sábado, abril 27, 2024

Conheça as Séries de TV Recentes derivadas de Séries de TV – A Nova tendência de sucesso em Hollywood

No cinema, quando uma produção faz muito sucesso vindo a se tornar fenômeno, há tempos que os executivos pelo mundo não perdem a oportunidade de continuar tal história lançando assim seu filme dois, três, quatro e por aí vai. Na Televisão, com os seriados, essa manobra se traduzia em novas temporadas. Se um programa faz sucesso pode durar muitos anos. Embora não seja exatamente uma novidade, Hollywood tem apostado cada vez mais no filão das séries de TV derivadas de séries de TV, esperando replicar o sucesso com marcas conhecidas e muito badaladas. Nos últimos anos temos visto uma verdadeira enxurrada – até mesmo de novas investidas que não deram certo no passado.

Abaixo, trazemos para você alguns exemplos de enorme sucesso na TV atual, que geraram um, dois, três ou até quatro ou mais derivados de uma única ideia. Confira esses universos compartilhados das telinhas.

Game of Thrones / House of the Dragon

Começamos com o maior fenômeno da TV recente, dos últimos doze anos. ‘Game of Thrones’ foi um sucesso que sacudiu o mundo do entretenimento e fez os fãs ao redor do planeta pararem para assistir a cada episódio lançado – assim como aqui no Brasil. O programa pegou carona nas aventuras medievais de capa, espada e fantasia, renovada após o sucesso de ‘O Senhor dos Anéis’. O programa ainda misturava terror, intensa sexualidade (com muitas cenas de nudez) e violência gráfica, nua e crua. Traduzindo, é como ‘O Senhor dos Anéis” deveria ser de verdade, se não tivesse a censura recomendada para todo tipo de público.

‘Game of Thrones’ estreou em 2011 e ficou no ar pela HBO até 2019 (podendo ser conferido atualmente no cardápio da HBO Max). Enquanto ainda estava no ar já se falava sobre a possibilidade de outra série derivada de tal rico universo, baseado nos livros do autor George R.R. Martin. E este primeiro derivado quase saiu em 2019 mesmo, quando um episódio piloto foi gravado e finalizado, mas nunca exibido – e nem título recebeu. O que chama atenção no projeto é a presença da atriz duas vezes indicada ao Oscar Naomi Watts protagonizando no elenco. Será que algum dia veremos esse primeiro episódio?

O derivado que realmente foi ao ar, é claro, foi o sucesso absoluto de 2022, ‘House of the Dragon’, que se passa 200 anos antes de ‘Game of Thrones’ para contar a história da ascensão da casa Targaryen e seu reinado. ‘House of the Dragon’ se tornou um dos maiores sucessos do ano, mas é cedo para dizer se terá o mesmo impacto cultural de seu predecessor. O que podemos dizer é que ao que tudo indica não será o último derivado, já que spin-offs escritos por Carly Wray e Max Borenstein já estão em desenvolvimento.

That 70’s Show / That 90’s Show

Agora pulamos de séries épicas, que se aproximam a produções cinematográficas em escala, para uma boa e velha sitcom. Ou seja, o velho formato de série de comédia, de 20 minutinhos e com risadas gravadas e tudo. Aqui voltamos para a segunda metade dos anos 90, mas não para o novo programa e sim para a original ‘That 70’s Show’, cujo lançamento ocorreu em 1998 – com produção da Fox Television, aqui no Brasil exibido pelo canal Sony. A proposta, é claro, como todos que viveram esta estreia lembram bem, era voltar duas décadas no tempo para acompanhar as desventuras de um grupo de 6 adolescentes pelos anos 70. O programa revelou atores como Ashton Kutcher e Mila Kunis, por exemplo.

‘That 70’s Show’ foi criado por Mark Brazill, Bonnie e Terry Turner, e durou 8 temporadas até 2006. Enquanto ainda estava no ar em sua quarta temporada, os mesmos produtores visaram capitalizar em cima da bem-sucedida marca, criando a série ‘That 80’s Show’, obviamente passada nos queridos anos 80. Curiosamente, os anos 80 em 2002 (quando este programa foi lançado) não tinham a mesma relevância de hoje, talvez por ter acontecido a menos tempo, e ‘That 80’s Show’ não vingou, durando apenas uma temporada de 13 episódios. Fora isso, o novo programa não tinha qualquer ligação com o original, e mostrava outro grupo de jovens vivendo nos anos 80.

Não deixe de assistir:

Agora, no início deste 2023, a Netflix comprou a ideia e trouxe uma nova turminha para o universo de ‘That 70’s Show’, com ‘That 90’s Show’ – agora sim declaradamente um derivado. A trama gira em torno de Leia Forman (Callie Haverda), filha de Eric (Topher Grace) e Donna (Laura Prepon), e seus amigos, enquanto a menina passa as férias na casa dos avós Red (Kurtwood Smith) e Kitty (Debra Jo Rupp). Além disso voltam também Kelso (Ashton Kutcher), Jackie (Mila Kunis) e Fez (Wilmer Walderrama). Só Hyde não deu as caras porque o ator Danny Masterson está sendo acusado de estupro na vida real.

The Walking Dead

Poucos universos derivados são tão ricos quanto este baseado nos quadrinhos de Robert Kirkman sobre um mundo devastado, no qual os poucos humanos sobreviventes precisam se esgueirar e se proteger da ameaça de uma epidemia zumbi. De fato, a série ‘The Walking Dead’, lançada ainda em 2010, ajudou a popularizar as criaturas mortas-vivas, as tornando sensação na cultura pop, como nunca no passado. O fenômeno ‘Walking Dead’ é um dos programas mais longevos dos últimos anos, com nada menos que 11 temporadas, encerradas em 2022. É muito zumbi. Mas engana-se quem pensa que os mortos-vivos ficaram contidos apenas em uma série.

Cinco anos após a série de enorme sucesso, a original, era lançada ‘Fear the Walking Dead’. A proposta aqui era contar o início do apocalipse zumbi, de como tudo começou, já que em ‘The Walking Dead’, a situação já se inicia calamitosa. O primeiro derivado ainda está no ar exibindo episódios inéditos e inicia sua oitava temporada em maio deste ano. Em 2020, em meio à pandemia real, era lançado ‘The Walking Dead: Um Novo Universo’, considerado o primeiro flop da franquia, o foco dessa vez era nas crianças que foram a primeira geração nascida nesta nova realidade, como protagonistas. O segundo derivado durou apenas 2 temporadas com 20 episódios ao total. Ano passado foi a vez de ‘Tales of the Walking Dead’, 6 contos que formam uma antologia retratando histórias individuais de personagens novos e antigos deste universo. E já estão engatilhados os derivados de Rick e Michonne, e ‘The Walking Dead: Dead City’ para os próximos anos.

Supernatural / The Winchesters

Agora temos uma série que, embora tenha gerado apenas um único derivado, trata-se de um dos programas mais queridos por sua base de fãs e que igualmente demorou bastante para dizer adeus. De fato, até os atores pareciam estafados de trabalhar no programa, mas os fãs não os deixavam parar – afinal sucesso assim não se consegue todos os dias. Estamos falando de ‘Supernatural’, ou ‘Sobrenatural’, como ficou conhecido no Brasil o seriado sobre os irmãos Sam (Jared Padalecki) e Dean Winchester (Jensen Ackles), caçadores de monstros, assombrações e todo tipo de ameaça sobrenatural. O programa com produção da Warner Television estreou em 2005 e durou absurdas 15 temporadas, vindo a encerrar os trabalhos apenas em 2020. Mas e quem disse que os produtores estavam dispostos a abrir mão dessa verdadeira mina de ouro. Sendo assim, estreou ano passado ‘Os Winchester’, programa que prometeu não deixar os fãs órfãos por muito tempo – a abstinência durou apenas 2 anos. Nessa prequel, passada nos anos 70, conhecemos pela primeira vez o passado dos pais da dupla, John e Mary, vividos por Drake Rodger e Meg Donnelly.

Yellowstone

Agora chega a vez do drama western de enorme sucesso, criado pelo sempre ótimo roteirista e diretor Taylor Sheridan, responsável no cinema pelos textos de ‘Sicario: Terra de Ninguém’ (2015) e ‘A Qualquer Custo’ (2016), e a direção de ‘Terra Selvagem’ (2017). Na TV, além de ‘Yellowstone’, criou também os elogiados ‘Mayor of Kingstown’ e o recente ‘Tulsa King’ – além é claro dos derivados de ‘Yellowstone’. O programa estrelado por Kevin Costner é quase uma nova versão do clássico ‘Dallas’ (dos anos 70), atualizado para os novos tempos e mostrando uma família poderosa, desta vez de Montana, precisando lidar com os que querem usurpar suas terras. Esta é a primeira série da lista também que não trata de qualquer elemento de fantasia em sua trama, sendo a mais séria e dramática.

O seriado estreou em 2018 e atualmente se encontra na metade de sua quinta temporada. Tamanho sucesso, é claro, fez Sheridan coçar o dedo e escrever os derivados, mostrando o passado da poderosa família Dutton, muito tempo antes do patriarca John (Costner) ter nascido. O primeiro derivado foi ‘1883’, lançada em 2021, que pelo título entrega a data retratada, se enraizando ainda mais num verdadeiro faroeste, onde acompanhamos a viagem dos primeiros Dutton atravessando o país e se estabelecendo. Aqui, o protagonista é Sam Elliott, e trata-se de uma minissérie de 10 episódios. Depois veio ‘1923’, lançado em 2022, que também entrega o período de tempo em que se passa e acompanha uma nova safra de Duttons, lidando com os problemas de sua época. Este é estrelado por Harrison Ford e Helen Mirren.

Star Trek

Talvez uma das séries de maior prestígio e que mais derivados já lançou seja ‘Star Trek’, ou ‘Jornada nas Estrelas’ como era conhecida antes aqui no Brasil. Tudo começou em 1966, quando estreava o programa de ficção científica espacial criado por Gene Roddenberry, que marcaria para sempre o mundo do entretenimento e a cultura pop. Mas ao contrário do que muitos possam imaginar, o seriado original não durou muito, apenas três temporadas até 1969 – ficando mais famoso com suas inúmeras reprises. Dez anos depois do fim da série, a ideia era levada aos cinemas numa superprodução com ‘Jornada nas Estrelas – O Filme’, contando com o mesmo elenco original.

Nesta época, ‘Star Trek’ havia migrado satisfatoriamente da TV para o cinema, e emplacava nas telonas na década de 80 com três continuações até 1986. No ano seguinte, voltava à TV, mas com uma nova tripulação em ‘Jornada nas Estrelas: A Nova Geração’, que durou até 1994. Curiosamente, nos cinemas quem dominava era a tripulação original, que chegou a lançar mais dois filmes até 1991. Em 1994, com o fim de ‘A Nova Geração’ nas telinhas, o cinema também fez a transição da tripulação clássica para a nova no filme ‘Genarations’ (1994). Assim quem assumia também no cinema era Patrick Stewart e seu Picard. E eles seguiram nas telonas pelos anos 90, até 2002 com sua despedida após quatro filmes.

Enquanto isso, nas telinhas os fãs ganhavam ‘Jornada nas Estrelas: Deep Space Nine’ (1993-1999), ‘Jornada nas Estrelas: Voyager’ (1995-2001) e ‘Jornada nas Estrelas: Enterprise’ (2001-2005). Quatro anos depois, era a vez do reboot da tripulação original no cinema, com ‘Star Trek’ (2009), onde o título americano dominaria de vez. Seguiram as sequências na telona ‘Star Trek: Além da Escuridão’ (2013) e ‘Star Trek: Sem Fronteiras’ (2016). Voltamos pra TV, com a estreia de ‘Star Trek: Discovery’ (2017), com parceria da Netflix – que está no ar até hoje. Em 2020, foi a vez da volta de Picard em ‘Star Trek: Picard’ e ‘Star Trek: Strange New Worlds’ chegou ano passado. Ufa.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS