Ted Sarandos, co-CEO da Netflix, abriu o jogo sobre o motivo pelo qual a plataforma de streaming mantém em sigilo os dados de audiência e consumo de suas produções originais.
Em uma declaração dada nesta quarta-feira (18), Sarandos explicou que essa prática tinha uma “intenção nobre”: proteger os criadores.
“No início, quando começamos a criar conteúdo original, nossos criadores sentiam que estavam presos a um mundo de classificações e números que definiam os sucessos e os fracassos da indústria”, explicou Sarandos. “No entanto, como sabemos, uma produção pode ganhar tração ao longo do tempo e oferecer números mais expressivos do que os registrados durante a estreia.”
Sarandos destacou que, a partir de 2021, a Netflix introduziu a seção Top 10, que fornece listas com as 10 produções mais assistidas por país e gênero. Esta mudança permitiu uma maior transparência ao mostrar aos espectadores quais produções estavam em alta.
Além disso, o executivo argumentou que a indústria está evoluindo para um cenário onde os dados de streaming serão tão acessíveis quanto os números da televisão, música e cinema.
“O streaming não é mais algo exótico, fazemos isso há 15 anos”, enfatizou Sarandos.
Vale lembrar que a Netflix anunciou ontem (19) que vai aumentar novamente o valor da assinatura de seu plano premium sem anúncios nos Estados Unidos, e vai cancelar o plano mais barato no Brasil.
O streaming cancelou seu plano básico (R$ 25,90) por aqui. Os planos agora serão: Plano com propagandas (R$18,90), Plano sem propagandas (R$39,90) e Plano com 4k (R$ 55,90)
Nas redes sociais, os assinantes se revoltaram. Confira as reações:
Netflix aumentando preço nos EUA e cancelando plano básico no Brasil, pra poder usar o dinheiro em produção ruim e de gosto duvidoso em sua maioria pic.twitter.com/QjFfzL9fFP
— Julio Nuto (@julionuto) October 19, 2023
bizarro como q netflix é o PIOR streaming hoje em dia, preço mais alto e um dos piores catálogos https://t.co/xzTncd3VD1
— joao bridgers (@jotapechavess) October 19, 2023
Sr Netflix se o Sr aumentar o Preço ficara difícil por que já pago 56 você quer aumentar ,faz isso não vai perder mais clientes.
— Pam Nunes (@PamNunes666) October 18, 2023
Cancelam tantas séries de qualidade e esta trampa teve direito a oito temporadas. Se a Netflix aumentar novamente o preço da subscrição como se especulou recentemente, é o dia que cancelo a minha. https://t.co/NKhEeBDQnC
— Alexandre10 (@bandeira10) October 18, 2023
Pelo preço que vocês pagam numa assinatura da Netflix 55,90, não podendo mais dividir, vocês pagam R$10 no globoplay, R$7,33 no Disney+ com Star+, R$8,66 no YT Premium e R$9,36 no HBO Max, valores dividindo, e ainda sobra dinheiro ️
— Little Pedro (@thepedrowtt) October 18, 2023
se a Netflix aumentar o preço do meu plano eu vou cancelar
— Nick (@arenotnick) October 18, 2023
a netflix já subindo o preço em alguns países ai é brincadeira né
— Jules (@theobelles) October 18, 2023
É o jeito com esse aumento de preço da Netflix :/
— a (@acxdot) October 19, 2023
Nos EUA, o valor aumentará em US$ 3 por mês, para US$ 22,99, a partir de quarta-feira, 25.
Seu plano básico aumentará para US$ 11,99. Todos os outros planos, incluindo o nível básico, de US$ 6,99 por mês com suporte de anúncios, permanecerão com o mesmo custo mensal.
A Netflix também anunciou aumentos de preços para o Reino Unido e na França.
A empresa relatou um aumento de 9% na média de assinaturas pagas, adicionando 8,8 milhões de assinantes no último trimestre.
A Netflix atribuiu parte de seu forte crescimento de assinantes ao fim do compartilhamento de senhas . A Netflix disse que lançou oficialmente seu programa de “compartilhamento pago” em todas as regiões onde a empresa opera e, como resultado, menos clientes do que o esperado cancelaram suas assinaturas. Em vez disso, muitos clientes que anteriormente emprestavam senhas de terceiros estão se convertendo em assinantes pagantes, de acordo com a Netflix.
Segundo uma recente pesquisa do Sensor Tower, a Netflix perdeu 3% de usuários ativos mensais no Brasil em maio de 2023 após as decisões supracitadas, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os números não levam em conta quantidade de cancelamentos, mas sim de acessos ao serviço.
A pesquisa ainda revelou que a HBO Max cresceu 33% em relação a maio de 2022, enquanto a Globoplay subiu 15% em comparação ao período.
Vale lembrar que a Netflix também virou alvo de reclamações de consumidores e recebeu notificações no Procon de São Paulo e do Paraná para prestar esclarecimentos sobre a mudança anunciada aos assinantes.