De maneira surpreendente, a Companhia das Letras, talvez a maior editora de livros em território brasileiro, anunciou que agora a JBC, tradicional editora de mangás, também fará parte do Grupo Companhia das Letras – ainda que jamais tenham trabalhando com mangás.
Segundo comunicado oficial divulgado, a casa editorial da família Schwarcz adquiriu 70% da empresa dirigida por Marina Shoji. Shoji disse que “estamos vivendo uma fase muito positiva no mercado brasileiro, tanto no segmento de mangás licenciados quanto no de obras nacionais, e sentimos a necessidade de procurar alternativas que nos permitissem aproveitar essa oportunidade da melhor forma, principalmente por conta dos novos desafios que vêm se apresentando como consequência da pandemia de COVID-19”.
Entre os mangás publicados pela JBC no Brasil estão clássicos como ‘Akira‘, ‘Cavaleiros do Zodíaco‘ e ‘YuYu Hakusho‘, , fenômenos recentes como ‘My Hero Academia‘, ‘Fire Punch‘ e ‘Haikyu!!‘, e também títulos nacionais como ‘O Regresso de Jaspion‘, ‘Blackout‘ e ‘Héros Américains‘.
Luiz Schwarcz, Ceo e fundador da Companhia das Letras, comemorou a compra e salientou a importância dos mangás atualmente: “Os mangás têm uma presença cada vez mais forte na cultura contemporânea e a chegada da JBC, uma referência na categoria, aumenta a nossa diversidade literária. A gestão da JBC continuará com as irmãs Shoji. Primeiramente, porque a editora vai muito bem; depois, porque são elas que conhecem as aspirações dos leitores de mangá no Brasil. Nossa missão é dar o apoio na distribuição, comercialização e divulgação”.
Você confere o comunicado oficial da JBC, na integra, clicando neste link.