sábado, abril 27, 2024

Conheça as Cenas que Arruinaram a Saga Star Wars para os Fãs! Você Concorda?

Definitivamente a maior franquia da história do cinema e uma das mais queridas dos fãs no mundo todo, a saga ‘Star Wars’ tem no currículo onze superproduções lançadas nos cinemas, cinco seriados com atores reais lançadas diretamente na plataforma de streaming da Disney+ (que se interconectam com o mundo do cinema) e muitas animações, que igualmente servem como base canônica para os aficionados.

Uma franquia tão lucrativa assim, é claro que continuará por muitos anos presenteando os fãs com novos exemplares seja nas telonas ou nas telinhas, com novas aventuras, novos personagens e muitas surpresas. Para os próximos anos temos inclusive alguns projetos já anunciados, como ‘Star Wars: Dawn of the Jedi’, a ser dirigido por James Mangold (‘Logan’ e ‘Indiana Jones 5’), que contará o surgimento da Força, se passando 25 mil anos antes do Episódio IV.

Teremos também ‘Star Wars: New Jedi Order’, que continuará a controversa e mais recente trilogia, e trará a carismática Daisy Ridley novamente como a intrépida Rey, anunciado para 2027. Um ano antes, o galhofeiro Taika Waititi (‘Thor: Ragnarok’ e ‘Thor: Amor e Trovão’) é quem irá dirigir um projeto de Star Wars ainda sem título ou sinopse. E Patty Jenkins (‘Mulher-Maravilha’) também é anunciada como diretora de ‘Star Wars: Rogue Squadron’, sobre pilotos do esquadrão de caças da Aliança Rebelde.

Star Wars’ é maravilhoso e todos nós amamos a franquia. Mas todos nós sabemos também que alguns episódios estão bem longe de serem perfeitos. E mesmo os melhores episódios podem possuir aquele momento “cringe”, que não nos desce redondo. Pensando nessa brincadeira com uma de nossas franquias preferidas de todos os tempos, resolvemos com a ajuda de nossos colegas do canal Watchmojo, trazer para você dez cenas que arruinaram Star Wars para os fãs. É claro que não arruinaram de verdade, é só modo de dizer. Confira e deixe as suas nos comentários.

10) Padmé perde a vontade de viver

Por muito tempo a trilogia prequel foi considerada a pior coisa envolvendo ‘Star Wars’ a ser lançada nos cinemas. Isso até a estreia da igualmente divisora nova trilogia. Seja como for, falando da prequel, ‘A Vingança dos Sith’, o terceiro filme de 2005, é considerado unanimemente o melhor dela – e um dos melhores de toda a franquia (bem, ao menos é o que muitos fãs daquela geração tentam empurrar). Mas um momento específico é muito cringe no filme (talvez mais de um, aguarde). Aqui estamos falando da morte de Padmé, a personagem de Natalie Portman. Depois de dar à luz aos gêmeos (Luke e Leia), ela morre. De que, você pergunta? O robô médico diz que ela estava perfeita fisicamente… mas apenas perdeu a vontade de viver!?

09) Rose salva Finn

A mais recente trilogia começou muito bem, com personagens novos interessantes, e uma trama intrigante que nos levava diretamente ao universo de Star Wars que tanto amamos. Mas bastou o segundo episódio desta trilogia estrear, com ‘Os Últimos Jedi’, para vermos uma comoção como nunca antes, até mesmo quando falamos da trilogia prequel. Foi o poder da internet.

E um dos momentos mais insatisfatórios do filme citado, é quando Rose (Kelly Marie Tran) impede o sacrifício de seu amado Finn (John Boyega). Ok, isso em qualquer outra circunstância seria considerado um ato romântico admirável, e inclusive termina com um beijo entre os dois. Porém, Finn iria se sacrificar para salvar centenas de vidas dos rebeldes, e ao impedir o ato, Rose praticamente condenou todos eles. Sorte que Luke Skywalker estava na área.

Não deixe de assistir:

08) Jar Jar concede autoridade a Palpatine

George Lucas com certeza não aceitou na boa a negatividade em torno de sua querida trilogia prequel. No quesito, uma das coisas mais odiadas foi a criação de Jar Jar Binks, certamente o personagem mais detestado da franquia. Em ‘A Ameaça Fantasma’ (1999) seu propósito era unicamente o alívio cômico (que não deu muito certo). Mas no episódio seguinte, ‘O Ataque dos Clones’ (2002), Lucas, como uma criança birrenta, irritou mais ainda os fãs ao colocá-lo como membro do senado, que fornece autoridade emergencial para que Palpatine possa criar o exército de clones. Isso que é tiro pela culatra. Ou seja, Jar Jar foi o responsável pela criação do Imperador e do Império. É mole?

07) Rey… Skywalker

E se ‘Os Últimos Jedi’ foi considerado muito divisor, mas ainda possuindo fãs que o defendam, ‘A Ascensão Skywalker’ jogou tudo a perder com sua conclusão nada corajosa, e que resolveu apostar no seguro, tentando agradar todos ao mesmo tempo, sem conseguir agradar ninguém. A Rey, de Daisy Ridley, foi uma ótima personagem, mas não ficou sem suas polêmicas. Uma das maiores foi ao final do Episódio IX, quando enterra os sabres de luz de Luke e Leia, e vê uma senhora perguntar seu nome. Ao ver os espíritos dos irmãos citados, Rey não pensa duas vezes e responde que seu nome é Rey Skywalker, resolvendo assumir o legado não apenas da família, como da franquia, o que deixou os fãs desgostosos, pois a personagem não precisava disso e nem a saga.

06) Leia voa no espaço

Você sabe do que estamos falando. A saudosa Carrie Fisher faleceu antes de completar suas gravações em ‘Os Últimos Jedi’, o Episódio VIII. Um dos momentos que mais deixou os fãs se entender nada deveria ser uma homenagem para a atriz e sua personagem Leia. Em uma cena, sua nave é explodida, e ela voa para fora, sugada pelo vácuo do espaço. Na hora, todo fã pensou que a personagem, assim como a intérprete, morreria, e que essa seria a solução encontrada pelos roteiristas. Mas eis que surge a “Super Leia”. A personagem usando a Força de maneira nunca antes apresentada, consegue se manter viva no espaço, e voar para a segurança de outra nave. É sério!

05) O retorno de Palpatine… como?

Um dos absurdos mais forçados da franquia toda foi a volta do Imperador Palpatine no Episódio IX. O que deveria ser uma grande surpresa, que deixaria os fãs entusiasmados, se tornou um dos momentos mais “méh” da saga. Isso porque esse retorno de deveria ser triunfal veio servido de uma explicação do nível de “ele apenas voltou, de alguma forma”. Essa falta de coerência no terceiro filme de uma trilogia, soa muito como desespero, como um truque de um coelho saindo da cartola nos 45 do segundo tempo, apenas para ser algo reconhecível aos fãs. Essa costura mambembe com o maior vilão da franquia foi mais um gosto amargo deixado pelo último filme de Star Wars até então.

04) Han está só

Han Solo: Uma História Star Wars’ não foi apenas o filme mais desnecessário da franquia, como também conseguiu cometer uma das maiores gafes narrativas do cinema: explicar o que não precisa de explicação, da maneira mais óbvia e “sorvete na testa” possível. Han Solo, interpretado por Harrison Ford, é um dos melhores personagens da sétima arte e nada jamais vai mudar isso, não importa o quanto a Disney tente – seja com a morte do personagem no episódio VII ou com uma prequel sobre sua vida que um total de zero pessoas havia pedido.

O passado do pirata espacial ficava na imaginação, mas a geração atual de executivos e produtores acham que precisam dar tudo mastigado ao público. O momento mais “cringe” do filme foi quando ao ser perguntado sobre seu sobrenome, Han (nas formas de Alden Ehrenreich) diz que não tem um e que está sozinho, sem grupo, ao que o oficial do Império prontamente o nomeia Han “Solo”. Sacou a referência? Irrgh.

03) Areia entra em todos os lugares

Bom eram os tempos em que apenas George Lucas fazia “cagada” com a franquia que criou na trilogia prequel. Agora isso não é privilégio só dele, já que os executivos da Disney tentam de todas as formas manchar o legado da franquia. Seja como for, voltando para a era nada memorável de Lucas à frente da franquia, temos o que pode ser considerado o diálogo mais “vergonha alheia” de Star Wars. Um romance com zero química se formou entre Anakin e Padmé (Hayden Christensen e Natalie Portman), para explicar ao público finalmente quem era a mãe nunca antes citada de Luke e Leia.

O que deveria ser o auge do romance entre os dois, com o primeiro beijo apaixonado, de uma relação proibida, terminou com um gosto azedo devido aos diálogos assustadoramente ruins escritos por Lucas. No momento em questão, Anakin diz que não gosta de praia por causa da areia, que é áspera e entra em todos os lugares. Bem, essa poderia ter sido sua explicação aos cinco anos de idade, infelizmente quando profere essa frase “tão cerebral” ele já é adulto. Já imaginou Darth Vader se incomodando tanto com areia? Ninguém havia, e queríamos ter continuado assim.

02) Luke joga o sabre de luz fora

Luke Skywalker Throw GIF - Luke Skywalker Throw Lightsaber - Discover & Share GIFs

O Despertar da Força’ não é um filme perfeito, mas é uma sequência-legado admirável, e que se posiciona no topo da lista de todos os filmes de Star Wars. Em 2015, o filme terminava com um gancho perfeito, quando Rey (Daisy Ridley) encontra Luke (Mark Hamill) e lhe entrega seu sabre de luz, disposta a começar o treinamento com ele. Foi então que o diretor Rian Johnson resolveu dar uma de engraçadinho com uma propriedade deste tamanho e viria a conhecer a fúria dos fãs. Não me leve a mal, adoro o diretor, mas creio que seu estilo irônico e jocoso não case bem com o que sabemos sobre Star Wars.

Foi assim que, ao invés de seguir o caminho que todos esperavam, Luke se comportou de uma forma, digamos, inesperada e bem contraditória. E o que foi o desfecho perfeito do episódio anterior, com uma imagem que estática daria um belo quadro, virou logo no filme seguinte basicamente um meme, com Luke jogando seu sabre de luz por cima do ombro, para a surpresa de Rey. Mesmo que o objetivo fosse abordar a recusa de Luke, poderia ter sido feito de uma forma menos tosquinha.

01) Nãaaaaaaaaaao!

Em primeira posição dos momentos que mais deixaram os fãs irritados com a franquia Star Wars está o meme ambulante de Darth Vader. Um dos mais icônicos vilões da sétima arte, quiçá o mais icônico, sabíamos que Darth Vader daria as caras novamente após a trilogia original da década de 1980. E seu tão aguardado retorno ocorreu em 2005, ao fim de ‘A Vingança dos Sith’. A trilogia prequel foi considerada um fiasco, muito mais um demonstrativo tecnológico do que uma contribuição narrativa em qualquer sentido para a saga. Assim, era questão de tempo ver Anakin finalmente se tornando o ser metalizado conhecido como Vader.

Na cena em questão, após uma transição chocante, que nos leva a pensar no sofrimento físico e psicológico do homem transformado em máquina, ele levanta finalmente de sua “mesa cirúrgica” no melhor estilo do monstro de Frankenstein, com direito ao Imperador Palpatine fazendo as vias de cientista louco. O momento dramático é interrompido por um urro gutural do robô já com o vozeirão de James Earl Jones gritando: “Nãaaaao!”, ao saber que o amor de sua vida morreu, e que ele foi o causador dessa perda. Em 2005, eu era apenas um jovem mancebo e confesso ter achado estranha a cena já naquela época. Algo soa cômico, mas de uma forma não proposital. Tanto que a cena virou meme e foi replicada em tantos outros lugares.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS