Com sete mulheres na disputa deste ano, a Palma de Ouro foi concedida pela terceira vez na história do festival a uma diretora. A francesa Justine Triet recebeu das mãos de Jane Fonda o prêmio máximo pelo drama Anatomia de uma Queda (Anatomie d’une Chute), exibido no último domingo.
Leia também: Cannes 2023 | Veja quem são as 7 diretoras concorrendo a Palma de Ouro
Após 11 dias e 21 filmes, o júri composto por Ruben Östlund, Maryam Touzani, Denis Ménochet, Rungano Nyoni, Brie Larson, Paul Dano, Atiq Rahimi, Damián Szifron e Julia Ducournau premiou outros seis títulos durante a cerimônia de encerramento.
Em discurso de agradecimento, Justine Triet agradeceu a parceria na composição do roteiro de Arthur Harari, seu marido, e a da atriz alemã Sandra Hüller, também presente no filme Zona de Interesse, de Jonathan Glazer, segundo colocado da noite.
Além dos agradecimentos, a diretora de 44 anos fez um posicionamento político em seu discurso. Ela lembrou das manifestações nas ruas contra a reforma da previdência na França e criticou “a mercantilização da cultura”, segundo ela, defendida pelo atual governo neoliberal.
Por fim, a ganhadora da Palma de Ouro desejou sorte e luta aos jovens diretores e diretoras para eles conseguirem um espaço na indústria como ela batalhou 15 anos atrás. Esta é a segunda vez que a cineasta participa da Competição Oficial, a primeira foi com Sibyl, em 2019.
Veja abaixo todos os premiados:
Palma de Ouro
Anatomia de Uma Queda (Anatomie d’une Chute), de Justine Triet
Grand Prix (Segundo Lugar)
Zona de Interesse (The Zone of Interest), de Jonathan Glazer
Melhor Direção
La Passion de Dodin Bouffant (The Pot-au-Feu), de Tran Anh Hùng
Prêmio do Júri
Fallen Leaves [Folhas Mortas], de Aki Kaurismäki
Melhor Roteiro
Sakamoto Yûji por Monster, de Hirokazu Kore-eda
Melhor Interpretação Feminina
Merve Dizdar por About Dry Grasses, de Nuri Bilge Ceylan
Prêmio Melhor Interpretação Masculina
Kōji Yakusho por Perfect Days, de Win Wenders
—