O diretor Todd Phillips não está nada feliz com toda a polêmica em torno do seu ‘Coringa‘.
Após o cinema de Aurora, Colorado, anunciar que não exibirá o filme devido ao atentado ocorrido durante uma sessão de ‘Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge‘, a polêmica em torno da violência do filme se alastrou.
Em entrevista à AP, Phillips disse que não é justo culpar o filme pelo atentado de 2012.
“O massacre de Aurora foi horrível, mas não foi culpa do filme. O atirador não estava sequer vestido como Coringa. Ele teve um colapso mental e fez algo desprezável, mas não tem nada a ver com o filme em questão”.
Segundo ele, existem filmes mais violentos, como o recente ‘John Wick 3‘.
“Nunca tentei fazer um filme que representasse isso. A história se passa em um mundo fictício, e é baseada em um personagem que existe há quase 80 anos. Fico intrigado com essa masculinidade tóxica branca. Todo mundo saiu rindo do cinema após assistir John Wick 3, porque o cara mata 300 pessoas e faz o público torcer e vibrar com ele. Porque essa polêmica com Coringa? Os parâmetros são diferentes? Não faz sentido.”, concluiu.
Vale lembrar que o exército dos Estados Unidos emitiu uma declaração oficial para seus membros sobre potenciais massacres durante as exibições.
O aviso foi feito depois de diversas postagens nas redes sociais relacionadas a extremistas classificados como “incels” (“celibatários involuntários”) serem desmascaradas pelos oficias de inteligência do FBI.
Em um e-mail do dia 18 de setembro, militares foram instruídos a permanecerem alertas e “identificar duas rotas de escape” quando entrassem nos cinemas. Na ocorrência de um tiroteio, foram instruídos a “correr, se esconder e lutar”.
“Corra se puder”, diz o anúncio. “Se está preso, se esconda e fique quieto. Se um atirador te encontrar, lute da forma que puder”.
Em resposta às controvérsias, a Warner também fez uma declaração, dizendo que:
A violência das armas na nossa sociedade é um tema crítico, e estendemos nossa empatia mais profunda para todas as vítimas e famílias impactadas por essas tragédias. Nossa companhia tem uma longa história de apoio às vítimas dessa violência, incluindo as de Aurora e, nas semanas recentes, nossa subsidiária se uniu a outros líderes locais para aprovar uma lei para que essa epidemia seja contida.
‘Coringa‘ tem estreia marcada para o dia 3 de outubro de 2019 no Brasil.
Confira o trailer:
A trama de ‘Coringa’ vai explorar a cultura noturna da cidade de Gotham, dando destaque inclusive a clubes de strip-tease.
‘Coringa‘, do diretor Todd Phillips, centra-se no icônico arqui-inimigo e é uma história fictícia original e inédita, nunca vista na tela grande. A história de Arthur Fleck, interpretado majestosamente por Joaquin Phoenix, é de um homem que luta para encontrar seu caminho na sociedade fragmentada de Gotham. Ele é um palhaço de festas durante o dia, ele aspira a ser um comediante stand-up a noite… mas ele acha que a piada sempre parece estar sobre ele. Preso em uma existência cíclica entre a apatia e a crueldade, Arthur toma uma decisão ruim que provoca uma reação em cadeia de eventos crescentes neste estudo de caráter arenoso.
‘Coringa’: Joaquin Phoenix diz que não se importa com opinião dos fãs sobre sua interpretação
Filme de origem do Coringa será ‘assustador’, afirma Joaquin Phoenix
Além de Phoenix, Robert DeNiro, Zazie Beetz, Marc Maron, Frances Conroy, Shea Whigham, Bill Camp e outros completam o elenco.