terça-feira, abril 23, 2024

Conheça os Crossover mais INUSITADOS da Cultura Pop

Projeto abandonado entregaria um dos encontros mais insanos do cinema

Logo após o lançamento de Anjos da Lei 2 foi ventilada a notícia de que a dupla de diretores Phil Lord e Chris Miller estaria planejando um crossover entre a franquia estrelada por Channing Tatum\Jonah Hill e as produções de Homens de Preto lideradas por Will Smith e Tommy Lee Jones.

Oficialmente, a ideia nunca chegou a ser posta em prática ou confirmada por qualquer uma das estrelas mencionadas anteriormente. Foi só em tempos recentes, durante uma participação no podcast Happy Sad Confused, que os cineastas concederam maiores detalhes sobre como seria a execução do projeto que jamais viu a luz do dia.

Ainda assim, o conceito inicial, por si só, já era completamente inusitado; o que não anula o principal objetivo de todo crossover, que é propor uma dinâmica incomum a duas franquias diferentes e entregar algo novo para os personagens da mesma. Certamente este não é o primeiro conceito de crossover incomum que já foi ventilado em Hollywood; dessa maneira seguem cinco exemplos de encontros que por mais que fossem estranhos viram a luz do dia.

5) Power Rangers e Tartarugas Ninjas

Indiscutivelmente um dos mais clássicos da lista, principalmente por envolver duas propriedades muito íntimas da geração dos anos 90. O encontro em questão ocorreu durante o episódio Shell Shocked, transmitido em fevereiro de 1998. O acontecimento se deu durante a geração Power Rangers in Space.

Um encontro emblemático

Na ocasião, a vilão Astroneta utiliza seus poderes para manipular a mente das Tartarugas Ninja, de modo que eles possam derrotar seus inimigos. O transe só termina quando as Tartarugas são atingidas por uma tempestade elétrica espacial, fazendo com que eles voltem a si e os Rangers possam leva-las de volta para a Terra.

4)  Abott & Costello com os monstros da Universal

Essa é bem antiga, provavelmente um dos primeiros exemplares de crossovers notáveis na história do cinema. Entre os anos 40 e 50, a dupla de comediantes Abott & Costello era uma das mais bem sucedidas quando o assunto era alcance de mídia, arrastando multidões para o rádio; televisão e, principalmente, cinema.

Acredite, esse crossover foi muito grande

Área essa que foi o palco de uma série de projetos curiosos envolvendo os comediantes e a, até então, famosa franquia da Universal envolvendo monstros da literatura. O primeiro encontro se deu em 1948, durante o filme Abbott e Costello Conhecem Frankenstein; uma obra em que ambos estrelaram com Bela Lugosi (reprisando seu famoso papel de Conde Drácula).

O sucesso da comédia provou desde cedo o interesse do público por encontros inusitados de propriedades diferentes, gerando assim uma série de continuações envolvendo ambos e outros monstros famosos como o Médico & o Monstro (1953); o Homem Invisível (1951) e a Múmia (1955).

Não deixe de assistir:

3) Monstros Clássicos da Universal

Uma das mais importantes da história do cinema e um dos casos mais antigos, em Hollywood, de uma franquia alcançando sucesso. Iniciada em 1931, com o filme Drácula (estrelado por Lugosi), a franquia seguiu um caminho bastante paciente nos anos seguintes, concedendo a cada monstro de seu plantel um filme solo.

Os filmes do monstro de Frankenstein se tonaram o “ponto de encontro” dos personagens

Isso até 1943, quando o primeiro crossover da propriedade aconteceu em Frankenstein conhece o Lobisomem; servindo assim de pontapé para encontros similares futuros como Casa de Frankenstein e os mencionados filmes de Abbott & Costello. O que torna esses crossovers, em específico, tão inusitados é muito mais a inovação que eles foram do que qualquer outra coisa.

2) Freddy vs Jason

Por muito tempo este projeto esteve, de fato, considerado; inclusive com direito a uma referência na envolvendo Freddy Krueger em uma cena pós crédito de Jason vai para o Inferno, em que sua icônica luva de garra aparece saindo do chão e arrastando a máscara do assassino para dentro do solo.

Ambos sendo símbolos do movimento slasher que tomou o gênero do terror nos anos 80, a ideia de um encontro entre as franquias poderia ser considerado inevitável; naquela época. Com certo atraso a ideia saiu do papel em 2002, trazendo uma premissa em que Freddy, preso no inferno, manipula Jason a voltar à vida e, por consequente, às matanças em Elm Street.

O encontro certo no momento errado

Dessa maneira, o terror gerado faria todos se questionarem se Freddy estava de volta e, assim, ele teria força o suficiente para voltar. Como dito, a ideia foi executada muito depois do auge do slasher, quando ambos os personagens já não tinham mais a relevância de antes. Inevitavelmente a recepção ao filme foi bastante insatisfatória.

1) Star Trek Generations

Sem dúvida nenhuma as aventuras da USS Enterprises, junto a sua tripulação, enquanto cumpre sua missão de desbravar a última fronteira, também conhecida como vastidão do espaço, é um dos grandes programas da televisão dos Estados Unidos em todos os tempos. Não só isso como também uma das propriedades de ficção científica mais importante e popular da história.

O primeiro exemplar da marca foi lançado em 1966, com o seriado Star Trek que trazia Leonard Nimoy, William Shatner principalmente nos icônicos papéis centrais do oficial Spock e Capitão Kirk respectivamente. O programa teve três temporadas e se encerrou em 1969; em seguida, ainda houve uma série animada com o mesmo elenco de personagens até que, em 1987, ela recebeu uma devida sequência live action intitulada Next Generations.

Por mais anticlimático que seja, parte desse encontro ainda arranca um sorriso dos Trekkers

Liderada pelo Capitão Jean-Luc Picard, interpretado por Patrick Stewart, a nova tripulação da Enterprise segue o mesmo objetivo da geração anterior, tendo que se adaptar a um período seguinte, no qual a dinâmica entre os planetas da Federação naturalmente mudou.

O que Star Trek Generations propõe é o encontro esperado entre o então grupo atual liderado por Picard e o antigo, liderado por Kirk, estes que recebem uma espécie de despedida definitiva. No papel, esse é um encontro completamente plausível e esperado; no entanto, o que o torna inusitado é a ausência de dois atores (por consequente personagens) essenciais que são Nimoy e DeForest Kelley, Spock e Dr. McCoy. A falta de ambos torna o filme, portanto, algo extremamente anticlimático.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS