Co-CEO da Netflix revela o VERDADEIRO motivo do streaming não divulgar dados de audiência de suas produções

Ted Sarandos, co-CEO da Netflix, abriu o jogo sobre o motivo pelo qual a plataforma de streaming mantém em sigilo os dados de audiência e consumo de suas produções originais.

Em uma declaração dada nesta quarta-feira (18), Sarandos explicou que essa prática tinha uma “intenção nobre”: proteger os criadores.

“No início, quando começamos a criar conteúdo original, nossos criadores sentiam que estavam presos a um mundo de classificações e números que definiam os sucessos e os fracassos da indústria”, explicou Sarandos. “No entanto, como sabemos, uma produção pode ganhar tração ao longo do tempo e oferecer números mais expressivos do que os registrados durante a estreia.”

Sarandos destacou que, a partir de 2021, a Netflix introduziu a seção Top 10, que fornece listas com as 10 produções mais assistidas por país e gênero. Esta mudança permitiu uma maior transparência ao mostrar aos espectadores quais produções estavam em alta.

Além disso, o executivo argumentou que a indústria está evoluindo para um cenário onde os dados de streaming serão tão acessíveis quanto os números da televisão, música e cinema.

“O streaming não é mais algo exótico, fazemos isso há 15 anos”, enfatizou Sarandos.

Vale lembrar que a Netflix anunciou ontem (19) que vai aumentar novamente o valor da assinatura de seu plano premium sem anúncios nos Estados Unidos, e vai cancelar o plano mais barato no Brasil.

O streaming cancelou seu plano básico (R$ 25,90) por aqui. Os planos agora serão: Plano com propagandas (R$18,90), Plano sem propagandas (R$39,90) e Plano com 4k (R$ 55,90)

Nas redes sociais, os assinantes se revoltaram. Confira as reações:

Nos EUA, o valor aumentará em US$ 3 por mês, para US$ 22,99, a partir de quarta-feira, 25.

Seu plano básico aumentará para US$ 11,99. Todos os outros planos, incluindo o nível básico, de US$ 6,99 por mês com suporte de anúncios, permanecerão com o mesmo custo mensal.

A Netflix também anunciou aumentos de preços para o Reino Unido e na França.

A empresa relatou um aumento de 9% na média de assinaturas pagas, adicionando 8,8 milhões de assinantes no último trimestre.

A Netflix atribuiu parte de seu forte crescimento de assinantes ao fim do compartilhamento de senhas . A Netflix disse que lançou oficialmente seu programa de “compartilhamento pago” em todas as regiões onde a empresa opera e, como resultado, menos clientes do que o esperado cancelaram suas assinaturas. Em vez disso, muitos clientes que anteriormente emprestavam senhas de terceiros estão se convertendo em assinantes pagantes, de acordo com a Netflix.

Segundo uma recente pesquisa do Sensor Tower, a Netflix perdeu 3% de usuários ativos mensais no Brasil em maio de 2023 após as decisões supracitadas, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os números não levam em conta quantidade de cancelamentos, mas sim de acessos ao serviço.

A pesquisa ainda revelou que a HBO Max cresceu 33% em relação a maio de 2022, enquanto a Globoplay subiu 15% em comparação ao período.

Vale lembrar que a Netflix também virou alvo de reclamações de consumidores e recebeu notificações no Procon de São Paulo e do Paraná para prestar esclarecimentos sobre a mudança anunciada aos assinantes.

Notícias

As MELHORES Animações do Ano (Até Agora)

Estamos nos aproximando do fim da primeira metade de...

‘Barbie’ vai ganhar um NOVO filme!

Chris Meledandri, CEO da Illumination, comentou recentemente sobre os...