Comédias de terror costumam conquistar o público por zombarem de diversos títulos marcantes, tornado hilários os elementos que os fazem transmitir medo.
Nos últimos anos, filmes como ‘Pânico’, ‘Atividade Paranormal’, ‘Sexta-Feira 13’ e até mesmo ‘O Exorcista’ se tornaram alvo das piadas de cineastas que gostam de subverter o clima de suspense e terror.
Pesando nisso, a Indie Wire divulgou uma lista com 25 das melhores comédias de terror, envolvendo variadas temáticas, como serial killers, bruxaria, fantasmas e exorcismos.
Veja se encontra o seu preferido:
‘Vem com o papai’ (2019)
O longa que marca a estreia diretorial do produtor Ant Timpson acompanha a história de um jovem vivido por Elijah Wood, que tenta se reconectar com seu pai ausente (Stephen McHattie). No entanto, ele rapidamente descobre que seu pai é não apenas desprezível, mas que esconde um passado sombrio.
‘As Vozes’ (2014)
Na trama, Jerry (Ryan Reynolds) é um jovem esquizofrênico que conversa com seus animais de estimação, o cachorro Bosco e o gato Sr. Whiskers. Sua vida pacata como funcionário de uma armazém vira de cabeça para baixo quando ele se apaixona por Fiona (Anna Kendrick), que trabalha na contabilidade, levando-o a situações inesperadas e desconcertantes.
‘Fresh’ (2022)
Dirigido pela estreante Mimi Cave, ‘Fresh‘ se inicia com um clima digno de comédia romântica quando Noa (Daisy Edgar-Jones) conhece o charmoso Steve (Sebastian Stan) após inúmeras desilusões amorosas. No entanto, quando ela aceita seu convite para um fim de semana no interior, ela acaba descobrindo que caiu mais uma vez nas armadilhas do amor.
Zumbilândia (2009)
Antes de ‘The Walking Dead‘ impulsionar o subgênero do apocalipse zumbi em 2010, ‘Zumbilândia‘ já tinha dado o pontapé inicial um ano antes na trama escrita por Rhett Reese e Paul Wernick (‘Deadpool 2’).
Dirigido por Ruben Fleischer, o longa fez bastante sucesso ao reunir um universitário (Jesse Eisenberg), um caubói obcecado por salgadinhos (Woody Harrelson), uma rebelde que adora delineadores (Emma Stone) e sua irmã mais nova (Abigail Breslin) tentando sobreviver ao fim do mundo em meio aos seus dilemas pessoais.
‘Freaky – No Corpo de um Assassino’ (2020)
Millie Kessler (Kathryn Newton) é uma jovem de 17 anos que está apenas tentando sobreviver ao ensino médio. Mas, quando ela se torna o mais novo alvo de um serial killer (Vince Vaughn), a escola se torna o menor de seu problemas. Quando a adaga mística do assassino faz com que ele e Millie troquem de corpos, ela descobre que tem apenas 24 horas para recuperar seu verdadeiro corpo antes que fique presa no corpo do assassino de meia-idade para sempre.
‘É o Fim’ (2013)
Os diretores e roteiristas Seth Rogen e Evan Goldberg reúnem um monte de astros de Hollywood para uma festança que acaba se transformando em um inferno na Terra quando o Juízo Final começa a se cumprir.
Junto com Jay Baruchel, Jonah Hill e James Franco, Rogen e seus amigos precisam se arrepender de seus pecados para que consigam um convite para o céu enquanto se deparam com diversas personalidades, incluindo Michael Cera, Aziz Ansari, Kevin Hart, Channing Tatum, Emma Watson e até Rihanna.
‘Pânico’ (2022)
A continuação da aclamada franquia slasher acontece vinte e cinco anos após uma série de assassinatos brutais chocar a tranquila cidade de Woodsboro, quando um novo assassino se apropria da máscara do Ghostface e começa a perseguir um grupo de adolescentes para trazer à tona segredos do passado mortal da cidade, fazendo com que Sidney Prescott (Neve Campbell) retorne para desvendar o mistério.
O novo filme já começa com Jenna Ortega brilhando em uma cena que faz referência ao momento em que Casey Becker (Drew Barrymore) é atacada no filme original, mas sem parecer uma cópia. Além disso, Melissa Barrera se sai igualmente bem como protagonista, e o público ainda é presenteado com o retorno de Campbell, Courteney Cox e David Arquette.
‘Terror nos Bastidores’ (2015)
No longa de Todd Strauss-Schulson, a jovem Max (Taissa Farmiga) fica de luto após a morte de sua mãe, Amanda (Malin Akerman), que foi uma atriz de filmes de terror na juventude. Quando Max e seus amigos vão assistir a um filme de Amanda, eles acabam sendo puxados para dentro da trama após o cinema começar a pegar fogo.
‘Housebound’ (2014)
O que você faz quando está sob prisão domiciliar em uma casa assombrada? O roteirista e diretor Gerard Johnstone responde a essa pergunta quando a imprudente Kylie (Morgana O’Reilly) tenta roubar um caixa eletrônico e é condenada a morara oito meses com sua mãe (Rima Te Wiata). Essa dinâmica tensa fica ainda mais complicada quando Kylie começa a presenciar fenômenos sobrenaturais ligados a um terrível assassinato.
‘Vagina Dentada’ (2007)
O roteirista e diretor Mitchell Lichtenstein entrega um dos filmes mais excêntricos e estranho do gênero ao narra a história de Dawn O’Keefe (Jess Weixler), uma líder temente a Deus em um grupo cristão de abstinência que descobre que ela tem uma condição estranha chamada ‘vagina dentada’, o que torna a vida dela um tanto fora do comum.
‘Morte Morte Morte’ (2022)
O elogiado terror slasher da diretora Halina Reijn conquistou 97% de aprovação dos críticos ao mostrar um grupo de jovens que planejam uma festa durante um furacão em uma mansão numa ilha remota, mas a celebração se torna mortal quando um assassino começa a eliminá-los, um por um.
‘Por Trás da Máscara – O Surgimento de Leslie’ (2006)
Dirigido por Scott Glosserman, o documentário é uma sátira ao gênero slasher que mostra uma jornalista e sua equipe que estão documentando a trajetória de um aspirante a serial killer, que constrói sua fama com base nos elementos de filmes sobre assassinatos.
‘Contos do Dia das Bruxas’ (2007)
Escrito e dirigido por Michael Dougherty, a antologia de terror narra como os moradores de uma cidade são afetados pelo Halloween, incluindo misteriosas mortes de quem não respeita as tradições do feriado.
‘Plano-Sequência dos Mortos’ (2017)
Orçado m apenas US$ 25.000, o longa escrito e dirigido pelo japonês Shin’ichiro Ueda chamou bastante atenção ao acompanhar uma equipe de atores e cineastas encarregados de gravar um filme de zumbis ao vivo e em uma única tomada, o que leva a uma série de improvisos hilários e duvidosos.
‘Todo Mundo Quase Morto’ (2004)
Na trama, Shaun (Simon Pegg) trabalha como vendedor e divide uma casa com Ed (Nick Frost ), seu melhor amigo, e Pete (Peter Serafinowicz). Ele costuma ir sempre ao pub local, mas Liz (Kate Ashfield), sua namorada, está cansada de lá. Além disso, ela sempre reclama que ele não se separa de Ed, apesar de suas piadas bobas e seu desinteresse em fazer algo útil. Para resolver a questão, Shaun aceita marcar um encontro com Liz em outro restaurante, mas se esquece de fazer a reserva. Irritada, ela decide terminar a relação. Arrasado, Shaun fica bêbado no seu pub predileto ao lado de Ed, sem notar que as pessoas à sua volta estão se tornando zumbis, devido a um estranho fenômeno.
‘A Morte te Dá Parabéns’ (2017)
A estudante universitária Tree Gelbman (Jessica Rothe) maltrata as pessoas e não parece estar muito disposta a atender as ligações do pai no seu aniversário. No fim do mesmo dia, ela acaba sendo brutalmente assassinada por um mascarado. Acontece que ela sobrevive, ou melhor, acorda no mesmo e fatídico dia, em uma espécie de looping macabro que termina sempre com sua morte. Reviver este dia dá a Tree a chance de investigar quem é o seu assassino.
‘Casamento Sangrento’ (2019)
Dos mesmos diretores de ‘Pânico’ (Tyler Gillett e Matt Bettinelli-Olpin), a trama segue uma jovem noiva (Samara Weaving) enquanto ela conhece a família rica e excêntrica de seu marido (Mark O’Brien) em uma tradição que logo se transforma em um jogo mortal com todos lutando para sobreviver.
‘Slither’ (2006)
Misturando, suspense e sci-fi, o longa marca a primeira colaboração entre diretor James Gunn e os astros Michael Rooker e Elizabeth Banks quando A cidade de Weelsy é atingida por um meteoro e logo os animais começam a morrer. É aí que o xerife Bill Pardy (Nathan Fillion) inicia uma investigação que o levará a uma terrível descoberta: parasitas alienígenas estão se infiltrando na mente dos habitantes da cidade.
‘O Segredo da Cabana’ (2012)
Na estreia diretorial de Drew Goddard, a jovem Jules (Anna Hutchison) resolve levar seus amigos Curt (Chris Hemsworth), Dana (Kristen Connolly), Holden (Jesse Williams) e Ronald (Tom Lenk) para uma viagem diferente nas montanhas, numa cabana situada no meio da floresta, isolada de tudo. Mas o que era para ser somente um momento de muita curtição entre a turma, acaba se transformando em algo que suas mentes jamais imaginariam.
‘Todo Mundo em Pânico’ (2000)
Provavelmente o mais famoso do gênero, o filme que deu início à franquia de sucesso trouxe nomes como Anna Faris e os irmãos Marlon e Shawn Wayans numa comédia que acompanha um grupo de adolescentes desorientados que acabam sendo vítimas de um assassino que está entre eles. A heroína Cindy Campbell e a sua turma de amigos tentam se proteger do perigo, enquanto tentam lidar com a irritante repórter Gail Hailstorm (Cheri Oteri).
Dirigido por Keenen Ivory Wayans, ‘Todo Mundo em Pânico‘ foi marcado pelas paródias a ‘Pânico’, ‘Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado’ e ‘Buffy, a Caça-Vampiros’.
‘Tucker e Dale Contra o Mal‘ (2010)
Tucker (Alan Tudyk) e Dale (Tyler Labine) estão de férias em sua cabana em ruínas na montanha quando são atacados por um grupo de estudantes que os confundem com assassinos em série. O que deveria ser apenas férias com churrasco, cerveja, pescaria e bons momentos, se transforma numa sangrenta e louca perseguição.
‘Corra!’ (2017)
Apesar do drama e do suspense carregado na trama, o próprio diretor Jordan Peele disse que o longa não tem um gênero definido e que inseriu sutis elementos cômicos para não transformar o longa em um mero terror.
Na trama, conhecemos Chris (Daniel Kaluuya), um jovem fotógrafo negro que está prestes a conhecer os pais de sua namorada branca, chamada Rose (Allison Williams), mas ele está preocupado com o fato deles não saberem de sua etnia. Com o tempo, ele acaba percebendo que a família dela esconde algo muito perturbador.
‘Garota Infernal’ (2009)
Dirigido por Karyn Kusama, o longa trouxe Megan Fox como uma jovem possuída por um demônio após ser sacrificada em ritual. Com sege de vingança, ela sacia seu apetite com carne humana dos rapazes da escola, até que sua amiga Needy (Amanda Seyfried) descobre o que está acontecendo e promete colocar um fim na carnificina.
‘Psicopata Americano‘ (2000)
Em Nova York de 1987, o belo jovem executivo Patrick Bateman (Christian Bale) tem uma segunda vida como um perigoso assassino em série durante a noite. O longa dirigido por Mary Harron é definido como um suspense de humor negro que examina os elementos que transformam um homem em um monstro.
‘O Que Fazemos nas Sombras’ (2014)
Nesta hilária comédia de Taika Waititi, um grupo de cineastas protegidos com crucifixos registram a intimidade de quatro seres imortais que compartilham o lar em um subúrbio da Nova Zelândia. Enquanto eles lidam com os conflitos naturais da convivência, como quem lava os pratos ou o cuidado para não estragar os móveis com o sangue das vítimas, eles tentam se manter atualizados com a vida moderna sem perder o estilo dos séculos passados.
E aí, qual filme você adicionaria a esta lista?