A Amazon MGM Studios confirmou que abrirá um escritório de distribuição no Brasil e, a partir de 2026, passará a distribuir diretamente seus filmes no território nacional.
A informação foi revelada com exclusividade ao Portal Exibidor pelo executivo Caio Meira, que assume o cargo de Head of Brazil Theatrical Distribution e será responsável por conduzir a implantação e expansão das operações da companhia no país.
A decisão ocorre quase quatro anos após a aquisição da MGM pela Amazon, concluída em fevereiro de 2022. Para liderar o novo braço de distribuição, a empresa escolheu Meira, profissional com trajetória consolidada no mercado audiovisual. Ele iniciou a carreira na Cinemark, atuou por quase dez anos como diretor de vendas da Paramount no Brasil e, mais recentemente, estava no México como diretor de distribuição e vendas da Universal — onde também liderava os lançamentos da Warner, já que, no mercado mexicano, a Universal é responsável pela distribuição dos títulos do estúdio.
“Feliz em poder voltar a trabalhar no Brasil, assumindo o desafio de coordenar a abertura da operação de cinema dessa importante companhia que é a Amazon MGM Studios. A experiência de trabalhar por quatro anos e meio em um mercado de destaque mundial, como o mexicano, distribuindo conteúdos de dois grandes estúdios, como Universal e Warner, foi extremamente enriquecedora”, comemora Caio Meira.
O executivo chega ao Brasil no fim de novembro para iniciar os trabalhos preliminares. A formação da equipe nacional está prevista para começar em janeiro, enquanto o escritório deve ser inaugurado entre janeiro e abril — período que também marca o início da distribuição própria no país.
Até lá, a Sony Pictures continuará responsável pelos lançamentos da Amazon MGM, conforme acordo firmado recentemente entre as empresas. Com o fim do contrato com a Sony, a Amazon MGM assumirá integralmente a distribuição de seus filmes no Brasil. Produções nacionais que venham a ser desenvolvidas pelo estúdio, como ocorreu com ‘Perrengue Fashion‘, realizado em parceria com a Paris Filmes, também passarão a ficar sob a gestão de Caio Meira.
