferentes idiomas:

“O cinema não é uma linguagem falada, mas é uma linguagem que nos permite manter nossas línguas locais, nossos costumes, que reverenciemos nossos antepassados, nossa história, nossa geografia, e que sintamos a humanidade, essa corda invisível que une uma pessoa a outra. Seja de onde for, tenha a idade que tiver, viva onde viver, acredite no que acreditar. O cinema é uma linguagem que faz disso que estou vivendo hoje aqui em Bonito um milagre. O milagre e a honra de receber um prêmio de trajetória, porque o cinema permite que meu trabalho, feito em outros países, em outras línguas, com gente de toda a América do Sul, seja reconhecido aqui no Brasil”.

 

Estiveram presentes no evento as seguintes autoridades regionais:

Emanuelle Ribeiro (representando o diretor presidente da fundação de turismo de Mato Grosso do Sul), Leda Gonçalves de Freitas (representante da Associação Amigos do Cinema e da Cultura – AACIC), Giovana Correa Ferreira (secretária adjunta de estado esporte e cultura, representado o Estado de MS), Vítor Mello (diretor regional do SESC MS, representando também o FECOMERCIO-MS), Ido Michels (assessor parlamentar do Deputado Vander Loubet) e Juliane Salvatore (vice prefeita e secretária do turismo, representando o prefeito Josmail Rodrigues).

Semana recheada de filmes sul-americanos

Nos próximos oito dias, a programação inclui três diferentes mostras competitivas: de filmes sul-americanos, ambientais e sul-mato-grossenses, além da sessão memória, sessões infanto juvenis, oficinas de formação, charlas cinematográficas e aula magna com a participação de realizadores e especialistas, que vão proporcionar encontros e trocas de experiências sobre a realização cinematográfica, desde vozes femininas, passando por mercado, interpretação, legado e memória. Confira a programação toda no site do evento.

A cerimônia de encerramento, marcada para o dia 1 de agosto, também no Auditório Kadiwéu, será apresentada pelos atores Paulo Betti e Valentina Herszage e contará com a entrega dos Troféus Pantanal e prêmios em dinheiro aos vencedores das mostras competitivas.

A 4ª edição do evento conta com o patrocínio master do Banco do Brasil e da Petrobrás, além do patrocínio da Caixa Econômica, da EMGEA, do Sesc MS e da Fecomércio MS. O Festival tem o apoio da Prefeitura de Bonito, da FUNDTUR e do Estado de Mato Grosso do Sul. O evento é uma realização da Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC), Lei Rouanet e Ministério da Cultura.

Notícias

Adaptação de ‘Quarta Asa’ contrata seus protagonistas

De acordo com o Deadline, a adaptação live-action de...

10 Filmes ABSURDOS de TÃO BONS!

Se você está cansado de procurar um bom filme...

Inde Navarrette quer RETORNAR em sequência do terror ‘Obsessão’

Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Inde Navarrette ('Supergirl')...

‘A Múmia 4’ ganha título oficial; Confira o LOGO!

A Universal Pictures confirmou que o quarto filme da...
Renato Marafon
Renato Marafonhttps://cinepop.com.br/
Editor-chefe e criador do site CinePOP, apaixonado por cinema e filmes.