quinta-feira, abril 25, 2024

Cheiro de Oscar: Festival de Toronto revela seus principais filmes da edição 2018

Um dos maiores festivais de cinema do mundo, o Festival de Toronto, ou TIFF, acaba de divulgar sua lista principal para as mostras de Gala e Apresentações Especiais do evento. O TIFF tem como hábito exibir longas cujo prestígio chega até o Oscar.

Ano passado, por exemplo, teve em seu acervo grande parte dos indicados, saídos de outros festivais, vide A Forma da Água (Veneza), Lady Bird (Telluride), Me Chame Pelo Seu Nome (Sundance), O Destino de uma Nação (Telluride), Três Anúncios para um Crime (Veneza), Projeto Flórida (Cannes), Mudbound (Sundance), Artista do Desastre (SXSW) e Victoria e Abdul (Veneza); além de estreias próprias, como Eu, Tonya, Roman J. Israel, Esq. e A Grande Jogada.

No acervo deste ano, obras de grandes realizadores e novas promessas a emplacar na época vindoura de premiações. Produções de nomes como Damien Chazelle, Barry Jenkins, Steve McQueen, Alfonso Cuarón, Olivier Assayas, Nicole Holofcener, Patricia Rozema, Zhang Yimou, Jason Reitman, entre outros, fazem parte da lista da pré-seleção do evento. Novos longas serão anunciados em breve.

A Noite de Abertura da Apresentação Especial ficará a cargo de Mouthpiece, produção canadense da citada diretora Patricia Rozema (Into the Forest). Na trama, levemente baseada em uma peça, a protagonista Cassandra é uma escritora vivendo por suas próprias regras. O que não a impede de ser um desastre. O filme acompanha a conexão que ela encontra com a mãe após o falecimento desta.

A noite de Encerramento contará com o vencedor da Palma de Ouro deste ano no Festival de Cannes. Shoplifters, do diretor japonês Hirokazu Kore-eda, apresenta uma família de pequenos criminosos que cometem furtos, encontrando um bebê abandonado e decidindo criá-lo.

Conheça abaixo os filmes mais interessantes divulgados para esta primeira etapa. O 43º Festival de Toronto acontece do dia 6 ao 16 de setembro.

O Primeiro Homem

O menino de ouro Damien Chazelle (La La Land e Whiplash) dá seu passo mais ambicioso na biografia do astronauta Neil Armstrong e conta a história do primeiro homem a caminhar na lua. Ryan Gosling protagoniza como Armstrong e o elenco conta ainda com Claire Foy, Jason Clarke e Corey Stoll. O filme estreia em agosto no Festival de Veneza e parte para Toronto.

As Viúvas

Não deixe de assistir:

Com roteiro de Gillian Flynn (Garota Exemplar) e direção de Steve McQueen (12 Anos de Escravidão), este filme promete ser um dos pontos altos da segunda metade de 2018. Quatro mulheres assumem a herança criminosa deixada por seus maridos mortos, numa conturbada trama passada na Chicago atual. O maior elenco do ano traz: Viola Davis, Robert Duvall, Liam Neeson, Colin Farrell, Michelle Rodriguez, Jon Bernthal, Elizabeth Debicki, Carrie Coon, entre outros.

Nasce uma Estrela

Terceira reimaginação da obra clássica homônima de 1937 – que ainda rendeu versões em 1954 e 1976 –, este filme teria a estrela da música Beyoncé como protagonista e Clint Easwtood como diretor. O produto final, no entanto, terminou com direção de Bradley Cooper (debutando na função) e Lady Gaga no papel principal que seria da colega pop diva. Na trama, um músico em declínio (Cooper) serve de mentor a uma jovem em ascensão (Gaga).

The Front Runner

Depois de ter nos encantado e surpreendido com Tully na primeira metade de 2018 (e apresentado um dos melhores desempenhos da carreira de Charlize Theron), Jason Reitman retorna com uma polêmica biografia de um político. Pego num escandaloso caso extraconjugal enquanto concorria como favorito a presidente da república dos EUA em 1988, o senador Gary Hart foi afastado da corrida. No longa, Hugh Jackman interpreta o político indiscreto e o filme conta ainda com Vera Farmiga no elenco.

If Beale Street Could Talk

Novo trabalho do cineasta Barry Jenkins, que brilhou há duas edições do Oscar com o envolvente e audacioso Moonlight – Sobre a Luz do Luar. Desta vez, o jovem diretor conta a história passada no Harlem, Nova York, sobre uma mulher lutando para provar sua inocência em um crime, enquanto carrega seu primeiro filho ao lado do noivo. No elenco, Pedro Pascal, Diego Luna e Dave Franco.

The Land of Steady Habits

A diretora Nicole Holofcener é dona de filmes que afirmam dilemas humanos reais e dramáticos, sem esquecer o bom humor no olhar. Obras como À Procura do Amor (2013), Sentimento de Culpa (2010) e Amigas com Dinheiro (2006) fazem parte de seu repertório. Seu novo trabalho fala sobre um homem (vivido por Ben Mendelsohn) adentrando a terceira idade, com a vida calma e encaminhada, decidindo seguir por um caminho inusitado e menos confortável em seus anos restantes.

Non-Fiction

Também conhecido com o título Doubles Vies, este é o novo filme do francês Olivier Assayas (Acima das Nuvens e Personal Shopper). Dando um tempo de sua nova musa Kristen Stewart, mas reafirmando a parceria com sua colaboradora Juliette Binoche, o cineasta nos leva para uma nova olhada de bastidores. Ao invés do mundo do cinema ou de secretárias de celebridades, a trama aborda o mundo editorial, trazendo para os holofotes editores e autores, precisando lidar com a crise da meia idade, as mudanças na indústria e suas esposas.

Roma

Coprodução entre México e EUA, trata-se do novo trabalho do cineasta Alfonso Cuarón, cinco anos após o sucesso esmagador de Gravidade. O filme acompanha um ano de uma família de classe média na Cidade do México. Cheira a prêmios.

Shadow

O cultuadíssimo cineasta chinês Zhang Yimou mescla em sua carreira dois tipos específicos de filmes: obras dramáticas e intimistas, vide Lanternas Vermelhas (1991) e o recente Amor para a Eternidade (Coming Home, 2014), e espetáculos visuais que variavelmente contém os mesmos conceitos existencialistas de seus filmes menores, vide O Clã das Adagas Voadoras (2004) e A Maldição da Flor Dourada (2006). Shadow, seu novo filme, está mais inclinado para a segunda vertente e fala sobre um Rei e seu povo prestes a serem expulso de suas terras, durante a era dos Três Reinos na China.

Todos los Saben

Mesmo sem ter causado a melhor das impressões em sua estreia no Festival de Cannes deste ano, este suspense dramático sobre uma menina sequestrada, tirada dos pais durante um evento na casa dos parentes, tem respaldo de sobra. Acontece que a obra é assinada por Asghar Farhadi, diretor iraniano altamente celebrado, e conta com Penélope Cruz, Javier Bardem e Ricardo Darín em seu elenco.

Beautiful Boy

A cena mais comentada do drama Me Chame Pelo Seu Nome é o diálogo de pai e filho, do protagonista com seu progenitor. Então, que tal desenvolver um filme inteiro sobre isso? Novamente estrelado pelo jovem sensação Timothée Chalamet, este drama baseado em fatos é uma das grandes pedidas para a época de premiações. No papel do pai do menino, outro nome que não descansará até ter sua estatueta do careca dourado: Steve Carell. Na direção, o belga Felix Van Groeningen (Alabama Monroe).

High Life

Este é um projeto interessante. Protagonizado por Robert Pattinson, esta ficção científica passada no espaço apresenta um pai (vivido pelo ator) e uma filha lutando pela sobrevivência, vivendo isolados nas estrelas. A direção é da prestigiada diretora francesa Claire Denis, entregando uma produção diferente de tudo em sua filmografia.

Ben is Back

Julia Roberts é a estrela por trás deste projeto. Neste drama familiar com toques de suspense, o diretor Peter Hedges dirige o filho Lucas Hedges (indicado ao Oscar por Manchester À Beira-Mar) nesta história sobre um jovem e seu conturbado retorno ao lar. Roberts interpreta a mãe do rapaz.

White Boy Rick

Relato da história real de um jovem que se tornou informante do FBI durante a década de 1980, vindo a ser preso e condenado à prisão perpétua por tráfico de drogas. O vencedor do Oscar Matthew McConaughey, em mais uma atuação chamativa, interpreta seu pai criminoso. No elenco, outros indicados ao Oscar, vide Jennifer Jason Leigh e Bruce Dern.

Wildlife

Estreia elogiadíssima do ator Paul Dano na direção, o longa aborda o trauma de um garoto ao presenciar o casamento de seus pais ruir e sua mãe encontrar outro homem. No elenco, os chamarizes são os pais do menino, vividos por Carey Mulligan e Jake Gyllenhaal.

Veja Abaixo outros filmes confirmados na programação:

Galveston, de Mélanie Laurent
The Hate U Give, de George Tillman Jr.
Hidden Man, de Jiang Wen
Husband Material, de Anurag Kashyap
The Kindergarten Teacher, de Sara Colangelo
Life Itself, de Dan Fogelman
The Public, de Emilio Estevez
Red Joan, de Sir Trevor Nunn
What They Had, de Elizabeth Chomko
Burning, de Lee Chang-dong
Can You Ever Forgive Me?, de Marielle Heller
Capernaum, de Nadine Labaki
Cold War, de Pawel Pawlikowski
Collette, de Wash Westmoreland
Dogman, de Matteo Garrone
Giant Little Ones, de Keith Behrman
Girls of the Sun , de Eva Hudson
Hotel Mumbai, de Anthony Maras
The Hummingbird Project, de Kim Nguyen
Manto, de Nandita Das
Maya, Mia Hansen-Love
Monsters and Men, de Reinaldo Marcus Green
The Old Man & the Gun, de David Lowery
Papi Chulo, de John Butler
The Sisters Brothers, de Jacques Audiard
Sunset, de László Nemes
Through Black Spruce, de Don McKeller
The Wedding Guest, de Michael Winterbotton
The Weekend, de Stella Meghie
Where Hands Touch, de Amma Asante

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS