sábado, abril 27, 2024

Cannes 2023 | Dia 7 e 8 – Wes Anderson, Asteroid City, Weeknd, The Idol e mais

Já se passaram oito dias desde a abertura do 76º Festival de Cinema de Cannes. Três ainda estão por vir com os filmes mais esperados dos consagrados Ken Loach, Wim Wenders, Aki Kaurismäki e Nanni Moretti na competição pela Palma de Ouro. O CinePOP relata os momentos mais marcantes desta segunda e terça, dia 22 e 23 de maio, na Croisette. 

Clube Zero e Vômitos

Ganhador da Palma de Ouro 2022, Triângulo da Tristeza, de Ruben Östlund, revirou o estômago dos espectadores durante o festival por conta de uma longa e nojenta sequência de vômitos. Este ano, a austríaca Jessica Hausner apresenta uma sátira similar em Club Zero na Competição. 

O longa mergulha no cotidiano de uma rica escola particular, na qual uma professora promove um seleto clube de mudança nutricional: viver sem comida. De acordo com a Variety no Twitter, Club Zero levou, ao menos, uma pessoa da plateia a sair, durante uma  perturbadora cena, na qual uma aluna é forçada a vomitar e depois comer seu vômito, enquanto seus pais assistiam horrorizados.

Sendo o presidente do Júri Ruben Östlund, especula-se as chances do filme de levar o prêmio, a crítica, no entanto, não aprovou a ideia. Por exemplo, o crítico Peter Bradshaw, do The Guardian, afirmou: “O filme parece zombar de ideias obviamente absurdas; (…) não é imediatamente claro que essas ideias estão erradas ou que merecem ser satiricamente escaladas para uma automutilação obviamente grotesca.” 

The Idol chega aos Trending Topics 

Lançada na Sessão da Meia-Noite, a série The Idol foi o momento mais pop do Festival de Cannes 2023. Além da presença das estrelas The Weeknd (codinome de Abel Tesfaye) e Lily-Rose Depp, o tapete vermelho contou com a presença de celebridades musicais: o rapper Travis Scott e a cantora de k-pop Jennie, da banda de Blackpink. Tornando-se um dos assuntos mais comentados no Twitter na noite de segunda.

Jennie, da banda de Blackpink no Festival de Cannes 2023

Nascido da imaginação de Sam Levinson, responsável pela série Euphoria, e do cantor canadense Abel Tesfaye, The Idol (O Ídolo) revela a vida cotidiana de Jocelyn (Lily-Rose Depp), uma estrela pop que se prepara para seu retorno após uma dolorosa provação. Previsto para estrear dia 4 de junho, na HBO Max, os dois primeiros episódios obtiveram críticas extremamente negativas.

Não deixe de assistir:

Alvo de memes no Twitter, a série é descrita em alguns como “ridícula”, “espetáculo machista”, com “cenas eróticas vulgares”, e definitivamente apenas para maiores de 18 anos. Com 12 críticas publicadas no agregador Rotten Tomatoes, The Idol possui apenas 17% de aprovação. 

Wes Anderson e um ônibus de estrelas

Na noite de ontem, dia 23 de maio, um ônibus foi necessário para transportar uma costelação ao pé da escadaria do Palácio do Festival. O tapete vermelho das 19 horas esteve completamente brilhante graças ao elenco de Asteroid City, de Wes Anderson: Bryan Cranston, Maya Hawke, Steve Carell, Jason Schwartzman, Alexandre Desplat, Rupert Friend, Adrien Brody, Scarlett Johansson, Tom Hanks

Em busca da sua primeira Palma de Ouro, Wes Anderson obteve uma recepção positiva da crítica. O jornalista Richard Lawson, da Vanity Fair, publicou: “No seu melhor, Asteroid City evoca a memória do que foi ver pela primeira vez um filme de Wes Anderson; surpreendido e encantado com a sua visão singular da vida na Terra”.

Dessa forma, Asteroid City apresenta-se como um forte candidato na Competição. Veja abaixo as imagens oficiais (em francês) da chegada do elenco aos degraus do Palácio do Festival. 

Mais notícias...

Letícia Alassë
Crítica de Cinema desde 2012, jornalista e pesquisadora sobre comunicação, cultura e psicanálise. Mestre em Cultura e Comunicação pela Universidade Paris VIII, na França e membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Nascida no Rio de Janeiro e apaixonada por explorar o mundo tanto geograficamente quanto diante da tela.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS