sábado , 5 abril , 2025
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Atrizes

 

 

Sinopse: Madeline é uma atriz de quarenta anos que começa a ensaiar para uma peça. Ela é solteira e está obcecada em ter um filho antes que chegue à menopausa.

Quem tiver um pingo de objetividade como filosofia de vida não deve entrar em uma sessão em que esteja exibindo Atrizes (Atrices). Franceses não são conhecidos por ser um povo prático, já que adoram discussões intermináveis e por vezes inúteis. Atores também não são lá muito práticos, com exercícios de palco que são inteligíveis e parecem sandices para os leigos. Agora imagine, caro leitor, o que é um filme francês em que a maioria dos personagens são atores…

A protagonista está muito obcecada pela ideia de ter um bebê. Ela apela para todas as maneiras possíveis de conseguir seu objetivo e, por vezes, suas tentativas desesperadas chegam a ser engraçadas. Conforme o filme avança, percebemos que ela está tendo problemas mentais por causa desse plano mal-fadado. Aí é que as coisas começam a ficar chatas, já que Madeline começa a atrapalhar a vida de várias pessoas por causa da idéia fixa de gravidez. A menos que o espectador faça um esforço para identificar a protagonista com outra mulher solteirona desmiolada, a empatia é impossível.

Para fazer companhia a Madeline no manicômio, outros personagens também revelam suas extravagâncias. A mãe dela faz declarações excessivamente íntimas durante uma aula de inglês, o diretor da peça tem surtos de autoritarismo, a assistente dele também tem suas próprias ideias fixas… É um tentando ser mais louco que o outro.
Tudo que se pode dizer é que gostar de Atrizes é um desafio.


Crítica por:
Edu Fernandes

 

Atraídos pelo Crime

 

 


Sinopse: As histórias de três policiais de Brooklyn. Eddie está a uma semana de se aposentar. Tango está infiltrado em uma gangue de traficantes de drogas. Sal está preocupado em arrumar dinheiro para comprar uma casa mais confortável para sua família, nem que precise aceitar dinheiro sujo.

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Atraídos pelo Crime (Brooklyn’s Finest) pode ser avaliado como uma junção de várias ideias que já funcionaram em outros filmes policiais. Se isso garante a satisfação dos amantes do gênero, a certeza de um ar de repetição incomoda quem procura por um pouco de novidade. Para mostrar as semelhanças com títulos do passado, vamos analisar os três personagens principais separadamente.

Eddie é um policial amargurado pela vida que está literalmente contando os dias para sua aposentadoria. Máquina Mortífera (1987) já mostrou uma trama semelhante, apeser de ter uma pegada de mais humor. O problema de aceitar Eddie é que ele não se esforça para facilitar a convivência com ele e há vários momentos em que o espectador pode querer dar um tapa na cara do sujeito.

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Tango luta para manter seu disfarce enquanto está infiltrado entre traficantes de drogas. Infiltrados é a referência mais clara quando esse assunto está na tela, mas também é possível comparação com O Traidor, outro filme estrelado por Don Cheadle. Essa segunda similaridade acontece por ambos mostrarem razões mais profundas para que ódio entre dois grupos exista. Sejam os traficante e policiais, ou os terroristas e os EUA. Esse é o personagem mais carismático nesse mar de figuras complicadas.

Já Sal está com grandes problemas porque seu salário não consegue dar conforto o suficiente para sua família. É possível contar pelo menos cinco filhos de Sal, mais os gêmeos que sua esposa espera. O mais incrível é que em momento algum é cogitada a solução do planejamento familiar. Dá a impressão que ele está nessa situação complicada simplesmente porque não calculou as consequências de suas escolhas. É difícil compactuar com isso.

 


Crítica por:
Edu Fernandes (CineDude)

 

 

Atraídos Pelo Crime

 

 


O grande problema dos chamados “filmes de gueto” norteamericanos é serem restritos demais. O assunto dificilmente varia e a falta de identificação com um público maior fora dos EUA faz com que estes filmes tenham bilheterias pouco expressivas fora de lá.

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Mas às vezes acontece de algum longa do gênero se destacar, por conseguir desenvolver bem os clichês do seu nicho.

Atraídos Pelo Crime inicia-se de maneira mais que comum: três policiais do Brooklyn – Eddie (Richard Gere, o típico profissional na última missão de sua carreira), Tango (Don Cheadle) e Sal (Ethan Hawke) –, envolvem-se na investigação de um mesmo crime. Cada um tem uma moral que os guia.

O que diferencia este roteiro dos outros do gênero é que os três tipos investigam o mesmo crime, mas praticamente não se encontram durante todo o filme, mas apesar dos motivos diferentes para querer solucionar o caso, o fato é que ambos desejam incessantemente encerrar aquela carreira perigosa e tocar suas vidas. E o filme mostra bem o porquê dessa vontade.

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A trama intrincada e bem amarrada prende a atenção do espectador, mas tudo não passaria de boa intenção se os atores não encarassem seus papéis com seriedade, levando o espectador a acreditar nas verdades deles. Ethan Hawke, em especial, tem uma atuação surpreendente, com um personagem rico em nuances e sem pré-julgamentos se o que ele faz é certo ou errado. Não há juízo de valores.

Após um início frio, uma sequência de acontecimentos paralelos e embalados por uma trilha quente e ininterrupta faz a história decolar. As únicas cenas de pouco sentido são as do caso amoroso de Richard Gere, que parecem estar ali apenas para cumprir a obrigação de haver um romance que agrade o público feminino.

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A direção de Antoine Fuqua (Dia de Treinamento) é inteligente e a montagem é dinâmica, evitando bocejos e cochilos de tédio ao longo das mais de duas horas de película. Duração que, aliás e ainda assim, poderia ser menor.

Atraídos Pelo Crime é cinema de machão-hey-dude-mother-fucker, mas que consegue agradar a uma gama maior de espectadores, por trabalhar bem os seus clichês.

É mais do mesmo com o melhor de sempre.


Crítica por:
Fred Burle (Fred Burle no Cinema)

 

 

Atração Perigosa

 

Sinopse: Doug é um assaltante de bancos de Boston. Durante um dos assaltos, sua gangue pega Claire de refém. Depois ele aproxima-se dela para se certificar de que não corre riscos de ir para a prisão.

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O cinema hollywoodiano atual tem oferecido alguns títulos policiais de medianos para fracos atualmente. A cidade de Boston, com sua violência urbana, é o cenário de Os Infiltrados, uma das boas exceções dessa leva. A metrópole parece dar sorte para os filmes e também serve de locação para Atração Perigosa (The Town), dirigido e estrelado por Ben Affleck (Maré de Azar).

O galã é frequentemente criticado por suas atuações, que muitas vezes são bem canastronas. Em seu próprio filme ele não compromete, mas o grande feito do elenco está na performance de Jeremy Renner (Guerra ao Terror). Ele interpreta muito bem Jem, o esquentado amigo e companheiro de crime do protagonista. O sotaque de Boston foi uma das maiores preocupações e ajuda a criar a atmosfera, para quem curte filmes legendados.

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Com um Oscar de roteiro em sua bagagem (Gênio Indomável), Atração Perigosa prova que na direção Affleck também tem talento. O filme avança com uma pegada correta e consegue que a plateia simpatize pelo ladrão sem que tenha de odiar os policiais, chefiados pelo personagem bem interpretado por Jon Hamm (O Dia em que a Terra Parou).

O roteiro sabe usar bem seus personagens e cria situações autênticas. O desfecho também merece elogios pela inteligência e o timing. Atração Perigosa termina em um ponto ideal para que se compreenda o destino daquelas pessoas, mas mantém algumas questões abertas para que o espectador as complete.

 


Crítica por:
Edu Fernandes (CineDude)

 

 

A Todo Volume

Rock and roll na veia. Assim é o poderoso A Todo Volume, documentário de David Guggenheim (de Uma verdade incoveniente) com os guitarristas Jack White, Jimmy Page e The Edge. Sem enrolações, o filme aborda a relação passional entre os músicos e sua musa maior, a guitarra.

Guggenheim não engana o público: é um documentário para os roqueiros. E o cineasta não decepciona. Acompanhamos a trajetória de White (do The White Stripes), Page (do Led Zeppelling) e The Edge (do U2) compartilhando com eles de seus primeiros passos na música, os acordes e composições mais marcantes, os momentos especiais na carreira e toda a magia que envolve o guitarrista e seu instrumento de trabalho.

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Entre as cenas individuais vemos o emblemático encontro dos três, trocando experiências e confissões. O filme acaba, obviamente, com uma grande jam session. Tudo isso em altíssimo som, como um bom rock deve ser ouvido.

A Todo Volume é pura adrenalina, imperdível para os fãs não só de Jack White, The Edge e do lendário Jimmy Page, como também para os apaixonados por música. No final das contas… it´s only rock ‘n roll but I like it.

 


Crítica por:
Janaina Pereira (Cinemmarte)

 

 

Um Ato de Liberdade

 

 

Sinopse: Os irmãos Bielski tiveram seus pais assassinados durante um ataque nazista. Eles refugiam-se nas florestas da Bielorrússia e acabam encontrado outros judeus.Eles formam uma comunidade de refugiados.

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Há uma infinidade de filmes sobre a Segunda Guerra Mundial. Algumas são baseadas em fatos, como A Lista de Schindler (1993), outras são fictícias, como O Menino de Pijama Listrado. A importância histórica desse período é perceptível já que sempre temos agradáveis surpresas com novas produções que conseguem trazer informações novas sobre o tema. Um Ato de Liberdade (Defiance) é um bom exemplo, tratando de uma parte desconhecida e real da perseguição que os judeus sofreram.

A jornada dos irmãos Bielski é tocante por si só. Envolvendo injustiças, preconceito, união familiar e sonhos de um futuro melhor, é impossível não se emocionar. O roteiro muda um pouco a história real na intenção de tornar os protagonistas mais heroicos ainda. Como a personalidade deles foi bem retratada logo no começo do filme, não fica muito forçada a aura quase épica em que eles são imbuídos.

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Há poucos problemas em Um Ato de Liberdade – mesmo assim são perdoáveis. Primeiramente, os personagens são provenientes da Bielorrússia, mas teimam em falar inglês com sotaque. Algumas cenas em que outros idiomas são ouvidos tentam reparar o deslize. O outro ponto baixo está no ritmo, que dá uma forte desacelerada no inverno. Enquanto os refugiados amarguram os martírios do inverno, o espectador também ficará desconfortável na poltrona. Fora isso, os quase 140 minutos de duração passam bem.

As cenas de ação fortes atrairão o público masculino e a retidão de caráter de Tulva – personagem bem defendido por Daniel Craig (Quantum of Solace) – cairá no gosto de quem estiver interessado pela vertente dramática da produção. A aliança bem construída por esses dois lados da mesma moeda já foi feita com primor pelo diretor Edward Zwick (Diamante de Sangue) em seus trabalhos anteriores.

 

 


Crítica por:
Edu Fernandes

 

 

A Toda Prova

 

Até aonde você iria para buscar sua inocência? Com um roteiro de Lem Dobbs, que mescla muitas sequências de luta e que deixa os destinos dos personagens cheios de saídas, o novo filme do famoso diretor Steven Soderbergh, “A Toda Prova”, é a prova viva de que você pode fazer um longa de ação protagonizado por quem é perito no ramo.

Na trama, uma linda mulher procura vingança depois que é traída durante uma missão. O filme não foge de sua proposta em nenhum momento, é honesto com o espectador, mostrando a saga de uma mulher altamente treinada militarmente em busca de sua inocência. O roteiro tenta ser uma espécie de tabuleiro de quebra-cabeças onde todas as peças se juntam perfeitamente no final, mesmo que em alguns casos o desfecho seja bem óbvio.

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A bela lutadora de MMA, Gina Carano, estrela esse filme que tem ação do início ao fim. Aproveitando a beleza da jovem e das suas habilidades físicas, o longa tem cenas de lutas muito bem executadas e, com toda certeza, são o grande ponto alto do filme. Gina usa e abusa da sua competência no Jiu-Jitsu, Boxe, Luta Greco Romana e outras especialidades em artes marciais. Seria a veterana lutadora a nova ‘Jackie Chan’ dos cinemas? Em muitas cenas, dá para perceber que ela mesma faz as difíceis sequências sem ajuda de dublê.

Um elenco de nomes conhecidos no mundo do cinema, atualmente e do passado, dão o ar de sua graça nesse interessante filme de ação: Antonio Banderas, Michael Douglas, Ewan McGregor, Michael Fassbender, Channing Tatum. Cada um deles consegue contribuir, à sua maneira, para o bom andamento da trama. Não existe um destaque maior que Gina Carano.

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Será uma boa diversão para todos que gostam de ação, intriga, aventura, suspense e politicagem jogados no liquidificador. Recomendável para aqueles que curtem adrenalina na telona!

 

Crítica por: Raphael Camacho (Blog)

 

 

A Toda Prova

 

Steven Soderbergh é um dos estimados realizadores em Hollywood, com uma lista de amigos que inclui Brad Pitt e George Clooney, que participam de seus filmes . O responsável por obras primas como Sexo, Mentiras e Videotapes e Traffic; mas também responsável por filmes como Irresistível Paixão e a biografia de Che Guevara.

Uma coisa é certa: quando sua produção anuncia um casting completo de estrelas, pode se esperar que o longa não terá a mesma qualidade das atuações (mas toda regra tem sua exceção, vide 11 Homens e Um Segredo e Traffic).

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Em A Toda Prova, Soderbergh não apenas reúne um elenco de peso, como também escala a lutadora de MMA Gina Carano, para estrelar. Na trama, uma agente secreta que presta serviços para o governo americano é envolvida numa armadilha e sai em busca de vingança. Sinopse corriqueira e que pode ser facilmente confundida com qualquer produção que tenha Angelina Jolie ou que seja da franquia 007. Neste filme, nem o casting consegue tornar a fita mais interessante. O longa inicia com um diálogo evasivo, onde os espectadores pescam as informações para tentar entender a história. Seguido de uma briga ultraviolenta que já dá uma pista de como serão os próximos confrontos, e de um flashback dos acontecimentos que levaram aquela briga acontecer. Uma narrativa sem grandes ondulações de acontecimentos e realizada de forma amadora.

Recheado de brigas e perseguições e com uma protagonista nem um pouco carismática – talvez se tivesse uma atriz profissional, a personagem pudesse ter um desenvolvimento melhor-; o longa imprime uma despretensão por parte do diretor, podendo ser confundido com qualquer diretor iniciante. Além disto, Soderbergh parece ter reaproveitado a trilha de 11 Homens e Um Segredo e a fotografia de Traffic para compor sua produção. No final de tudo, mais parece uma continuação de Salt (com Angelina Jolie – que seria ótima para o papel de Mallory Kane).

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Depois de Contágio, o diretor provou que para se fazer um filme bom, ter um elenco estelar não é suficiente. Lembrando que A Toda Prova, tem em sua ficha ténica : Michael Fassbender, Antonio Banderas, Michael Douglas, Ewan McGregor, Channing Tatum e Bill Paxton. Steven Soderbergh poderia ter vivido sem este longa.

 

Atividade Paranormal 4

 

Depois do imenso sucesso do primeiro filme da franquia “Atividade Paranormal” o público aguardou ansiosamente todas as continuações com a maior das expectativas. Nessa sexta-feira, 18 de outubro, estreia o quarto filme da saga paranormal.
 há nada de muito novo: mudanças de ângulos que deixam o público com novas perspectivas, sustos, levitações e impactos sobre paredes. O espectador se sente, permanentemente, como um porteiro, olhando as câmeras de segurança dos prédios.

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Na trama, conhecemos uma família que vive feliz em uma casa grande, situada em um bairro de classe média alta nos EUA. A filha do casal, que tem um namorado sem noção, é a primeira que começa a perceber que estranhos acontecimentos ocorrem sempre de madrugada na sua casa. Um clima de suspense, às vezes bem evidente, tenta surpreender o espectador. Reflexos especiais na luz, tentam criar a tensão. Porém, tudo desaba pelo roteiro bem fraco o que acabou levando a todos ao desapontamento.

Por já conhecer a ‘estrutura de tensão’, o público fica esperando tomar um susto a cada nova sequência, fato que ocorre em apenas alguns poucos momentos. O grande ponto negativo do filme dirigido pela dupla Henry Joost e Ariel Schulman é o humor que domina o ambiente. O longa tem momentos engraçados, o que descaracterizam totalmente o clima de suspense/tensão que deveria ter, deixando o público confuso com essa troca de sensações.

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A fita parece que vai melhorar mas não consegue fugir de sua rota previsível, lembra um lançamento recente chamado “Chernobyl”. Caminhos de brinquedos, um gato esquisito correndo para todos os lados e flatulências à parte “Atividade Paranormal 4” levará ao cinema um público que adora filmes desse gênero mesmo que esses possam sair do cinema bem desapontados no pouco mais de 90 minutos de fita.

 


Crítica por:
Raphael Camacho (Blog)

 

 

Atividade Paranormal 4

 

Um filme tem culpa de seu sucesso? Em muitos casos não. O público que irá elegê-lo como vitorioso ou fracassado dentro da competitiva indústria de Hollywood. Parece cruel, mas desde que os executivos dos grandes estúdios começaram a tratar as bilheterias de suas produções como uma espécie de esporte com ranking, esse foi o jogo em que aceitaram entrar.
O mínimo (definição contraditória já que é algo bem difícil de realizar) que os produtores e envolvidos com determinado filme ou franquia podem tentar fazer é torná-lo acessível para o maior número de pessoas possível. Não importa seu gênero para certos filmes se tornarem icônicos e unânimes. Casar a opinião da crítica com a do público é que tem se mostrado uma tarefa difícil ao longo dos anos, onde filmes execrados pelos profissionais como os dois últimos “Transformers” e toda a saga “Crepúsculo”, emplacaram fortemente no gosto popular. Em menor escala temos as franquias de terror surgidas em meados e no fim da década passada, “Jogos Mortais” e “Atividade Paranormal” (“Premonição” também se encaixaria).

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Filmes mirados a uma fatia específica do público jovem, que desde a década de oitenta conquistou sua audiência cativa. Quem cresceu na época citada teve durante toda a infância e juventude os exemplos de “Sexta-Feira 13” e “A Hora do Pesadelo” (abominados pela imprensa), moldando seus primórdios cinematográficos. Agora ao invés dos assassinos físicos dos chamados “slashers”, temos no subgênero do terror adolescente as tendências de assombrações invisíveis e da tortura pornográfica. Opto certamente pela primeira. A estrada não foi fácil para “Atividade Paranormal” e seu sucesso é quase merecido. Lançado originalmente em 2007, o primeiro filme só conseguiu apoio para deslanchar quando o grande Steven Spielberg decidiu bancá-lo com seu Dreamworks em 2009, após ter assistido e adorado. O primeiro “Atividade Paranormal”, que estreou oficialmente dez anos depois de “A Bruxa de Blair”, soube utilizar e seguir com a estética do found footage (imagens documentais amadoras falsas, encontradas posteriormente interminadas de forma trágica) de forma eficiente.

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Como os melhores filmes de terror adulto, a obra soube fazer uso de um suspense contínuo, onde pouco era mostrado e tudo era induzido. Criativo, “Atividade Paranormal” era uma fonte pura de diversão, que trazia novos ares ao cansado gênero, e reproduzia o nervosismo no público como uma ida ao trem fantasma, ou a um simulador do gênero. Não era tanto um filme (atores, diálogos, etc.), mas sim uma grande brincadeira satisfatória e, é claro, uma máquina de sustos. Foi também um dos maiores sucessos do gênero, arrecadando quase 200 milhões de dólares em todo o mundo (em contraste a seu orçamento de 15 mil dólares). E aí começou a maldição do filme. O estúdio vendo a mina de ouro que tinha em mãos decidiu continuar apostando em algo que não necessitava de continuação. Para que pagar os realizadores para fazerem algo novo, expandindo sua criatividade, se podem apostar no time que está vencendo. Chegando agora a seu quarto exemplar, que assim como as séries citadas dos anos oitenta carimbou cada ano da nova década com um filme dessa franquia, “Atividade Paranormal 4” segue a linha narrativa se mantendo fiel ao que foi confeccionado desde o filme original: um terror minimalista onde pouco é mostrado, muito é imaginado, e o clima tenso reina.

O vídeo acima explica a cronologia de toda a série, onde aparentemente esse quarto episódio se encaixaria logo após o primeiro filme, sendo o segundo e o terceiro de fato os primeiros. Aqui, uma típica família americana de classe média alta começa a ser aterrorizada por estranhos eventos. Essa é a sinopse de basicamente todos os filmes dessa série. Tudo começa quando um menino, que mora na casa em frente, tem sua mãe hospitalizada. Sem nenhum parente próximo, a família protagonista decide ficar com o menino (só mesmo em filmes de terror mirados aos jovens temos explicações tão capengas e simplistas). As situações bizarras e improváveis (e não estou me referindo ao terror) não importam muito aqui, afinal o que o público pagante quer ter é sua cota de sustos, e isso é mais que garantido em “Atividade Paranormal 4”; que no geral, dentro dos padrões do subgênero, não desaponta muito e consegue inclusive criar cenas genuinamente assustadoras (como o impressionante e histérico final). O maior problema quanto a essa série (assim como as outras citadas) é: por que iríamos querer ver sempre mais do mesmo? E outro, por quanto tempo os fãs irão pagar para ter sempre a mesma coisa repetida, se podem exigir novidades?

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Crítica por: Pablo Bazarello (Blog)