quinta-feira, janeiro 22, 2026

Chris Pratt condena criação de Tilly Norwood, a primeira atriz gerada por IA

DestaqueChris Pratt condena criação de Tilly Norwood, a primeira atriz gerada por IA

O astro Chris Pratt, conhecido por seus papéis em ‘Guardiões da Galáxia’ e ‘Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros’, se manifestou recentemente sobre o crescente uso de IA em Hollywood, criticando a criação de Tilly Norwood, a primeira atriz totalmente gerada por inteligência artificial.

“Não sinto que alguém vá me substituir por IA. Essa história da Tilly Norwood, é tudo besteira. Nunca a vi em um filme. Não sei quem é essa garota. É tudo falso até que se torne algo real. Acho que é uma ferramenta incrível que pode realmente ajudar as pessoas a contar histórias. Inevitavelmente, isso vai impactar a indústria. Estamos no meio de uma revolução intelectual”, afirmou Pratt, conforme o ComicBookMovie.

O ator acrescentou: “Não somos a primeira nem a última indústria a ser impactada pela IA, mas eu continuo seguindo em frente. Grandes cineastas vão fazer grandes filmes, e provavelmente vão usar essas ferramentas se ajudarem a agilizar a produção e reduzir custos. É inevitável. Mas não acredito que se possa substituir uma alma humana, diretor, roteirista, ator, cantor, qualquer coisa que exija desejo, sofrimento, visão e arte. É a alma, essa conexão”.



Pratt concluiu refletindo sobre a importância da presença humana no cinema: “Assistindo a um filme, você pode não conseguir identificar exatamente o que está absorvendo, mas sabe que é real. Talvez não compreendamos completamente, mas está ali. Na ausência dessa conexão verdadeira, não vai parecer certo. Algo vai faltar, e nós vamos perceber, a alma humana. Isso me traz conforto”.

Sindicato dos atores CONDENA criação de Tilly Norwood, a primeira atriz feita por IA

Criadora de Tilly Norwood defende primeira atriz de IA: “Ela não é uma substituta”

Tilly Norwood foi lançada de forma discreta no início de 2025, com perfis no TikTok, Instagram e YouTube, antes de Van der Velden anunciar oficialmente o estúdio de talentos de IA Xicoia na semana passada.

A polêmica cresceu após um painel no Zurich Summit, evento focado na indústria do cinema, revelar que agentes de talentos estavam considerando representar Tilly como uma cliente real.

Atores como Melissa Barrera, Kiersey Clemons e Toni Collette manifestaram seu descontentamento nas redes sociais, e alguns chegaram a sugerir um boicote a agências que trabalharem com personagens gerados por IA.

author avatar
José Guilherme
Jornalista e redator apaixonado por cinema, séries e animes, sempre em busca de boas histórias para contar e compartilhar.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS