Guillermo del Toro é um dos realizadores mais conhecidos de todos os tempos e se consagrou através de sua identidade única e de sua paixão pelo místico e pelo mágico. Não é surpresa que, em sua prolífica carreira, tenha dado vida a títulos como ‘O Labirinto do Fauno’, ‘A Forma da Água’ e ‘Hellboy’. Porém, uma de suas melhores criações veio com a inesperada animação ‘Caçadores de Trolls’.
A série, que chegou há Netflix em 2016, veio sem muito alarde ao catálogo da plataforma de streaming e se consagra, até hoje, como um de seus mais instigantes e sólidos títulos originais. Na trama, o saudoso Anton Yelchin encarna Jim Lake Jr., um garoto que vive na cidade de Arcadia e se transforma em um caçador de trolls após encontrar um amuleto mágico. Munido de magia e da companhia de seus melhores amigos, Jim deve conciliar sua luta contra as forças do mal e seu cotidiano na pacata cidade em que mora.
A produção durou por três temporadas e deu origem a duas séries derivadas e um filme, conquistando o público ao redor do mundo e sendo ovacionada pela crítica internacional – levando para casa dezenas de prêmios para casa.
Em 2022, a temporada de estreia da série completa seis anos, e para celebrá-la, montamos uma breve lista com algumas curiosidades de bastidores.
Confira:
- Este foi o último projeto de Yelchin, que morreu pouco depois de gravar suas falas. Del Toro se recusou a substituí-las, em virtude de sua experiência como pai e da jovem idade do ator.
- O projeto originalmente estava sendo desenvolvido como um longa-metragem, mas foi alterado para uma série televisiva, porque Del Toro não conseguia diminuir a história o suficiente para caber dentro de um filme.
- No episódio piloto, quando Jim consegue sua armadura, é possível ver que, na televisão, está passando a aclamada animação ‘Como Treinar o Seu Dragão’, também produzida pela DreamWorks.
- O gnomo que Toby (Charlie Saxton) deixa viver em sua casa de bonecas se chama Gnomo Chompsky, em homenagem ao famoso linguista Noam Chomsky.
- Esta é a segunda série baseada em um livro criada por Del Toro, depois de ‘The Strain: Noite Absoluta’, lançada em 2014.
- Em uma das aulas de espanhol, a garota que está fazendo sua apresentação se chama Maria. O nome provém de outra animação produzida por Del Toro, ‘Festa no Céu’, de 2014.
- Os roteiristas Kevin Hageman e Dan Hageman declararam que a série é a mais bem-sucedida destinada a um público infantil da Netflix até hoje.
- Enquanto criava o show, Del Toro revelou que queria uma “jornada agridoce” para Jim, ou seja, que ele deveria lidar com temas que boa parte das narrativas de fantasia falhavam em entregar: “você pode estar no colégio e ter seus problemas, e então você consegue todos esses poderes e se vê no meio de outros obstáculos. Não existe algo como uma conclusão feliz”.
- Del Toro cita o desenho ‘Jonny Quest’, de 1964, como uma das principais inspirações para ‘Caçadores de Trolls’.
- Na terceira temporada, o papel de Jim Lake Jr. foi dado a Emile Hirsch, um dos melhores amigos de Yelchin.