InícioMatériasConheça Algumas das Melhores Cenas de Tango no Cinema

Conheça Algumas das Melhores Cenas de Tango no Cinema


Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e criada por volta de 1850 pelos nossos vizinhos Argentina e o Uruguai, muitos dizem o tango nada mais é que uma arte dançante de um pensamento triste que pode dançar.

Quem nunca ficou fascinado por uma dança de tango que envolve contextos e reflexões? No mundo do cinema até hoje algumas obras utilizaram o estilo musical, dessa uma dança a par, para expressar sentimentos, situações. Pensando nisso, resolvemos criar uma lista com alguns filmes onde o Tango aparece em momentos importantes da narrativa:



 

Moulin Rouge

Baz Luhrmann trouxe para os cinemas uma obra que fala sobre o amor em um contexto de outros séculos, por dentro da boemia e das questões que se amontoam sobre as classes sociais. Moulin Rouge, possui um narrador personagem detalhista, engraçado, atrapalhado, apaixonado, que transforma sentimentos em palavras. Seguindo lema de que: ‘A grande coisa que aprenderá na vida é amar’, somos testemunhas do contraponto do mágico com o trágico numa Paris quase em 1900. Nesse projeto, até o tango ocupa espaço, na canção Roxanne do The Police com uma chamativa rouquidão acoplada.

 

Dança Comigo?

Um dos filmes na lista que mais mostra o sentido que a arte de dançar pode ter em uma vida. Lançado em 2004 como um forte blockbuster na época, estrelado por Richard Gere e Jennifer Lopez, Dança Comigo? Mostra a saga de um homem bem sucedido mas que percebe que algo falta em sua vida até se deparar com aulas de dança. O projeto tem uma cena de tango entre os protagonistas muito bem filmada. O filme é uma adaptação do filme japaonês Shall We Dansu? de Masayuki Suô.

 

Perfume de Mulher

Quando pensamos em Tango e Cinema, o primeiro filme que vem a memória dos cinéfilos e cinéfilas é esse longa-metragem dirigido por Martin Brest. Por esse elogiado trabalho, Al Pacino ganhou muitos prêmios na pele do protagonista Frank Slade, que parece ter sido escrito exclusivamente para o ator. A saga do tenente coronel deve estar em sua prateleira de DVDs. O Tango Por Uma Cabeza, música de Carlos Gardel e letra de Alfredo Le Pera, escrita em 1935 é inesquecível.

 

Tango Livre

Lançado pela Imovision no Brasil, infelizmente exibido em pouquíssimos lugares, o ótimo longa-metragem francês Tango Livre, dirigido pelo cineasta Frédéric Fonteyne, mostra a inusitada história de Jean-Christophe (interpretado pelo ótimo François Damiens) é um solitário guarda penitenciário que acaba se apaixonando perdidamente por uma mulher que conhece na aula semanal de tango. Só que ela é esposa de um presidiário onde Jean trabalha. O filme ganhou o grande prêmio do Júri no Festival de Veneza anos atrás.

 

O Conformista

Editorial use only. No book cover usage. Mandatory Credit: Photo by Mars/Marianne/Maran/Kobal/Shutterstock (5883364h)

Um dos clássicos da filmografia de Bernardo Bertolucci, lançado no início da década de 70, O Conformista aborda as questões sociais e as escolhas de alguns em relação aos regimes autoritários, no caso aqui o fascismo. O filme também é lembrado pela cena emblemática de tango entre as atrizes Stefania Sandrelli e Dominique Sanda.

Raphael Camachohttps://guiadocinefilo.blogspot.com.br
Raphael Camacho é um profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado cinematográfico. Ao longo de sua trajetória, atuou como programador de salas de cinema, além de ter trabalhado nas áreas de distribuição e marketing de filmes. Paralelamente à sua atuação na indústria, Raphael sempre manteve sua paixão pela escrita, contribuindo com o site Cinepop, onde se consolidou como um dos colaboradores mais antigos e respeitados deste que é um dos portais de cinema mais queridos do Brasil.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS