O ator Charlie Sheen relembrou recentemente o episódio em que foi substituído por Tom Cruise no aclamado filme ‘Nascido em 4 de Julho’ (1989), dirigido por Oliver Stone. Sheen classificou a ação do cineasta como uma “traição”.
Em relato à Variety, Sheen contou que estava em negociações avançadas com Oliver Stone, com quem havia trabalhado em Platoon. A notícia de sua substituição chegou através de seu irmão, Emilio Estevez.
“O Emilio me liga e diz: ‘Ei, cara, você está sentado?’ E eu pensei que alguém tivesse morrido”, contou Sheen. “Eu disse: ‘Não, o que foi?’ E ele: ‘O Cruise vai fazer Nascido em 4 de Julho’. Eu achei engraçado ele achar que eu precisava estar sentado para ouvir isso, como se eu fosse desmaiar. Quero dizer, é só um filme”.
A notícia veio após Sheen ter participado de diversas reuniões com Stone, inclusive um jantar com Ron Kovic, o veterano da Guerra do Vietnã cuja história é contada no longa.
“Depois disso, parei de ter notícias dele. A gente parou de conversar sobre o filme, e quando tentei entrar em contato, me disseram que ele estava em Cuba. Sei lá”, relembrou o ator.
Charlie Sheen revela que recusou papel em ‘Karatê Kid’: “Deixei passar”
Anos depois, Sheen conseguiu confrontar Stone em um bar.
“Eu estava bêbado o suficiente, e ele também, para finalmente falar sobre isso”, explicou. Stone alegou: “‘Senti que você não tinha paixão pelo projeto, parecia ter perdido o interesse’. E eu respondi: ‘Mas eu nem te vi mais! Como você sabe o quanto de paixão eu perdi, se nunca mais conversamos sobre o assunto?'”.
Hoje, Sheen afirma não guardar ressentimentos, pois “Você não pode perder algo que nunca teve. Eu não tinha contrato, foi só um aperto de mãos”.
O ator teceu elogios a Tom Cruise, que recebeu sua primeira indicação ao Oscar pelo papel.
“Não foi algo que me fez querer falar mal dele. Porque aí você vê o filme e pensa: ‘Ah, tá, entendi. Ele transformou aquilo em algo incrível'”, disse Sheen, concluindo que Cruise “devia ter ganhado o maldito Oscar”.

‘Nascido em 4 de Julho’ está disponivel no YouTube Play.
‘Nascido em 4 de Julho’ narra a trajetória real de Ron Kovic, que se tornou um proeminente ativista contra a guerra após ser paralisado em combate.
O filme foi um sucesso de bilheteria (arrecadando US$ 162 milhões globalmente), recebeu oito indicações ao Oscar e rendeu a Oliver Stone o prêmio de Melhor Diretor.
